Novos radares de velocidade vão fiscalizar antes e depois de onde está instalado
Muitas cidades brasileiras estão implementando uma nova tecnologia de radares capaz de fiscalizar a velocidade dos veículos. Desde o final de 2019, graças ao uso da tecnologia Doppler, os novos radares conseguem medir a velocidade até 50 metros depois da passagem pelo radar, permitindo autuações caso o veículo ultrapasse a velocidade permitida durante a aceleração. Além disso, os novos radares também são capazes de detectar outras infrações, como conversões irregulares, mudanças de faixa não permitidas, paradas sobre a faixa de pedestres e até mesmo o uso do celular pelo condutor.
Curitiba é uma das capitais brasileiras que já utiliza essa nova tecnologia em relação à fiscalização de velocidade, mas a fiscalização ocorre em apenas um ponto, como acontecia na tecnologia anterior. Apesar disso, outros municípios já adotaram essa tecnologia nos últimos anos e tem se tornado uma tendência nacional.

Para aumentar a eficiência da fiscalização e garantir a segurança no trânsito, é fundamental que os motoristas respeitem o limite máximo de velocidade e as regras de trânsito em geral. Muitos motoristas desconhecem que é proibido cruzar as faixas contínuas pintadas na pista, mesmo quando separam faixas de mesmo sentido. As faixas circulares servem para delimitar e organizar as conversões dentro das faixas permitidas.
Guia do Conteúdo
Herick Dal Gobbo esclarece dúvidas sobre a tecnologia
Em entrevista, Herick Dal Gobbo, coordenador da Unidade de Monitoramento por Dispositivos Eletrônicos da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, esclarece dúvidas sobre a nova tecnologia de radares. Segundo ele, a tecnologia Doppler permite que o radar fiscalize a velocidade dos veículos antes e depois do equipamento, aumentando a eficiência da fiscalização e garantindo a segurança no trânsito.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!