10 principais motores que impulsionaram a inovação da BMW
A introdução desses motores BMW teve impactos únicos na indústria automobilística. Com a tecnologia avançada e a eficiência aprimorada desses motores, houve um aumento na demanda por carros equipados com eles.
Além disso, a concorrência entre as montadoras foi intensificada, pois outras empresas tiveram que se esforçar para acompanhar a inovação tecnológica da BMW. Isso levou a uma melhoria geral na qualidade dos carros produzidos, beneficiando os consumidores. Conheça aqui 10 principais motores que impulsionaram a inovação da BMW!
Guia do Conteúdo
Os principais motores que impulsionaram a inovação da BMW!
A introdução desses motores também contribuiu para a redução das emissões de poluentes e para a sustentabilidade ambiental, uma vez que a BMW investiu em tecnologias mais limpas e eficientes para seus motores.

O motor é frequentemente visto como o principal componente de um automóvel, e com razão. Nos primeiros dias da descoberta e produção automotiva, alguns fabricantes de automóveis apenas se preocupavam com a produção do trem de força e do chassi, deixando o trabalho de carroceria para empresas terceiras.
Embora essa prática tenha diminuído drasticamente, isso apenas mostra a importância do motor na produção de carros. Afinal, é ele quem fornece a energia necessária para que o veículo possa se mover e cumprir sua função principal. Veja abaixo os 10 principais motores que impulsionaram a inovação da BMW!
OHV V8
Inovação: o primeiro motor de liga de alumínio V8 produzido em massa do mundo.
| Montadora | BMW |
| Anos | 1954 – 1962 |
| Configuração | V8 |
| Deslocamento | 2.6 litros, 3.2 litros |
| Poder | 100 – 160 cv |
| Torque | 17 – 20 kgfm |
| Combustível | Gasolina |
| Aplicações Notáveis | BMW 502, BMW 503, BMW 507, |
Após a invenção do motor V8 em 1902, ele foi estritamente utilizado em aeronaves. No entanto, em 1914, a Cadillac L-head V8 tornou-se o primeiro motor V8 a ser utilizado em um carro e, em 1949, a BMW decidiu que era hora de construir o seu próprio.
O processo de desenvolvimento do V8 da BMW levou cinco anos, e a montadora alemã apresentou seu primeiro motor V8, o OVH V8, em 1954, que foi utilizado para alimentar o modelo 502.
Inovação do OHV V8
O motor OHV V8 foi introduzido como um motor de 2,6 litros no BMW 502. Notavelmente, com uma potência de saída de 100 cavalos, o OHV V8 ajudou o 502 a se tornar o sedan de passageiros mais rápido da Alemanha em sua época. Dito isso, a característica mais inovadora do motor foi a construção em alumínio do bloco e da cabeça, tornando-o o primeiro motor V8 de liga de alumínio produzido em massa no mundo.
M88
Inovação: o primeiro verdadeiro motor de alto desempenho da BMW.
| Montadora | BMW |
| Anos | 1978 – 1989 |
| Configuração | Inline-6 |
| Deslocamento | 3.5 litros (3453 cc) |
| Poder | 277 – 286 cv |
| Torque | 33,5 kgfm |
| Combustível | Gasolina |
| Aplicações Notáveis | BMW M1, E24 M635CSi, E28 M5 |
O motor M88 é um dos motores mais bem-sucedidos da BMW até hoje. Lançado em 1978, o M88 é um motor de seis cilindros em linha, 24 válvulas, DOHC, aspiração natural, e foi altamente reverenciado por sua potência, suavidade e confiabilidade. Além disso, o M88 foi o primeiro motor da BMW a apresentar duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC).
Inovação do M88
O motor M88 apresenta um sistema de lubrificação por cárter seco para melhorar a confiabilidade, tornando-se um dos primeiros motores de produção a utilizar esse sistema. Além disso, o uso do M88 em modelos de desempenho da BMW, como o M1, torna o M88 o primeiro verdadeiro motor de alta performance da marca, e é por isso que o BMW M1 é tão valioso nos dias de hoje.
N54
Inovação: entre os primeiros motores produzidos em massa com injeção direta de combustível e turbocompressores duplos.
| Montadora | BMW |
| Anos | 2006 a 2016 |
| Configuração | Straight-6 |
| Deslocamento | 3.0 litros (181.8 cu in) |
| Poder | 306 – 340 cv |
| Torque | 332 – 369 lb-ft |
| Combustível | Gasoline |
| Aplicações Notáveis | 1 Series M Coupe (E82), Z4 sDrive35is (E89) |
O motor N54 é um vencedor de múltiplos prêmios e é composto por um seis cilindros em linha com turbocompressor duplo. Ele estreou em 2006, alimentando o modelo 335i da linha 3 series da BMW.
