Pesquisa recente revela que poucas pessoas pechincham para comprar carros, pelo menos nesse país
Segundo pesquisa realizada pela plataforma online de venda de veículos CarGurus, apenas 29% dos compradores de carros no Reino Unido tentam negociar o preço. No entanto, aqueles que negociam conseguem economizar em média £896 ($1.116), o que representa uma economia média de 11% do valor total do carro. A pesquisa ainda apontou que os compradores de carros usados são mais propensos a iniciar uma negociação em comparação com aqueles que compram diretamente das concessionárias.
Dentre os compradores que negociaram, os mais bem-sucedidos em reduzir o preço foram os jovens entre 18 e 24 anos, que economizaram em média £1.730 ($2.154), seguidos pelos maiores de 56 anos, que conseguiram reduzir o preço em uma média de £1.023 ($1.274). O grupo etário menos eficaz na negociação foi o dos compradores entre 45-54 anos, que economizaram apenas £753 ($937).
A pesquisa também revelou que compradores do Nordeste da Inglaterra tiveram mais sucesso nas negociações, economizando em média £1.395 ($1.737), enquanto os compradores galeses tiveram as menores economias, com um valor de £723 ($900).

Apesar disso, a maioria dos entrevistados (53%) achou desconfortável a negociação, sendo que 16% não queriam ofender o vendedor, 15% não sabiam como negociar e 9% consideraram rude negociar. Entre os que conseguiram negociar com sucesso, 40% declararam que compararam preços de modelos semelhantes online, enquanto 25% não estavam dispostos a ceder em relação ao quanto queriam pagar. Além disso, 18% levaram outra pessoa para ajudar na negociação e 16% ensaiaram a conversa mentalmente antes.
Embora algumas concessionárias não reduzam o preço, a negociação vale a pena porque os clientes podem obter outros incentivos para completar uma compra. Por exemplo, 26% dos compradores receberam uma garantia estendida, 21% um período de serviço gratuito e 20% um desconto em extras como bancos de couro.
Para aqueles que desejam negociar seu próximo acordo, a preparação é vital. É importante pesquisar o veículo de interesse, encontrar outras listagens comparáveis e verificar se é possível trocar o carro atual. Além disso, é recomendado certificar-se de que o plano financeiro é justo caso opte por ele. Outra dica importante é não se apressar para fechar um acordo e ler sempre a letra miúda do contrato. E não tenha medo de desistir – isso pode até levar os vendedores a aceitarem sua oferta em um último esforço.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!