Ram TRX vai voltar? Nova superpicape da Ram pode surpreender em 2026

Durante anos, a Ram construiu sua reputação com veículos robustos, ousados e de desempenho marcante. O Ram TRX, uma verdadeira joia da engenharia automotiva, sintetizou essa filosofia com perfeição. Mas em 2023, o anúncio de que o modelo 2024 seria o último a trazer sob o capô o motor Hellcat supercharged soou como um balde de água fria para os entusiastas. O TRX Final Edition simbolizou o adeus de uma era de brutalidade mecânica, numa decisão que parecia definitiva.

A transição para motores mais eficientes, como o 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, parecia uma tentativa pragmática de adequação às exigências ambientais e regulatórias. Contudo, bastou um ano para que esse cenário começasse a ser repensado internamente. E é exatamente essa reavaliação que reacendeu as expectativas: o TRX pode estar prestes a voltar — e com mais força do que nunca.

Ram TRX azul parada na diagonal.
Foto: Divulgação | Ram TRX.

Novo comando

A chegada de Tim Kuniskis ao comando da Ram e da SRT trouxe um novo sopro de otimismo aos amantes da linha Hellcat. Nome histórico dentro da Stellantis, Kuniskis foi responsável por lançar e popularizar a linha de motores de alto desempenho que marcaram uma geração de veículos Dodge. Seu retorno, em 2024, após uma breve aposentadoria, coincidiu com mudanças estratégicas profundas no grupo.

O executivo assumiu posições-chave dentro da reorganização da Stellantis, tornando-se peça central na redefinição do futuro da Ram e da Street and Racing Technology. A expectativa é que, sob sua liderança, a SRT recupere seu protagonismo e volte a oferecer produtos com apelo visceral — e é aí que entra o novo TRX, que pode estrear essa fase como seu embaixador mais potente.

Fontes internas falam

De acordo com informações obtidas pelo portal MoparInsiders, fontes próximas ao desenvolvimento afirmam que a produção de um novo TRX está programada para iniciar no final de janeiro de 2026. Isso colocaria sua chegada ao mercado norte-americano por volta da primavera, entre março e abril. O modelo, embora produzido ainda em 2026, pode ser lançado oficialmente como ano-modelo 2027, dependendo do cronograma interno da empresa.

Embora a Ram ainda não tenha feito nenhum anúncio oficial, o sigilo em torno do projeto alimenta especulações. Tudo indica que o novo TRX será mais do que uma simples atualização. Trata-se de uma nova geração com proposta evoluída, inspirada no 1500 RHO lançado em 2025, mas com um salto de desempenho que o colocará novamente entre os veículos mais potentes do mundo em sua categoria.

A base do RHO

O Ram 1500 RHO, apresentado como sucessor natural da versão TRX, assumiu temporariamente o papel de destaque na linha de picapes esportivas da marca. Equipado com o motor Hurricane 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, o modelo entrega 540 cavalos, potência suficiente para rivalizar com adversários como o Ford Raptor tradicional.

No entanto, mesmo com seu desempenho expressivo, o RHO carece do impacto simbólico do TRX. O novo modelo, portanto, deve adotar parte da engenharia do RHO, mas com uma proposta claramente mais radical. Isso inclui possíveis alterações na estrutura, reforços na suspensão, melhorias no sistema de tração e, claro, um novo coração mecânico que recoloque a Ram no topo do segmento de performance off-road.

I

Um novo V8?

A saída do CEO Carlos Tavares, a Stellantis começou a flexibilizar sua política de transição energética. Se antes a missão era eliminar completamente os motores V8, agora a estratégia foca em uma convivência entre eletrificação e soluções tradicionais, especialmente em modelos de nicho. Essa reavaliação abriu as portas para que a Ram reconsiderasse o uso do motor V8 Hemi.

Para o Ram 1500 convencional, o retorno do V8 5.7 já foi confirmado para o modelo 2026. Com isso, não é difícil imaginar que o novo TRX resgatará — ou até superará — o lendário V8 6.2 supercharged que marcou seu auge. Caso utilize uma versão atualizada do motor Redeye, o TRX poderá ultrapassar os 750 cavalos e competir diretamente com o Ford Raptor R, que atualmente entrega 720 cv.

Concorrência feroz

O mercado de picapes de alto desempenho vive um momento de acirrada competitividade. A Ford continua investindo pesado na linha Raptor, enquanto marcas como Chevrolet e GMC exploram nichos de off-road e esportividade com modelos como o Silverado ZR2 e o Hummer EV. A presença de um novo TRX, ainda mais potente, coloca a Ram novamente no centro da disputa.

Vale lembrar que o TRX original já era um dos veículos mais potentes e desejados da categoria. Seu retorno poderá impulsionar a presença da Ram nos mercados mais exigentes dos EUA e do Canadá, onde picapes superesportivas têm enorme apelo. Com o reforço da marca SRT, o TRX pode ganhar um posicionamento ainda mais exclusivo, como símbolo máximo da engenharia americana voltada ao desempenho.

Preço elevado

Se o desempenho do novo TRX vai atingir níveis superiores, seu preço também seguirá essa curva ascendente. Em 2024, o modelo já partia de US$ 96.340. Dado o cenário inflacionário, somado ao desenvolvimento de um novo motor e à maior sofisticação do conjunto, especialistas projetam um valor inicial superior a US$ 100 mil.

É possível, porém, que a Ram opte por oferecer diferentes versões do TRX. Uma configuração básica, com foco no desempenho mecânico e menos recursos tecnológicos, poderia manter o modelo dentro de uma faixa mais acessível. Já as versões topo de linha, com pacotes visuais, de conforto e conectividade, devem se posicionar facilmente acima dos US$ 120 mil.

Impacto na SRT

O retorno do TRX coincide com o relançamento da divisão SRT como um núcleo dedicado ao desempenho dentro da Stellantis. Com a presença de Kuniskis, a expectativa é que a SRT recupere o protagonismo que teve nos anos 2010, quando se tornou sinônimo de potência desenfreada. A nova fase deve ser mais estratégica, combinando tradição e inovação.

O TRX pode ser o primeiro passo desse renascimento. Um lançamento bem-sucedido abrirá caminho para outros projetos, incluindo possíveis variantes esportivas de SUVs da Jeep ou até de modelos elétricos com foco em aceleração. A SRT, sob nova direção, promete resgatar sua essência, agora com olhos voltados para um mercado mais diversificado e desafiador.

Expectativa crescente

Faltando poucos meses para o que parece ser o anúncio oficial, os fãs do TRX acompanham atentamente cada movimento da Ram. A retomada do V8, o avanço da SRT e os sinais deixados em vídeos e eventos sugerem que o relançamento não é questão de “se”, mas de “quando”. E esse “quando” parece estar muito próximo.

Traseira da Ram TRX.
Foto: Divulgação | Ram TRX.

Caso se concretize, o novo TRX tem tudo para reescrever sua própria história. Mais potente, mais refinado e mais simbólico do que nunca, ele poderá não apenas dominar o segmento, mas também servir como ponto de virada na estratégia da Stellantis para seus veículos de alto desempenho.

Quer saber mais?

Fique ligado aqui para acompanhar todas as novidades do setor automotivo. Se você curte picapes, motores V8, lançamentos ousados e os bastidores das grandes marcas, não deixe de comentar o que espera do novo TRX. Sua opinião é essencial para continuarmos trazendo conteúdos relevantes. Compartilhe, discuta e acompanhe nosso site para estar por dentro dos próximos capítulos dessa história que promete estremecer o mercado.

Leia também: Estes 5 carros têm os seguros mais baratos e surpreendem em 2025

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Descubra 6 carros usados com start-stop que economizam combustível

O sistema start-stop tem se tornado cada vez mais comum em carros usados, oferecendo economia…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda WR-V 2025 surpreende com porte maior e preço competitivo

Após quatro anos fora das concessionárias, o Honda WR-V está de volta completamente reformulado. A…

Gabriel Schmoller
Notícias Desconto brutal de até R$ 43 mil: Ford revela novos preços da Ranger

Em outubro de 2025, a Ford lançou uma campanha especial para pessoas jurídicas (CNPJ) e…

Gabriel Schmoller
Notícias Última chance: Jeep Renegade 2026 tem R$ 17 mil de desconto e juro zero

A Jeep está apostando forte para impulsionar as vendas do Renegade 2026, e o momento…

Gabriel Schmoller
Notícias SUV Boreal é aposta da Renault em segmento muito disputado

Foi reservado ao Brasil a estreia do SUV médio-compacto Boreal, modelo que a Renault marca…

Fernando Calmon
Deixe seu comentário