A Ram 1500 2025 puxa reboque como um campeão, confira!

RAM 1500 2025.
RAM 1500 2025.

A Ram 1500 pode não ter a maior capacidade de reboque, mas oferece uma das melhores experiências de reboque entre as caminhonetes leves de tamanho completo com motor a gasolina.

A Ram 1500 atualizada de 2025 reboca com autoridade graças à alta potência e torque, sua suspensão niveladora automática e a capacidade de integrar seus sistemas de segurança com reboques. Mas nem tudo são flores, pois pode ter os piores engates de corrente de segurança em uma caminhonete, o motor consome bastante combustível e falta alguns recursos tecnológicos bacanas que a concorrência tem.

Ironicamente, a capacidade máxima de reboque da Ram 1500 atualizada de 2025 caiu para 11.580 libras em relação às 12.750 libras do modelo anterior. As capacidades máximas de carga útil se mantiveram em 2.300 libras. Como referência, o rei da capacidade de reboque no segmento é o Ford F-150, com uma capacidade de até 13.500 libras.

Meu modelo de teste Tungsten de alto nível tinha um motor twin-turbo de 3.0 litros de seis cilindros em linha com alta potência, que alcança até 28 psi de pressão de sobrealimentação. Isso resulta em 540 cavalos de potência e 521 lb-ft de torque. Os números mostram que isso é 145 cavalos de potência e 110 lb-ft de torque a mais do que o antigo motor V-8. Até logo, Felicia.

Isso significa que esta caminhonete não se importa se você está rebocando 5.000 libras de barco e reboque. Ultrapassar 70 mph não é um problema. Pise fundo no acelerador em velocidades de estrada e a caminhonete avança mesmo com o reboque enganchado na traseira. A única outra caminhonete leve com motor a gasolina que se comportou assim foi a Ford F-150 Limited 2019-2020, que tinha o motor V-6 twin-turbo de alta potência de 3.5 litros do Raptor sob o capô. Mas com 450 cavalos de potência e 510 lb-ft de torque, ela tinha menos potência em comparação com esta Ram, por uma margem considerável.

RAM 1500 2025 ganha versão híbrida com 1.100 km de autonomia!
A nova Ram 1500 Ramcharger – Fonte/Reprodução: Ram.

A Ram tem tanta potência e o acelerador é tão sensível que você precisa ter cuidado. Barcos podem deslizar para trás em um reboque se forem puxados rapidamente para frente, correndo o risco de danos. Felizmente, o modo de reboque recalibra os pontos de troca de marcha e o mapeamento do acelerador para acalmar as coisas. Segurança em primeiro lugar.

Com 5.000 libras de barco e reboque enganchados na traseira, o motor turbo de seis cilindros em média fez 9,3 mpg ao longo de 144 milhas de reboque. Eu fiz uma média de cerca de 9,5 mpg com o mesmo barco e o motor Hemi V-8 de 5.7 litros. A Ram 1600 ganhou muita potência sem perder eficiência. O referido motor turbo de seis cilindros em média fez 8,1 mpg no F-150 Limited com o mesmo barco e na mesma rota. O Toyota Tundra com um trem de força híbrido de motor twin-turbo de seis cilindros em linha fez em média 9,4 mpg. Mas o motor V-8 de 6.2 litros da GM faz pouco mais de 12 mpg, embora tenha menos potência. Com potência e sobrealimentação vem a sede.

Assim que abaixei o reboque sobre a bola e enganchei-o, ouvi o compressor de ar da caminhonete entrar em funcionamento. Ele inflou a suspensão a ar traseira para nivelar automaticamente a carga. Muito bom. A suspensão a ar nas quatro rodas (uma opção disponível nas versões de acabamento intermediário da Ram e padrão nas versões superiores) reagiu instantaneamente à carga. Aqui não há afundamento na traseira. Nenhuma outra caminhonete de tamanho completo oferece suspensão a ar nas quatro rodas. A Toyota tem suspensão a ar na traseira para nivelamento automático, enquanto a Ford contorna esse problema com molas de lâmina traseiras mais rígidas que dão uma inclinação à caminhonete quando ela está vazia.

Isso é dizer de maneira educada. Os engates de corrente de segurança na entrada da Ram 1500 são, de longe, os mais difíceis de engatar em qualquer caminhonete de tamanho completo. As correntes se engatam na caminhonete por meio de um conjunto de engate totalmente fechado com aberturas na parte de fora e inferior. É difícil ver onde você está passando os ganchos, e o ângulo reto de aço estampado que os ganchos precisam contornar é grande. Nunca vi nada igual. Esse design levou a problemas de compatibilidade com os ganchos do freio de emergência de dois reboques diferentes que eu tentei. A Ram deveria simplesmente copiar o que a Ford colocou na última Super Duty, com aberturas grandes e planas, fáceis de ver e engatar.

Rapidamente. A maioria das caminhonetes atuais pode integrar o sistema de monitoramento de ponto cego com um reboque. O sistema da Ford exige que o motorista insira o comprimento do reboque. O sistema da Toyota no Tundra faz a varredura do reboque e depois leva em conta o comprimento adicionado. Mas nunca vi um sistema reagir tão rapidamente como o da Ram 1500. Após engatar o reboque e a poucos metros de começar a andar para frente, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas acendeu e me informou que um reboque de 20 pés tinha sido contabilizado e integrado ao sistema de monitoramento de ponto cego. O barco tem 20,6 pés de comprimento. Impressionante, Ram.

A falta de um medidor de pressão de sobrealimentação na Ram é inaceitável. Tanto o F-150 quanto o Tundra têm medidores de pressão de sobrealimentação. Uma caminhonete com motor turbo deve mostrar quanto impulso está gerando ao rebocar ou transportar carga. A GMC Sierra oferece uma visualização da câmera que olha para o lado do reboque ao fazer uma curva. Ela ativa as câmeras dos retrovisores laterais quando a seta é acionada. Muito útil. A Ram tem câmeras nos retrovisores, mas não faz isso. Com um toque de botão, o Ford F-150 agora pode dar ré por si só e colocar o engate diretamente sob o reboque para ser engatado. Essa é outra sacada legal que a Ram não tem. No entanto, observe que se alguém precisa desses recursos tecnológicos para rebocar, provavelmente não deveria estar rebocando. Eles são apenas um bom complemento.

A Ram 1500 de 2025 com a qual fiz o reboque era um modelo Tungsten. Ela está no topo da lista das caminhonetes de luxo e é a Mercedes-Benz Classe S das caminhonetes. O preço condizente é de $90.505 no teste, incluindo a taxa de entrega de $1.995. A palavra valor não se aplica aqui, mas isso não muda o fato de que seria a chave da caminhonete que eu pegaria quando fosse rebocar um barco de 5.000 libras.

Mecânica: motor twin-turbo de 540 hp de 3.0 litros, seis cilindros em linha, transmissão automática de 8 velocidades, tração nas quatro rodas em tempo integral

Consumo de combustível EPA: 15/21/17 mpg

Os prós: Muita potência, suspensão a ar útil, tecnologia de segurança integrada aos reboques.

RAM 1500 2025 Painel.
Interior apresenta novidades na RAM 1500 2025.

Os contras: Consumo elevado de combustível, engates de corrente de segurança mal projetados, falta de alguns recursos tecnológicos dos concorrentes.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Descubra Descontos da Ram Imperdíveis para CNPJ

R A picape Ram Rampage chegou para conquistar o coração dos brasileiros, com uma proposta…

Gabriel Schmoller
RAM RAM 3500 2025: Motor, Consumo, Preço e Ficha Técnica

A RAM 3500 2025 é a mais recente adição à renomada linha de caminhonetes da…

Ivan Gustavo Willemann
RAM RAM 2500 2025: Motor, Consumo, Preço e Ficha Técnica!

A RAM 2500 2025 é a mais recente adição à icônica linha de caminhões pesados…

Ivan Gustavo Willemann
RAM RAM Classic 2025: Motor, Consumo, Design e Ficha Técnica!

O RAM Classic 2025 é um dispositivo inovador que combina o estilo retrô com a…

Ivan Gustavo Willemann
RAM RAM 1500 2025: Motor, Consumo, Preço e Ficha Técnica

A RAM 1500 2025 representa uma evolução significativa no segmento de picapes, combinando potência, tecnologia…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário