RAM 3500 2025: Motor, Consumo, Preço e Ficha Técnica

A RAM 3500 2025 é a mais recente adição à renomada linha de caminhonetes da marca, trazendo avanços significativos em desempenho, conforto e tecnologia. Projetada para enfrentar as tarefas mais exigentes com facilidade, a RAM 3500 2025 combina um motor robusto, capacidade de carga impressionante e um sistema de suspensão aprimorado para garantir um desempenho superior tanto em condições off-road quanto em estradas asfaltadas.
Guia do Conteúdo
Segurança
RAM 3500 2025 estabelece novos padrões em segurança, proporcionando uma série de recursos avançados para proteger os ocupantes e facilitar a condução. O sistema de permanência na faixa de rodagem atua de forma proativa, oferecendo alertas visuais e sonoros e aplicando um leve torque no volante para evitar mudanças de faixa não intencionais. Para maior conforto em viagens longas, o controle de cruzeiro adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do veículo, mantendo uma distância segura do carro à frente e adaptando-se às condições do tráfego.
A segurança é ainda mais aprimorada com o alerta de colisão frontal com frenagem, que utiliza sensores e câmeras para identificar obstáculos e veículos à frente, acionando frenagem automática quando necessário, mesmo se o motorista não reagir a tempo. O sistema de monitoramento de ponto cego contribui para uma visão mais completa ao detectar veículos que se encontram nas áreas ocultas dos espelhos laterais, alertando o condutor sobre possíveis perigos.
Os espelhos retrovisores da RAM 3500 são projetados para maximizar a visibilidade, oferecendo recursos como rebatimento elétrico, antiembaçante e iluminação LED de alta performance, além de opções de ajuste que facilitam a visibilidade ao rebocar grandes cargas. Para manobras com trailers, a versão Limited Longhorn da RAM 3500 inclui um controle de ré do trailer semiautônomo, permitindo um gerenciamento mais preciso e conveniente durante a reversão com grandes reboques.
Preço
O preço da RAM 3500 2025 é um preço apropriado e justo pelo que a picape entrega, saindo por volta de R$ 503.990,40 nas concessionárias.

Design
O design da RAM 3500 2025 é uma verdadeira obra de engenharia e estética, projetada para impressionar tanto em termos de funcionalidade quanto de estilo. A frente do veículo é destacada pelos faróis Full LED direcional, que incorporam o sistema AFS (Adaptive Front-lighting System). Esse sistema avança a visibilidade noturna ao ajustar automaticamente a direção das lâmpadas conforme o movimento do volante, proporcionando uma iluminação mais eficaz nas curvas e aumentando a segurança durante a condução noturna.
No interior, a RAM 3500 2025 se distingue pela sua elegância e sofisticação. A cabine é revestida com madeira de carvalho autêntica e couro Natura Plus, criando um ambiente luxuoso e confortável. Cada detalhe, desde os bancos até os painéis e o console central, exala um senso de qualidade superior e exclusividade.
A pintura da RAM 3500 Limited Longhorn Edition é outro destaque notável. Com a opção de pintura Two-Tone, o veículo apresenta um visual impressionante com uma combinação da metálica Marrom Walnut e o sofisticado branco pérola, substituindo o tradicional cromado por um acabamento mais moderno e atraente.
Além disso, a ambientação interna é aprimorada pelas cinco luzes de LED âmbar no teto da cabine, que não só iluminam o espaço de forma eficiente, mas também contribuem para um ambiente interno acolhedor e elegante.
Capacidade de Carga
A RAM 3500 2025 se destaca nas atividades de carregar peso e com atividades de serviço, podendo carregar até 1 tonelada e 494 kg na caçamba, sendo um peso alto para as picapes em geral.
Tecnologias
A RAM 3500 2025 é equipada com uma impressionante gama de tecnologias que elevam o padrão de conforto, conveniência e segurança para uma experiência de condução superior.
O coração tecnológico do veículo é a central multimídia de 12 polegadas, que opera com a quinta geração do sistema Uconnect. Esta avançada interface oferece compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay via conexão sem fio, facilitando a integração com smartphones e permitindo o acesso a aplicativos e recursos diretamente na tela. Além disso, o sistema inclui navegação embarcada, a capacidade de conectar até dois smartphones simultaneamente e opções de personalização da tela para atender às preferências individuais do motorista.
O sistema de som premium da Harman/Kardon® é outro destaque tecnológico da RAM 3500 2025. Com 16 alto-falantes, um subwoofer de 10 polegadas e uma amplificação multicanal de 750 watts, a experiência sonora é de alta fidelidade, proporcionando um áudio de qualidade excepcional em cada viagem.
Manobrar a picape nunca foi tão fácil, graças ao sistema de câmeras 360º e de caçamba. Este sistema oferece uma visão panorâmica ao redor do veículo, ajudando o motorista a evitar obstáculos e facilitar manobras em espaços apertados, além de fornecer uma visão clara da área da caçamba.

A versão Limited Longhorn da RAM 3500 2025 inclui um estribo lateral elétrico exclusivo, que retrai e expande automaticamente ao abrir e fechar as portas, e pode ser controlado através da central multimídia. Este recurso não só aumenta a conveniência ao entrar e sair do veículo, mas também adiciona um toque de sofisticação ao design.
O retrovisor digital foi aprimorado para proporcionar uma visão ainda mais clara e completa. Agora, é possível projetar uma imagem em tempo real composta pelas câmeras laterais do veículo e uma câmera auxiliar posicionada no trailer (opcional), eliminando pontos cegos e oferecendo uma visão desobstruída, essencial para a segurança durante o reboque.
Equipamentos em Geral
| Central multimídia Uconnect 5 | Grade ativa do radiador |
| Grupo de proteção | Grade dianteira cromada com escrita “RAM” |
| Grupo de utilidades da caçamba | Iluminação ambiente em LED |
| Grupo tecnologico para reboque | Inversor de 400W |
| Model Year 22 | Janela traseira com comando elétrico |
| Sistema de monitoramento de ponto cego | Janelas dianteiras e parabrisa acústico |
| Sobretapetes em borracha | Lâmpadas auxiliares de estacionamento nos espelhos retrovisores exteriores |
| Abertura remota da tampa traseira | Lanternas em LED |
| Airbags dianteiros de múltiplo estágio, laterais dianteiros e de cortina frontal e traseiro | Limitador de troca de marchas |
| Alarme de segurança | Limpadores do parabrisa com intermitência |
| Alças de auxílio para acesso ao veículo | Linha guia para engate do reboque |
| Alerta do cinto de segurança do motorista e passageiro dianteiro | Luzes de emergência (ESS – Emergency Stop Signal) |
| Alternador de 220 AMP | Luzes de leitura em LED |
| Antena do tipo tubarão | Maçaneta da tampa traseira com iluminação LED |
| Apoia cabeça da 1ª e 2ª fileira de bancos ajustável (04 e 02 direções, respectivamente) | Maçanetas externas na cor do veículo e com detalhes cromados |
| Ar-condicionado automático de duas zonas | Moldura das caixas de roda na cor do veículo |
| Assentos dianteiros com aquecimento e ventilação | Moldura dos faróis cromada |
| Assistente de partida em rampa (Start Assist) | Motor 6.7L de 06 cilindros em linha Cummins Turbodiesel |
| Badge “Cummins” nos paralamas | Navegação embarcada |
| Badge “RAM” nas portas dianteiras | Páginas Off-Road |
| Badge “3500” no capô | Painéis de porta revestidos em couro e com acabamento imitando madeira |
| Badges “LARAMIE”, “RAM” e “4X4” na tampa da caçamba | Painel de Instrumentos com Tela Colorida TFT de 7″ |
| Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis | Parachoques dianteiro e traseiro cromados |
| Bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos (08 direções e 02 direções para lombar) | Parasóis motorista e passageiro com espelho e iluminação |
| Caçamba com revestimento especial e iluminação em LED | Partida assistida, por botão (Keyless Go) e remota |
| Câmera de caçamba na terceira luz de freio | Pedais com ajustes elétricos |
| Central de informações do veículo (Computador de bordo) | Porta copos em espuma nos painéis de porta |
| Chave presencial (Keyless Entry) | Porta luvas duplo, iluminado e inferior com chave |
| Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura | Porta objetos plano e dobrável no assoalho da segunda fileira de bancos |
| Coluna de direção com regulagem de altura | Porta revista nos bancos dianteiros |
| Comando de áudio no volante | Porta-objetos sob o assoalho da segunda fileira de bancos |
| Comando de voz integrado com Bluetooth | Proteção da caixa de transferência |
| Compartimentos Rambox® nas laterais da caçamba | Retrovisor interno eletrocrômico |
| Comutação automática dos faróis | Revestimento interno das caixas de roda dianteira e traseira |
| Console central modular com 05 saídas USB (02 de carregamento rápido – do tipo C), apoia braço com porta objetos revestidos, porta copos dianteiro ajustável e traseiro fixo e saídas de ar traseiras | Roda com logo central |
| Controle de cruzeiro | Roda sobressalente de dimensões normais |
| Controle de estabilidade e frenagem do reboque | Rodado traseiro simples |
| Controle eletrônico de estabilidade e de tração | Rodas de liga leve de 18″ e pneus de uso misto 275/70 |
| Controle eletrônico de mitigação da rolagem da carroceria | Saídas de ar frontal e traseira |
| Controle eletrônico de seleção da tração | Sensor crepuscular e de chuva |
| Controle eletrônico do freio do reboque | Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro |
| Degrau retrátil de acesso à caçamba | Sistema de áudio Alpine de 10 alto-falantes com subwoofer |
| Detector de ponto cego e de tráfego traseiro | Sistema de câmera 360° |
| Diferencial traseiro antideslizante | Sistema de cancelamento de ruídos ativo |
| Direção hidráulica | Sistema de fixação para assento infantil |
| Display de monitoramento da pressão dos pneus | Sistema de multimídia Uconnect de 12″ com tela sensível ao toque, Apple Carplay e Android Auto com conexão sem fio |
| Duas baterias de 730 amp | Sistema de tratamento dos gases de exaustão com Arla 32 |
| Duas memórias de posição do banco do motorista, espelhos retrovisores exteriores e pedais | Sobretapetes de borracha frontal e traseiro |
| Espelhos retrovisores exteriores cromados com aquecimento, indicadores de direção, luzes de cortesia, rebatimento elétrico, auxiliares para reboque e ajustáveis eletricamente | Soleira das portas em aço escovado |
| Estribo lateral cromado roda a roda | Tacógrafo digital |
| Faróis de neblina em LED | Tampa traseira com fechadura elétrica e sistema de amortecimento |
| Faróis Full LED com luz de rodagem diurna | Tomada de 12V na parte superior do painel de instrumentos |
| Filtro de ar cabine do tipo N95 | Tomadas de 115V no interior do console central e para 2ª fileira de bancos |
| Freios a disco nas 4 rodas com ABS | Tomadas elétricas para reboque de 07 e 12 polos |
| Função Diesel Exhaust Brake | Transmissão automática de 06 velocidades |
| Função Tow/Hall | Vidros dianteiros elétricos com função 01 toque (sobe e desce) |
| Ganchos dianteiros para reboque | Volante revestido em couro e com aquecimento |
Coração da RAM
A RAM 3500 2025 oferece um desempenho excepcional com seu motor Cummins® Turbodiesel de 6.7 litros, que gera 377 cavalos de potência e 1.150 Nm de torque. A transmissão automática de 6 velocidades proporciona uma condução suave e silenciosa, enquanto a tração 4×4 permite escolher entre 3 modos para enfrentar diferentes condições de terreno. O sistema Gear Limit oferece controle adicional ao permitir que o motorista defina a marcha máxima, garantindo força ideal quando necessário.
Consumo
A RAM 3500 2025 oferece uma economia de combustível que varia de 5,1 km/l a 7,6 km/l. Com um tanque cheio, a caminhonete tem uma autonomia de até 597 km em condições exigentes e até 889 km em condições mais favoráveis.

Conforto
A RAM 3500 2025 oferece um interior luxuoso com revestimentos em madeira e couro, além de bancos confortáveis com ajustes elétricos. A central multimídia de 12 polegadas proporciona uma experiência intuitiva e conectividade avançada, enquanto recursos como controle de clima e iluminação interna contribuem para um ambiente agradável e refinado.
Ficha Técnica
Veja a seguir os dados técnicos sobre a picape, podendo conhecer um pouco melhor e entender suas capacidades e dimensões, além de servir como uma forma de comparação com outros modelos da sua escolha:
| Valor | A partir de R$ 503.990,40 |
| Propulsão | Combustão |
| Alimentação | Diesel |
| Seguro estipulado | R$ 22.000 + |
| Garantia | 3 anos, podendo ser expandida |
| Estilo | Picape |
| Porte | Grande |
| Espaço | 5 lugares |
| Portas | 4 |
| Geração | 5ª |
Motorização
| Potência | 377 cv a 2800 rpm |
| Torque | 117,3 kgf.m 1700 rpm |
| Motor | Cummins 6.7L Turbodiesel |
| Cilindros | 6 cilindros em linha |
| Válvulas | 24 |
| Cilindradas | 6690 cc |
| Diâmetro x curso | 107 x 124 mm |
| Alimentação | Injeção direta |
| Aspiração | Turbocompressor |
| Velocidade máxima | 160 km/h |
Transmissão
| Câmbio | Automático |
| Marchas | 6 |
| Tração | Integral temporária |
| Acoplamento | Conversor de torque |
Dimensão
| Altura | 2039 milímetros |
| Comprimento | 6066 milímetros |
| Largura | 2120 milímetros |
| Entre eixos | 3785milímetros |
| Bitola dianteira | 1745 milímetros |
| Bitola traseira | 1729 milímetros |
| Capacidade da caçamba | 1280 litros |
| Peso | 3600 kg |
Suspensão
| Dianteira | Eixo rígido com mola helicoidal |
| Traseira | Eixo rígido com feixe de molas semielípticas |
Freios
| Dianteiro | Disco ventilado |
| Traseiro | Disco sólido |
Direção
| Assistência | Eletro-hidráulica |
| Diâmetro de giro | 15,8 m |
Pneus
| Dianteiro | 275/70 |
| Altura do flanco | 193 mm |
| Traseiro | 275/70 |
| Altura do flanco | 193 mm |
| Aro | 18 polegadas (45,72 centímetros) |
FAQ
Quais são as opções de motorização disponíveis para a RAM 3500 2025?
A RAM 3500 2025 vem equipada com o motor Cummins® Turbodiesel de 6.7 litros, oferecendo 377 cavalos de potência e 1.150 Nm de torque.
Qual é a eficiência de combustível da RAM 3500 2025?
O consumo varia entre 5,1 km/l e 7,6 km/l, com uma autonomia de até 597 km em condições exigentes e até 889 km em condições mais favoráveis.
Como funciona o sistema de tração 4×4 da RAM 3500 2025?
O sistema de tração 4×4 oferece três modos de operação: 4X2 para condições normais, 4X4 High para terrenos difíceis e 4X4 Low para situações de baixa aderência.
O que é o Gear Limit e como ele ajuda na condução?
O Gear Limit permite que o motorista defina até qual marcha o veículo deve operar, garantindo força máxima quando necessário, como durante o reboque de cargas pesadas ou em terrenos acidentados.
Quais são os recursos de tecnologia disponíveis na RAM 3500 2025?
A caminhonete conta com uma central multimídia de 12 polegadas com sistema Uconnect, que inclui Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de navegação embarcada. Também possui um sistema de som Harman/Kardon® com 16 alto-falantes e um subwoofer de 10 polegadas.
A RAM 3500 2025 possui sistema de câmeras?
Sim, ela vem equipada com câmeras 360º que oferecem uma visão panorâmica ao redor do veículo, facilitando manobras e aumentando a segurança. Também possui uma câmera de caçamba.
