Você sabe quantos pneus são vendidos por ano no Brasil? Veja projeção para 2023
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) divulgou suas projeções para o setor de pneus em 2023.
Segundo as previsões, as vendas totais de pneus devem aumentar 2%, resultando na comercialização de 57,6 milhões de unidades. No entanto, o cenário econômico deve ser instável, com quedas nas vendas de veículos e equipamentos novos, bem como na safra agrícola. Isso deve afetar diretamente os segmentos de comerciais leves, agrícola e carga, sugerindo quedas respectivas de 3,3%, 9,7% e 6,5%.

O presidente executivo da ANIP, Klaus Curt Müller, destacou que “teremos mais um ano desafiador” no setor, mas espera-se um leve crescimento nas vendas nacionais de pneus. As vendas totais dos pneus comerciais leves devem cair em relação ao ano anterior, passando de 8,54 milhões em 2022 para 8,27 milhões neste ano. O mesmo se aplica aos pneus agrícolas: em 2022 foram comercializadas 896 mil unidades e a previsão é que em 2023 sejam vendidas apenas 809 mil unidades.
No setor das cargas, as vendas encerraram o ano passado com a comercialização de 7,48 milhões de unidades. Já as projeções para este ano indicam uma queda em relação ao ano anterior: são esperadas apenas a venda de cerca de 6,99 milhões, representando uma queda de 6,5% nas vendas.
Guia do Conteúdo
Projeção de vendas por segmento
Comerciais leves: As vendas devem cair de 8,54 milhões em 2022 para 8,27 milhões em 2023, representando uma queda de 3,3%.
Agrícola: Em 2022 foram comercializadas 896 mil unidades e a previsão é que em 2023 sejam vendidas apenas 809 mil unidades, representando uma queda de 9,7% nas vendas.
Carga: As vendas encerraram o ano passado com a comercialização de 7,48 milhões de unidades. Já as projeções para este ano indicam uma queda em relação ao ano anterior: são esperadas apenas a venda de cerca de 6,99 milhões de pneus, representando uma queda de 6,5% nas vendas.
A ANIP é uma entidade que representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, compreendendo 11 empresas e 21 fábricas. O setor emprega diretamente mais de 29,5 mil pessoas e cerca de 848,8 mil pessoas indiretamente. Desde 1999, a ANIP trabalha no Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, em parceria com a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.050 pontos de coleta distribuídos por todo o país.
A ANIP está empenhada em manter seus esforços para a realização do Programa Nacional e Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, visando à preservação ambiental e à sustentabilidade do setor, apesar do cenário desafiador para o setor de pneus em 2023.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!