Projeto de Lei na Câmara dos Deputados quer incentivar Carros Elétricos Brasileiros

Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados pode impulsionar a produção de carros elétricos no Brasil. A proposta visa incentivar a fabricação de baterias de lítio nacionais para uso em veículos elétricos particulares e de transporte público. O Brasil é um dos maiores detentores mundiais de lítio, com 8,7% das reservas, porém, processa apenas 1,7% da demanda global.

A Companhia Brasileira de Lítio alega que o país possui a tecnologia necessária para ampliar a escala de produção. O investimento em infraestrutura, como a instalação de pontos de recarga e o incentivo à mão de obra qualificada, é essencial para garantir o sucesso do projeto.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que, com regras semelhantes às europeias, os carros elétricos representarão 65% dos veículos produzidos no Brasil em 2035, enquanto os veículos pesados, como ônibus e caminhões, alcançarão 32%. A proposta do deputado Jilmar Tatto (PT-SP) é incentivar o aumento da frota de ônibus elétricos nas grandes cidades.

Projeto de Lei na Câmara dos Deputados quer incentivar Carros Elétricos Brasileiros
Projeto de Lei na Câmara dos Deputados quer incentivar Carros Elétricos Brasileiros

Durante as discussões na Câmara dos Deputados, também foi mencionada a exploração do lítio existente no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) destinada aos municípios com jazidas. Além disso, foram discutidas possíveis políticas públicas para incentivar o aproveitamento do minério.

De acordo com o deputado Paulo Guedes (PT-MG), o lítio é de interesse estratégico de diversos países e sua demanda só aumentará nos próximos anos. Portanto, é necessário criar estímulos para a exploração do minério e para a produção das baterias necessárias para os carros elétricos em território nacional.

O incentivo à fabricação nacional de baterias de lítio é fundamental para reduzir a dependência externa e impulsionar o mercado nacional de carros elétricos, que está em constante crescimento. A adoção dessa medida pode acelerar a transição energética e reduzir significativamente a emissão de gases poluentes no país.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Novo Arrizo 8 surpreende com mudanças e pode alterar planos no Brasil

O novo Chery Arrizo 8 voltou a ganhar destaque após a revelação das imagens oficiais…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário