Recibo de Compra e Venda veicular: Tudo o que você precisa entender
Desde o ano passado, os motoristas têm a opção de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) de forma digital. O documento é uma combinação do CRV e do licenciamento obrigatório, que deve ser pago anualmente e possui prazo para quitação previamente determinado. O CRLV-e é de porte obrigatório e permite a circulação do veículo.
O CRLV-e tem se tornado cada vez mais popular entre os motoristas por oferecer praticidade e segurança na hora de apresentar os documentos na fiscalização. Além disso, também ajuda a reduzir as fraudes e falsificações do documento. Embora o CRV impresso em papel-moeda ainda seja válido, é sempre recomendável manter o documento em dia para evitar problemas.

Para obter o CRLV-e, é necessário pagar a taxa de licenciamento do veículo junto ao banco. Após o pagamento, o documento já estará disponível para download e impressão na plataforma Detran.SP. O CRLV-e pode ser encontrado como CRLV-e na plataforma Detran.SP e no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal. Também é possível verificar o documento pelo portal do Senatran.
Vale lembrar que a adesão à versão digital não é obrigatória e fica a critério de cada motorista escolher qual formato prefere utilizar. No entanto, é importante ficar atento aos prazos e procedimentos para emissão do CRLV-e em cada estado e cidade. Cada Detran corresponde a um estado diferente, então é necessário consultar o procedimento correspondente à sua localidade. É fundamental manter os documentos do veículo em dia para evitar problemas futuros, mesmo com a facilidade proporcionada pela versão digital.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!