Novo Renault Duster 4×4 híbrido com novidades exclusivas deverá chegar em 2024
A Dacia já iniciou o desenvolvimento do Renault Duster de última geração na Europa e revelou algumas informações sobre as mudanças que estão sendo preparadas para o veículo. De acordo com uma reportagem publicada pelo site francês L’Argus, o SUV de terceira geração manterá a versão de catálogo com tração 4X4 e será um híbrido.
Há incerteza sobre a manutenção do sistema devido às regras europeias antipoluição cada vez mais rigorosas. Ainda assim, a Dacia entende que abrir mão da tração é impensável devido à importância do lançamento no portfólio. O Duster 4×4 é muito popular em alguns países europeus, usado em montanhas e procurado por empresas e órgãos que precisam de um carro mais robusto.
Os relatórios e a plataforma antecipam outra mudança para o Duster, já que o atual, chamado B0, terá que ser desativado. A base que será utilizada é a arquitetura modular CMF-B, criada pelo Grupo Renault e atualmente encontrada em modelos como o Logan e o Sandero.
Guia do Conteúdo
Detalhes do Renault Duster

O novo Duster 4×4 será um híbrido com dois motores: o convencional na dianteira, enquanto o inédito acionamento elétrico é montado no eixo traseiro e é responsável por conduzir as rodas em terrenos difíceis e de baixa aderência. Esse arranjo será mais caro que o sistema atual, mas é fundamental para manter a versão oferecida.
O Duster de nova geração também deve receber mudanças visuais importantes, e grande parte das mudanças deve vir do conceito Bigster. Podemos esperar arcos de roda alargados, para-lamas quadrados, faróis e grade integrados e um perfil mais off-road para o modelo.
Os bancos Duster foram remodelados. O console é mais alto e os apoios de braços são mais largos. Tão capaz de sentar 70mm. Logo abaixo, um porta-objetos de 1,1 litro. Além de várias portas USB em versões mais caras.
Alterações feitas para melhorar a eficiência do Duster 2022. Por exemplo, as novas rodas de 16 e 17 polegadas – foram testadas no túnel de vento para garantir uma boa aerodinâmica.
Segundo a marca, isso ajuda a versão com tração nas quatro rodas a reduzir as emissões em 5,8 g/CO2. Adicionar um novo spoiler ajuda a melhorar a aerodinâmica. A grade dianteira ganha um novo acabamento cromado.
O Euro Duster 2022 está disponível nas versões 1.0 turbo de 90 cv, 1.3 turbo, 130 e 150 cv e 1.5 turbo diesel de 115 cv. A mudança, no entanto, é a adoção de uma transmissão automática de dupla embreagem. Além disso, 6 marchas para a variante 1.3 de 150 cv apenas com tração 4×2.
Acompanhe e veja todas as novidades do mundo dos motores, acesse o Agora Motor.