Renault Clio 2024 estreia o facelift e a versão Esprit Alpine
A Renault acaba de anunciar a atualização do seu modelo Clio 2024. O objetivo é manter a competitividade do hatch subcompacto frente aos seus rivais de segmento, como o Volkswagen Polo/Skoda Fabia/SEAT Ibiza. O modelo apresenta uma dianteira completamente renovada, com faróis mais finos e grade mais larga com padrão xadrez. Além disso, a cabine conta com novos materiais sustentáveis em sua composição. A versão Esprit Alpine possui bancos dianteiros esportivos com melhor suporte lateral.
No quesito tecnologia, o painel digital vem nos tamanhos de tela de 7 e 10 polegadas, enquanto a tela sensível ao toque está disponível nas configurações de 7 ou 9,3 polegadas. É importante ressaltar que o Android Auto e Apple CarPlay sem fio são suportados juntamente com navegação embutida, câmera de 360 graus e mais de 20 sistemas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo (com stop & go) e direção parcialmente automatizada de nível 2.
A linha de motores conta com uma série de opções, dentre elas o tradicional motor de três cilindros aspirado naturalmente com 1.0 litro, que produz 65 cavalos de potência (47 quilowatts) e 70 libras-pé (95 Newton-metros) de torque entregues às rodas dianteiras por meio de uma caixa manual de cinco marchas. Em seguida, há outro motor a gasolina com três cilindros e 1.0 litro, porém com sobrealimentação para gerar 90 cavalos (66 kW) e 118 libras-pé (160 Nm) transferidos através de uma caixa manual de seis marchas.

Guia do Conteúdo
Novidades na linha de motores
Uma das grandes novidades do Clio 2024 está na linha de motores topo de linha. O modelo E-Tech Full Hybrid 145 possui um motor a gasolina quatro cilindros aspirado naturalmente com 1.6 litro, dois motores elétricos e um pacote de bateria de íon-lítio com capacidade para 1,2 kWh. Com isso, oferece uma potência total de 145 cavalos (105 kW), entregue à estrada por meio da transmissão sem embreagem com duas velocidades para o modo EV e quatro quando o motor a combustão está funcionando.
A Renault também oferecerá o Clio atualizado com um motor turbo a gás natural comprimido (CNG) com três cilindros. Ele pode percorrer mais de 1000 km e oferece torque decente de 125 libras-pé (170 Nm) a partir das 2000 rpm, além de emitir oito por cento menos CO2 em comparação com o motor a gasolina equivalente. Por fim, a Renault disponibiliza o Clio 2024 com uma unidade Blue dCi 100 movida a diesel, que produz 100 cavalos de potência e 192 libras-pé (260 Nm), acoplado a uma caixa manual de seis marchas.
Com a descontinuação do Ford Fiesta, o Clio não enfrentará mais seu principal rival no segmento B. A marca francesa aposta em seus novos recursos tecnológicos e motores para se manter competitiva no mercado automobilístico.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!