Carros e SUVs novos contam com redução de IPI: entenda medida do governo
Governo toma medida para reduzir a alíquota do IPI para automóveis, as picapes ainda continuam pagando menos impostos.
O governo federal brasileiro publicou dia 29 última sexta-feira o decreto número 11.158, este decreto fala sobre o aumento da margem de redução das alíquotas do IPI (imposto sobre produtos industrializados), aa redução afeta diversos vens de consumo inclusive os novos automóveis, motocicletas e bicicletas.
A redução do IPI para carros novos passa agora a ser mensurada pela taxa de 24,75%, o valor também se aplica para a categoria de SUV. Em março, os produtos industrializados receberam uma baixa de 25% na alíquota do IPI, agora os automóveis tiveram a sua vez, recebendo uma redução de 18,5%, igualando assim as taxas existentes entre estes dois segmentos apontados.
O Paulo Guedes atual Ministro da Economia brasileira afirmou o seguinte “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”. Ressalta-se que a redução do IPI pode variar de 7% para veículos com motor 1.0 flex ou cerca de 25% para automóveis mais potentes com motores 2.0 a gasolina.

No final de abril foi anunciado uma grande redução no IPI para as picapes, furgões e vans foram reduzidos cerca de 35% do IPI, entretanto os SUVs ficaram de fora da boleia, entrando apenas agora na nova redução segundo decreto nº 11.158.
A famosa ANFAVEA (associação dos fabricantes de automóveis) comemorou a medida adota, onde o Márcio de Lima Leite atual presidente da associação divulgou o seguinte em nota “Foi uma decisão sensata do governo federal, em especial do Ministério da Economia, no sentido de ataque ao Custo Brasil e da busca de uma carga tributária mais compatível com a de outros países produtores de veículos”.
A ANFAVA também confirmou e garantiu, que do mesmo modo que ocorreu a redução em março e abril, os veículos que já estão em rede de concessionárias e que ainda não foram vendidos irão receber um novo preço, já com a alíquota do IPI reduzida.
Os efeitos da decisão vão demorar para se mostrarem totalmente efetivo no mercado e na economia, por exemplo, as baixas que ocorreram em março logo foram subjugadas devido aos primeiros reajustes de preços feitos pelas montadoras aqui no Brasil.
Acesse o nosso site Agora Motor! Para ler mais artigos, notícias, notícias de esportes automotivos, novidades, lançamentos e muito mais! Aproveite e nos deixe ser o seu guia automotivo online.