A BMW baseou o design do N54 no motor M52, mas o bloco do motor foi fabricado com alumínio para melhor dissipação de calor e outros benefícios. Desde seu lançamento, o N54 tem sido amplamente elogiado por sua potência e desempenho excepcionais.
Inovação do N54
O motor N54 foi um motor de seis cilindros em linha turboalimentado que ofereceu desempenho e eficiência impressionantes. Foi um dos primeiros motores produzidos em massa a apresentar injeção direta de combustível e dois turbocompressores.
Ao contrário de um sistema de injeção de coletor onde o combustível é injetado no coletor, a injeção direta de combustível envia o combustível diretamente para a câmara de combustão para maior eficiência e redução de emissões.
N55
Inovação: Primeira aplicação do sistema Valvetronic em um motor turboalimentado.
| Montadora | BMW |
| Anos | 2009 – 2016 |
| Configuração | Inline-6 |
| Deslocamento | 3.0 litros |
| Poder | 306 – 340 cv |
| Torque | 46 – 51 kgfm |
| Combustível | Gasolina |
| Aplicações Notáveis | 335i (F30/F31), X3 xDrive35i (F25), X6 xDrive35i (F16) |
O Sistema Valvetronic, desenvolvido pela BMW, é um sistema de levantamento de válvulas variável implantado com o VANOS para uma emenda infinita do tempo e da duração da válvula de admissão.

Quando utilizado em motores, o sistema Valvetronic reduz as emissões, enquanto aumenta a economia de combustível do motor.
Inovação do N55
Construído como uma substituição para o N54, a BMW introduziu o N55 em 2009, tornando-se o primeiro motor turboalimentado a apresentar um sistema Valvetronic. Além disso, o sistema Valvetronic ajuda a oferecer uma resposta do acelerador aprimorada e um torque em baixas rotações, entre outros benefícios.
M42
Inovação: BMW usa pela primeira vez DOHC e quatro válvulas por cilindro.
| Montadora | BMW |
| Anos | 1989 – 1996 |
| Configuração | Inline-4 |
| Deslocamento | 1.8 litros |
| Poder | 134 – 140 hp |
| Torque | 17.5 – 18.3 kgfm |
| Combustível | Gasolina |
| Aplicações Notáveis | E30 318is, Z3 1.8i |
Introduzido em 1989, o M42 é um motor de quatro cilindros de duplo comando de válvulas (DOHC) avançado. Assim como outros motores da época, a BMW construiu o M42 com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio. Com quatro válvulas por cilindro e sendo um motor DOHC, o M42 recebe um bom fluxo de ar em altas rotações para uma ótima saída de potência.
Inovação do M42
O M42 foi a primeira vez que a BMW produziu em massa um motor DOHC. Ele oferecia um desempenho impressionante e os entusiastas de carros adoram o motor por seu grande potencial de ajuste de mercado de reposição. Além do trem de força DOHC, o modelo também apresenta levantadores de válvulas hidráulicos e uma corrente de sincronização.
M10
Inovação: primeiro carro turboalimentado europeu produzido em massa.
| Montadora | BMW |
| Anos | 1962 – 1991 |
| Configuração | Inline-4 |
| Deslocamento | 1.5 litros |
| Poder | 114 – 136 cv |
| Torque | 12.7 – 14.5 kgfm |
| Combustível | Gasolina |
| Aplicações Notáveis | 1602, 2002, 318i |
Para motores que possuem correntes de sincronização, essas correntes são um componente muito importante de como esses motores funcionam.
A corrente de sincronização conecta o eixo de comando de válvulas e o eixo de manivela, controlando a abertura e fechamento das válvulas. Mas, como isso se relaciona com o M10? Projetado pelo engenheiro e piloto de corrida Baron Alex von Falkenhausen, o M10 é um motor inline-4 SOHC que possui uma corrente de sincronização, entre outros componentes.
Inovação do M10
O M10 foi o primeiro motor de seis cilindros em linha da BMW, produzido entre 1962 e 1980, com componentes de liga de alumínio para redução de peso. É considerado um dos motores mais avançados de sua época, consolidando a BMW como marca de luxo e desempenho.
Foi também o motor do primeiro carro europeu com turbo, o BMW 2002 Turbo. Por isso, todo colecionador de carros respeitável precisa de um BMW 2002 Turbo.
i8 Hybrid Powertrain
Inovação: primeiro trem de força híbrido com motor elétrico e motor turboalimentado de três cilindros.
| Montadora | BMW |
| Anos | 2014 – 2020 |
| Configuração | 3 cilindros |
| Deslocamento | 1.5 liters |
| Poder | 369 cv |
| Torque | 58 kgfm |
| Combustível | Gasolina/Bateria |
| Aplicações Notáveis | i8 |
No Salão Internacional do Automóvel de 2013, na Alemanha, a BMW apresentou a versão de produção do BMW i8, um futuro clássico que você pode comprar hoje por menos de $75.000 (R$ 370 mil). Seu design, criado por Benoit Jacob, era muito semelhante ao do carro conceito BMW M1 Homage.

Embora o carro apresente vários componentes empolgantes, como display heads-up, câmera de ré e portas asa de gaivota, o trem de força híbrido é, no entanto, a sua característica mais avançada.
Inovação do i8 Hybrid Powertrain
O inovador powertrain híbrido do BMW i8 foi desenvolvido pela GKN Automotive, e inclui um motor a gasolina turbo de três cilindros de 1,5 litros e um motor elétrico, resultando em uma potência combinada de 369 cavalos. Combinando eficiência e desempenho através da combinação do motor a gasolina e do motor elétrico, o powertrain híbrido do i8 é amplamente considerado o mais inovador do mercado.
M50
Inovação: Entre os primeiros motores de produção a usar VVT.
| Montadora | BMW |
| Anos | 1990 – 1996 |
| Configuração | Inline-6 |
| Deslocamento | 2.5 liters |
| Poder | 192 cv |
| Torque | 29 kgfm |
| Combustível | Gasolina |
| Aplicações Notáveis | E34 520i, E36 320i |
Produzido em várias cilindradas, o M50 alimentou vários modelos da BMW dos anos 90 até 2000, e um de seus componentes únicos é o sistema de sincronização variável de válvulas (VVT). Um processo que controla o tempo do evento de elevação das válvulas, o VVT ajuda um motor de combustão interna a alcançar uma melhor economia de combustível e desempenho geral.
Inovação do M50
Destaca-se que o motor M50 foi o primeiro motor da BMW produzido com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro. Além disso, foi um dos motores que pioneiramente usou o sistema de controle de tempo de abertura das válvulas (VVT), enquanto também apresenta ajuste hidráulico da folga das válvulas para um processo automatizado de ajuste da folga.
M21
Inovação: o primeiro motor a diesel de produção em massa da BMW, equipado com o carro a diesel de produção em série mais rápido do mundo em 1983!
| Montadora | BMW |
| Anos | 1975 – 1991 |
| Configuração | Inline-6 |
| Deslocamento | 2.4 litrosq |
| Poder | 115 – 143 cv |
| Torque | 24 – 30 kgfm |
| Combustível | Diesel |
| Aplicações Notáveis | E28 524td, E30 324td, E34 524td |
O motor M21 tinha uma cilindrada de 2,4 litros e foi inicialmente instalado no sedã BMW 524td em 1983. Foi o primeiro carro de passageiros com motor diesel turboalimentado produzido em série. O M21 foi um sucesso imediato e ajudou a BMW a se estabelecer como líder no mercado de motores diesel de alta qualidade.
Nos anos seguintes, a BMW continuou a aprimorar o motor diesel M21, lançando variantes com maior potência e torque. Em 1985, o M21 foi atualizado para incluir um sistema de injeção direta de combustível, aumentando ainda mais sua eficiência e desempenho.
Inovação do M21
Em 1983, a BMW apresentou ao mundo o E28 524td. Equipado com o motor M21, o E28 524td oferecia uma potência de 115 cavalos e uma velocidade máxima de 176 km/h, tornando-se o carro diesel mais rápido do mundo na época. Disponível em versões aspiradas e turboalimentadas, o M21 era um motor bastante confiável e eficiente em termos de consumo de combustível.
M70
Inovação: o primeiro motor V12 do pós-guerra da Alemanha para veículos de passageiros.
| Montadora | BMW |
| Anos | 1987 – 1996 |
| Configuração | V12 |
| Deslocamento | 5.0 litros |
| Poder | 295 – 335 cv |
| Torque | 46 – 51 kgfm |
| Combustível | Gasolina |
| Aplicações Notáveis | 750iL |
Produzir os veículos de 12 cilindros mais rápidos não é uma tarefa fácil.

No entanto, a BMW tentou entrar nesse segmento no final dos anos 80. Com um design semelhante ao do motor M20 de seis cilindros, a BMW produziu o M70, um motor V12 naturalmente aspirado de 1987 a 1996.
Inovação do M70
Com o bloco do motor e cabeçote construídos em alumínio, o peso do M70 é consideravelmente reduzido. Destaca-se que o M70 é o primeiro motor V12 produzido pela BMW e também o primeiro motor V12 pós-guerra da Alemanha para carros de passeio.
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