Recursos de condução autônoma nível 3 da Ford não estarão prontos antes de 2025

Apesar de já possuir recursos autônomos condicionais em seu sistema BlueCruise, a Ford afirmou que ainda está trabalhando para alcançar a autonomia total de nível 3. O CEO da empresa, Jim Farley, afirmou que esse objetivo é ambicioso e difícil de ser alcançado, sendo que a empresa não quer mais desperdiçar dinheiro com essa ideia.

De acordo com Farley, os recursos de direção autônoma de nível 3 da Ford serão severamente limitados e não estarão prontos antes de 2025. Esses recursos permitem que o motorista se afaste do volante e monitore o ambiente, mas ainda precisam estar prontos para assumir o controle em situações críticas.

Embora os clientes da Ford tenham que esperar mais tempo para obter recursos do nível 3 em seus veículos, Farley disse que os principais casos de uso do sistema seriam trânsito parado e viagens longas. No entanto, o sistema não será capaz de lidar com ambientes urbanos complexos com sinais de parada, carros estacionados e pedestres.

Recursos de condução autônoma nível 3 da Ford não estarão prontos antes de 2025
Recursos de condução autônoma nível 3 da Ford não estarão prontos antes de 2025

A diferença entre um sistema de assistência ao motorista de nível 2 e um sistema de direção automatizada de nível 3 é a responsabilidade civil. Enquanto o BlueCruise da Ford é um sistema de assistência ao motorista de nível 2 capaz de oferecer aceleração/freio, centralização na faixa e mudança automática da faixa, o nível 3 permite que o motorista se afaste do volante e monitore o ambiente, mas ainda precisa estar pronto para assumir o controle em situações críticas.

Segundo a Ford, o BlueCruise já percorreu mais de 50 milhões de milhas, sendo que a empresa espera habilitar os recursos de assistência ao motorista em cerca de 500.000 veículos até o próximo ano. No entanto, é importante lembrar que o sistema não oferece autonomia total.

Enquanto isso, a Tesla tem sido criticada por classificar seu software de direção autônoma como um sistema de nível 2, apesar de muitos fãs argumentarem que o FSD Beta é anos à frente da concorrência e certamente muito melhor do que os sistemas de direção autônoma certificados de nível 3 atuais. No entanto, a principal diferença é que a Tesla ainda não assumiu a responsabilidade civil e a responsabilidade por seu sistema.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Maicon Paul
Administrador de empresas, trabalha com internet desde 2010 em diversos projetos online, desde blogs, portais de notícias até e-commerce. Especialista em redação digital, em escreve sobre temas relacionados a marcas e empresas, para esclarecer e ajudar os leitores com informações fidedignas e confiáveis.
Posts relacionados
Notícias Tracker com desconto recorde para PCD: veja quanto o SUV está custando

O Chevrolet Tracker está com condições imperdíveis para pessoas com deficiência (PCD) até o final…

Gabriel Schmoller
Notícias Quais os melhores carros usados para começar no universo de tuning no Brasil

Entrar no universo do tuning é mais do que simplesmente modificar um carro: é um…

Gabriel Schmoller
Notícias Kia Niro 2026 já chegou nas lojas e com desconto: veja quanto está custando esse novo SUV da Kia

O Kia Niro 2026 já está disponível nas concessionárias brasileiras e chega com uma oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo BYD Seal 6 DM-i chegou na Europa: confira nova autonomia e novidades

O BYD Seal 6 DM-i é o novo destaque da marca chinesa no segmento dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota muda o visual do Corolla e agora passa a ser um carro de jovens

O Toyota Corolla, conhecido por décadas como um sedã confiável e conservador, está prestes a…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário