Renault Kardian ainda não chegou, mas já traz diversas vantagens no mercado!
Na semana passada, a Renault lançou o Renault Kardian. A montadora francesa ainda não divulgou todos os detalhes sobre os equipamentos, versões e preços do SUV, mantendo um certo mistério.
No entanto, sabemos que haverá quatro versões disponíveis (Evolution, Techno, Première Edition e Iconic) e que os preços deverão variar entre R$ 120.000 e R$ 140.000.
Guia do Conteúdo
Renault lança SUV Renault Kardian com quatro versões e preços entre R$120 mil e R$140 mil!
É importante destacar que o Renault Kardian será um modelo posicionado abaixo do Duster, projetado para competir com o Volkswagen Nivus e as versões mais caras do Fiat Pulse. Ambos os modelos já ultrapassaram a marca de 30 mil unidades vendidas cada um, entre janeiro e setembro de 2023.

Para compensar a desvantagem de chegar depois dos concorrentes, o Kardian terá diversas habilidades para enfrentar os dois rivais principais. Alguns dos equipamentos que ele terá são exclusivos para o seu segmento e vão deixar SUVs maiores, como o Volkswagen T-Cross ou o Chevrolet Tracker, com inveja. Veja abaixo.
1) Um teto mais funcional no Renault Kardian
Embora possa parecer uma característica insignificante, a barra de teto do Kardian pode ser um ponto positivo para as vendas. Embora tenha um porta-malas de apenas 358 litros, o modelo oferece um rack de teto funcional, que permite amarrar objetos com segurança.

As barras também podem ser invertidas para suportar até 80 kg de bagagem quando cruzadas sobre o teto. Apesar de ter menos espaço que o Nivus, o Kardian ainda oferece mais espaço que o Pulse e o Renegade, mas fica atrás do T-Cross e do Tracker.
2) Detector de ponto cego
Os sistemas de apoio ao motorista estão se tornando cada vez mais comuns. SUVs da categoria “entrada B”, como Nivus e Pulse, já têm frenagem autônoma de emergência. O Nivus também tem ACC (controle de cruzeiro adaptativo).
No entanto, nenhum desses modelos tem sensor de ponto cego, como o Kardian terá. Esse recurso também está ausente na maioria dos SUVs compactos “B Plus”, sendo que apenas o Chevrolet Tracker o possui atualmente.
O Hyundai Creta e o Honda HR-V possuem câmeras que ajudam a detectar o ponto cego.
3) Motor 1.0 turbo mais forte do Brasil
Nos carros vendidos no mercado brasileiro, é cada vez mais comum encontrar motores 1.0 turbo. Isso acontece também nos modelos Nivus e Pulse. A Fiat até tem um motor 1.3 turbo, mas só oferece na versão esportiva Abarth.

O Renault Kardian também seguirá essa tendência, com um motor 1.0 turbo flex, mas o seu terá o maior torque do mercado brasileiro, com 22,4 kgfm, superando até mesmo os modelos VW 200 TSI Nivus e Fiat Turbo 200, que têm 20,4 kgfm.
Além disso, esse torque é maior do que o do Tracker 1.2 turbo, que tem 21,4 kgfm, e muito mais do que os 17,5 kgfm do Hyundai Creta 1.0 ou os 20,5 kgfm do Creta 2.0 aspirado.
4) Espaço interno
Um dos principais atrativos de vendas do Kardian será o seu amplo espaço interno. Com 2,60 metros de entre-eixos, ele se destaca como o modelo com a maior medida desse segmento.
Em comparação, o Fiat Pulse tem apenas 2,53 m, enquanto o Volkswagen Nivus chega a 2,56 m e o maior concorrente direto, o Kia Stonic, possui 2,58 m.
Mesmo modelos de segmentos superiores, como o Jeep Renegade e o Chevrolet Tracker, não conseguem superar o Kardian nesse aspecto, já que ambos têm uma distância entre-eixos em torno de 2,57 m.
5) Câmera multivisão
O Renault Kardian possui um item exclusivo em relação ao Nivus e Pulse, chamado de “câmera multi view”, que é composto por quatro câmeras (uma em cada lado, uma na dianteira e outra na traseira) que enviam imagens para a central multimídia de 8 polegadas.
Essas imagens podem ser visualizadas individualmente na tela, o que ajuda a evitar danos nas rodas durante manobras. Apesar disso, o sistema não oferece uma projeção em 360 graus como o Nissan Kicks. Vale ressaltar que essa tecnologia já está presente no Duster.
6) Console central elevado
Somente o Fiat Fastback, o Honda HR-V e as versões mais caras do Hyundai Creta possuem um console central elevado, assim como o Kardian.
7) Freio de estacionamento eletrônico
SUVs compactos como o Nivus, T-Cross, Kicks e Tracker não possuem este item. O Pulse e Creta só disponibilizam em versões mais caras, enquanto o Fastback, Renegade e HR-V já possuem o item em todas as configurações.
8) Manopla de câmbio joystick
A novidade mais recente do Renault Kardian será a alavanca de câmbio estilo joystick, que tem sido bastante divulgada pela Caoa Chery como um elemento único em um SUV que é muito maior do que ele, o Tiggo 8.

A alavanca será projetada para desviar a atenção da polêmica caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem que será usada pelo veículo.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!