Projeto de lei quer o retorno de carros populares à Diesel. Veja como!

Proibidos desde 1976 via projeto ministerial, carros movidos à óleo Diesel podem voltar à serem produzidos e vendidos como carros populares se depender da ideia central do Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Heitor Freire (União-CE).

De acordo com o texto do PL 567/2022 apresentado pelo deputado, o regulamento (MIC 346) feito pelo Ministério da Indústria e Comércio fazia sentido quando foi feito, mas 46 anos depois, perdeu completamente o sentido.

Em seu perfil oficial no Twitter o deputado afirma:

“Protocolei o PL 567/2022 para autorizar a fabricação e comercialização de carros populares com motores a diesel. O Brasil é o único país do mundo que ainda proíbe. Um capricho do mercado automotivo que prejudica unicamente o acesso do cidadão comum a um combustível mais barato”.

Em entrevista o deputado afirma que o projeto era viável na época que foi feito, porém, com o aumento das tecnologias e mudanças em toda a estrutura dos veículos, a proibição passa a ser obsoleta.

“É claro que em 1976 a realidade era outra. Em razão do primeiro choque do petróleo em 1973, assim como a importação de quase 80% do petróleo consumido em território nacional, a opção escolhida foi pela proibição de motores movidos a óleo diesel em veículos leves, optando-se pela gasolina e pelo etanol para esses automóveis. Além disso, os motores a diesel existentes até então se mostravam pouco eficientes quando adotados em carros de passeio, elevando a emissão de gases tóxicos e poluentes nas cidades”, comentou.

Guia do Conteúdo

Economia e Alternativas

Veículos à Diesel
Veículo leve sendo abastecido com Diesel pode virar realidade. Foto: reprodução.

O deputado afirma que conforme o preço do combustível foi aumentando chegando a preços impraticáveis o consumidor pode e tem direito de poder contar com mais uma alternativa para escolha de qual combustível quer comprar.

Realizando uma conta rápida, o deputado afirmou que carros movidos à óleo Diesel podem alcançar médias de 20 km/L, modelos similares não atingem nem metade de tal média.

“Além disso, essa maior eficiência torna os carros a diesel com maior durabilidade e com manutenções de custo mais baixo, tornando-os uma opção mais vantajosa a longo prazo”, concluiu, confiante em ver o PL, em processo de tramitação, ser votado e aprovado no futuro.

Veja todas as novidades, lançamentos e noticias do mundo dos motores acessando o Agora Motor seu site preferido para conteúdo automotivo.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Leaf 2026 vira SUV e promete autonomia de 600 km

O Nissan Leaf está prestes a renascer de forma surpreendente. O modelo, que foi um…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Compass tem desconto gigante, mas há um detalhe que muda tudo

O Jeep Compass 2026 continua em destaque nas concessionárias brasileiras da Stellantis neste mês de…

Gabriel Schmoller
Notícias CAOA Chery já oferece desconto no Tiggo 7 Sport 2026: SUV fica por menos de R$131 mil

A CAOA Chery confirmou que o Tiggo 7 Sport 2026 permanece disponível para vendas diretas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário