Risco de incêndio faz a Volkswagen anunciar recall para mais de 100mil unidades
O grupo detentor da marca Volkswagen anunciou recentemente que terá de realizar recall e mais de 100 mil veículos em todo o mundo. Esta medida visa evitar incêndios inesperados em alguns modelos elétricos da marca.
Cerca de 42.300 proprietários de Passat, Golf, Tiguan e Arteon em todo o mundo serão notificados. O recall da Audi afeta 24.400 veículos, enquanto as marcas Seat e Skoda também são afetadas pelo recall.
Guia do Conteúdo
Problema dos veículos Volkswagen

Veículos que conectam motores de combustão tradicionais a acionamentos elétricos sendo carregados em tomadas correm risco de incêndio devido ao isolamento insuficiente de baterias de alta tensão, acrescentou o porta-voz na quinta-feira.
O recall será feito de forma agendada e os proprietários dos modelos receberão dias e locais disponíveis para tal troca. A substituição do componente deve ser feito em rede autorizada pela marca e deve possuir numeração específica para que a montadora consiga acompanhar o novo equipamento.
A troca é feita de forma rápida, segundo nota oficial da montadora, e os proprietários deverão ficar aguardando cerca de uma hora até a substituição. Porém, o agendamento é imprescindível para a troca. Já que a peça entra na lista de componentes “faltantes” que a indústria automotiva está sofrendo.
Conforme estamos noticiando a falta de componentes elétricos em todos os setores automotivos está afetando a produção dos veículos. Porém, em nota o grupo, diz que esta escassez de componentes não tem relação direta e indireta com o recall.
O jornal alemão Bild citou o regulador KBA dizendo que “apertar incorretamente o capô pode levar ao contato com peças quentes e subsequente incêndio”. Até o momento, a Alemanha relatou 16 casos problemáticos.
O problema de incêndio inesperado nos componentes foram comprovados em diversos veículos e em diversos modelos da montadora. Como citamos acima as principais ocorrências foram nos modelos da Volkswagen: Passat, Golf, Tiguan, Arteon e Audi. Já no Brasil, até o fechamento desta matéria não haviam relatos de incêndio ou problemas nos componentes em nenhum dos modelos citados e disponíveis em solo brasileiro.
Acompanhe todas as notícias, novidades e atualizações do mundo dos motores. No Agora Motor, você vai encontrar artigos exclusivos e produzidos para você conhecer a fundo cada modelo que chega no Brasil ou é lançado no mundo.
