Veja a posição do Brasil em conceituado ranking de infraestrutura para carros elétricos

Os carros elétricos se popularizaram no mundo todo praticamente, porém a infraestrutura é um componente que deveria ter avançado simultaneamente com a evolução deste veículo, porém este é um fato que não respondeu também como imaginado pelos gurus da eletricidade. Entenda mais a seguir na notícia!

Atualmente o Brasil está posicionado como o 20ª país com melhor infraestrutura para carros elétricos, sendo que faz pouco tempo que recebemos o primeiro posto de recarga de veículos eletrificados, mostrando assim uma disparidade entre a infraestrutura e o crescimento de venda e produção dos modelos.

Foto de um posto eletrificado
Foto: Divulgação.

Primeiro eletro posto 100% elétrico inaugurado em SP!

O segmento e a infraestrutura permanecem como uma exceção à regra da indústria automotiva mundial, já que ela está em um momento delicado que agrupa diversos desafios, tanto político quanto econômico, e a Roland Berger divulgou novos dados em sua Terceira análise da “EV Charging” mostrando a realidade de crescimento e qualidade de infraestrutura por uma ótica mais técnica.

Em geral o estudo apresentado mostra que as vendas de carros elétricos tem avançado em quase todas as regiões do mundo, e o desenvolvimento da infraestrutura para carregamento também. A terceira edição do EV Charging, apontou os 30 principais mercados eletrificados do mundo, que representam 93% do total das vendas globais de eletrificados.

Foto do ranking global de infraestrutura de elétricos
Foto: Divulgação.

O ranking da infraestrutura tem como líder a China que apresenta a melhor nota (pontuação 81), e fora ela a dominação de países com notas superiores a >60 fica para os países do velho continente que ultimamente sofrem com a falta de energia, sofrendo uma leve estagnada na evolução deste tipo de serviço, a energia elétrica subiu 103% de dezembro de 2021 até junho de 2022, e isso fez com que os consumidores locais mudassem um pouco sua ótica sobre a eletrificação.

O ranking pontua 30 mercados com as melhores infraestruturas, onde  são pontuados de 0 a 100, países com menos de 20 pontos ficam com a cor cinza, países de 20 a 39,9 ficam com a cor azul claro, já de 40 a 49,9 ficam com a cor azul sólido e de 50 a 59,9 ficam com a cor azul forte seguindo então para >60 onde ficam os países da cor amarela. Conforme foto apresentada logo acima. Confira a lista logo abaixo!

RankingPaísesPontuação
1 ºChina81 Pts.
2 ºAlemanha71 Pts.
3 ºHolanda69 Pts.
4 ºEUA68 Pts.
5 ºReino Unido 66 Pts.
6 ºFrança65 Pts.
7 ºNoruega63 Pts.
8 ºSuécia60 Pts.
9 ºItália57 Pts.
10 ºCoréia do Sul57 Pts.
11 ºEspanha56 Pts.
12 ºPortugal55 Pts.
13 ºÍndia48 Pts.
14 ºSingapura48 Pts.
15 ºCanadá47 Pts.
16 ºSuíça45 Pts.
17 ºJapão43 Pts.
18 ºBélgica41 Pts.
19 ºRomênia40 Pts.
20 ºBrasil39 Pts.
21 ºIsrael36 Pts.
22 ºTurquia 35 Pts.
23 ºQuatar35 Pts.
24 ºHungria34 Pts.
25 ºTailândia34 Pts.
26 ºIndonésia30 Pts.
27 ºMalásia29 Pts.
28 ºVietnã26 Pts.
29 ºEmirados Árabes Unidos26 Pts.
30 ºArábia Saudita16 Pts.
Informativo sobre o ranking dos 30 países com melhor infraestrutura do mundo!

No Brasil o mercado de eletrificado está se popularizando cada vez mais, ainda mais depois do Bump de 2022 que jogou este mercado para cima com um crescimento evidente que foi repleto de marcações históricas e quebras de recordes. Além disso tivemos a inauguração do primeiro posto 100% elétrico para abastecimento, além de diversas StartUp começarem suas empresas por aqui, além do interesse mundial no nosso mercado.

Tércio Ribas Torres, já tinha comentado em um artigo para o senado federal no dia 08/07/2022, “

A cena ainda é rara no Brasil, mas promete se tornar cada vez mais comum nos próximos anos. A eletrificação veicular, há muito defendida como essencial para reduzir o impacto ambiental do uso de combustíveis fósseis, mostra-se agora ainda mais necessária por uma contingência econômica: a crise provocada pela alta dos preços do petróleo no país e no mundo. Além de garantir mais sustentabilidade ao transporte (contendo a emissão de gases de efeito estufa, por exemplo), a adoção do novo modelo reduziria a dependência do petróleo, motivo de preocupação mundial”.

A citação acima retirada de um artigo do Senado Federal, mostra que a visão eletrificada no Brasil é real, pois as palavras citadas no mês de julho, acabaram se concretizando até o final do ano, mesmo que apenas uma pequena porcentagem de toda sua magnificência que pode ser a plena funcionalidade da eletrificação.

E aí o que você achou desta edição feita pela Roland Berger? Deixe a sua opinião sobre logo abaixo e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico, veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Cinco carros clássicos que voltam para agitar o mercado brasileiro

Carros icônicos do passado estão de volta ao mercado brasileiro, combinando nostalgia e tecnologia moderna….

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs até 100 mil que surpreendem: os melhores modelos pelo preço certo

O mercado de SUVs até 100 mil vem crescendo rapidamente, atraindo motoristas que buscam conforto,…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário