Posso virar à direita mesmo com o semáforo fechado? Entenda quando isso é possível
A partir de abril de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou a permitir que veículos possam converter à direita em sinal vermelho em locais específicos devidamente sinalizados. Essa medida visa otimizar o fluxo do trânsito, mas é importante ressaltar que a conversão deve ser realizada com cautela, já que o semáforo também tem como objetivo garantir a segurança dos pedestres.

De acordo com Carlos Augusto Elias, especialista em educação para o trânsito e responsável pelo canal Manual do Trânsito, a conversão à direita em sinal vermelho só é permitida se a sinalização do local permitir. É de extrema importância que os motoristas tenham atenção aos pedestres que possam estar presentes na região.
Algumas cidades brasileiras já tinham realizado testes com essa sinalização antes mesmo da aprovação da nova lei, como foi o caso de Curitiba. No entanto, a Superintendência de Trânsito (Setran) retirou a sinalização por conta do aumento no número de acidentes. Para implementar essa medida em outros locais, é necessário realizar estudos que comprovem sua viabilidade.
Com informações do Portal do Trânsito, no Brasil, a conversão à direita em sinal vermelho só é permitida quando há placa indicando autorização. Já em países como os Estados Unidos, é permitido realizar essa conversão desde que não haja placa proibindo.
Países europeus, os Estados Unidos, a Austrália e o Japão possuem uma preocupação elevada com a segurança dos pedestres. Para garantir a segurança desses indivíduos, é fundamental seguir a hierarquia das vias e reduzir a velocidade em cruzamentos destinados a pedestres. Em algumas regiões das cidades europeias, o tráfego de veículos está sendo banido para que os pedestres e ciclistas possam caminhar ou pedalar com mais segurança. O Brasil ainda está caminhando nessa direção para garantir um trânsito mais seguro.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
							 
							 
							 
							