Essa foi a quantidade de veículos eletrificados vendidos no Brasil em 2022
Conforme apresentado pela ABVE a quantidade de modelos eletrificados cresceu impressionantes 41% em comparação com o ano de 2021, isto falando do acumulado total, os carros destrincharam no marketplace brasileiro. Confira mais sobre a seguir!
O mercado brasileiro em 2022 registrou um marco importante para o segmento automobilístico, principalmente quando falamos de veículos eletrificados, pois a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) registrou um aumento de 41% (Crescimento) de vendas de carro eletrificados, em 2022, quando comparado com o ano de 2021.
No geral foram negociados 49.245 unidades eletrificadas no Brasil em 2022, sendo que dezembro foi responsável por 5.587 unidades eletrificadas comercializadas, o segundo melhor mês da série histórica da ABVE.

Confira o Corolla Cross 2023
A frota de veículos eletrificados no Brasil chegou a alcançar 126.504 veículos, incluindo os modelos comerciais leves (HEV, os PHEV (híbridos plug-in) e os totalmente elétricos BEV. Um destaque é o de que a ABVE teve um recorde de veículos 100% elétricos, no caso foram comercializados 8.460 unidades, representando 17% do total eletrificados emplacados em 2022.
Adalberto Maluf, presidente da ABVE, afirma o seguinte “Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículos convencionais.”
Confira a opinião da VW sobre os elétricos
Quando falamos dos modelos HEV, quem liderou o processo de vendas foi o Toyota Corolla Cross e o Toyota Corolla, seguem com 30.439 unidades comercializadas, representando um total de 62% de participação. O mercado encerrou o ano com 128 opções diferentes de veículos eletrificados, em diferentes configurações e faixas de preços.
O Presidente da ABVE, Adalberto Maluf em um analise fala sobre o futuro “Temos a grande oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos no Brasil, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão”.
E sobre isso podemos destacar que apenas a japonesa Toyota, produz um modelo com mecânica híbrida flex no Brasil. Neste ano a GWM e a CAOA Chery devem iniciar a fabricação de seus modelos híbridos no Brasil, e até 2025 diversas montadoras podem estar iniciando os seus trabalhos por aqui.
E aí o que você achou destes números apresentados pela ABVE? Deixe a sua opinião e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, tabela FIPE e muito mais em um só lugar.
