RAM 1500 poderia ser melhor em 1 área
O modelo de caminhão Ram 1500 tem sido um dos mais bem avaliados pelos críticos, mas precisa melhorar em uma área específica até 2023 para ser considerado perfeito. De acordo com a avaliação da Edmunds, cinco das oito categorias avaliadas no caminhão receberam a mesma pontuação: desempenho, conforto, tecnologia e segmentos extras receberam 8,5 pontos de um total de 10 pontos possíveis. A economia de combustível recebeu uma pontuação de 8 e a capacidade de reboque teve uma pontuação de 9, deixando o caminhão com uma pontuação geral de 8,4.
Segundo a U.S News, o caminhão tem sido um dos modelos mais bem avaliados do site há cerca de uma década, mostrando sua qualidade na construção. O site relata que isso se deve ao nível de conforto oferecido pelo veículo tanto para dirigir quanto para andar e pelos recursos luxuosos que possui para um utilitário.
No entanto, a categoria “Valor” recebeu apenas 7,5 pontos dos possíveis 10 na avaliação da Edmunds, sendo a categoria com menor classificação. A razão dada foi a experiência a longo prazo ao dirigir o caminhão. Inicialmente os revisores sentiram que o caminhão era de qualidade premium por causa do excelente desempenho e recursos luxuosos. Porém, com o tempo, o caminhão começou a apresentar problemas em algumas peças.

Guia do Conteúdo
Problemas na categoria “Valor” e economia de combustível
A equipe de teste acabou gastando quase US$ 500 em problemas que não foram cobertos por nenhuma garantia. Isso ocorreu na substituição dos dois pneus danificados (em um período de uma semana) onde o reparo não pôde ser realizado. O site até observa que outros proprietários do mesmo modelo do caminhão possuído pelos revisores tiveram mais problemas, tornando-o um pouco menos confiável.
Outro problema apontado pelos revisores foi a economia de combustível. Com diferentes opções de motores, a classificação mais alta que se pode obter será na faixa dos 20 km/l para classificações combinadas. O caminhão testado pelos revisores do site conseguiu cerca de 24 km/l no geral, o que é menor do que a maioria dos concorrentes.
Mesmo com esses problemas, o Ram 1500 ainda tem pontos positivos, como sua capacidade para reboque e armazenamento. A maioria das configurações oferece uma capacidade para reboque de pelo menos 11.000 libras e algumas podem chegar a mais de 12.000 libras quando equipadas adequadamente. Além disso, há capacidades de armazenamento: espaço para transporte na caçamba, caixas de armazenamento com trava RamBox (opcional) e uma tampa traseira que pode abrir para os lados ou para baixo (também opcional). No interior, há ainda mais espaço de armazenamento. O console central pode ser configurado e pode conter muitos itens menores. É possível solicitar mais espaços de armazenamento escolhendo caixas sob os bancos traseiros ou dentro dos próprios bancos.
Outros recursos impressionantes incluem seu sistema de suspensão traseira suave, uma tela opcional de 12 polegadas, bancos traseiros reclináveis e muito espaço para as pernas e cabeça do motorista e passageiros. Apesar da categoria “valor” ser a única onde o caminhão não obteve pontuação alta, ele ainda obteve altas classificações em muitas das outras categorias avaliadas.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
