Renault Kwid é o único carro zero abaixo de R$ 80 mil, mas segue atrás do Fiat Mobi em vendas

Se você está procurando um carro novo com orçamento apertado, provavelmente já se deparou com o Renault Kwid. Hoje, ele é o único modelo no Brasil com preço abaixo da barreira dos R$ 80 mil.

Mas mesmo com esse título, ele não lidera as vendas entre os carros populares — um feito que ainda pertence ao seu maior concorrente: o Fiat Mobi.

Esse cenário mostra como o preço baixo não garante sucesso absoluto nas concessionárias. Mesmo sendo a opção mais em conta, o Kwid tem enfrentado dificuldades para se destacar no mercado, onde os consumidores analisam não apenas o valor, mas também o pacote de equipamentos, conforto, reputação e revenda.

Kwid Zen: a única versão com preço abaixo de R$ 80 mil

Renault Kwid prata virando uma curva.
Foto: Divulgação

Na linha 2025, a versão Zen do Renault Kwid parte de R$ 79.790, sendo o único carro zero km à venda atualmente no Brasil por menos de R$ 80 mil. Trata-se de um marco simbólico, já que até meados de 2023 ainda era possível encontrar modelos novos custando entre R$ 60 mil e R$ 70 mil. Agora, essa realidade ficou no passado.

Apesar do valor mais acessível, a versão de entrada do Kwid entrega apenas o essencial. Não há central multimídia, nem rádio com Bluetooth — dois itens bastante valorizados pelos consumidores. Por outro lado, o modelo oferece alguns equipamentos importantes, como:

  • Quatro airbags
  • Controle de tração e estabilidade
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado
  • Vidros dianteiros elétricos

O motor é o conhecido 1.0 SCe de três cilindros, com até 71 cv de potência (etanol) e torque máximo de 10 kgfm. O câmbio é manual de cinco marchas. É um conjunto modesto, mas suficiente para a proposta urbana do veículo.

Mais versões acima dos R$ 80 mil

Se o consumidor estiver disposto a gastar um pouco mais, o Kwid oferece outras três versões:

  • Intense – R$ 82.990
  • Iconic – R$ 86.490
  • Outsider – R$ 86.590

A versão Iconic, recém-chegada com o facelift da linha 2026, ganhou atualizações interessantes. Agora, ela vem equipada com:

  • Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay com fio
  • Câmera de ré
  • Faróis com regulagem de altura
  • Volante multifuncional
  • Retrovisores com ajuste elétrico

Apesar dessas melhorias, todas as versões mantêm o mesmo motor 1.0 e câmbio manual. Ou seja, o aumento de preço não acompanha um ganho em desempenho ou eficiência, apenas em tecnologia e comodidade.

Fiat Mobi: o rival que lidera mesmo sendo mais caro

Fiat Mobi prata na diagonal.
Foto: Divulgação

Enquanto o Kwid Zen tenta atrair pelo preço, o Fiat Mobi não tem nenhuma versão abaixo dos R$ 80 mil. A linha começa com a versão Like, que custa R$ 80.990, e vai até a Track, vendida por R$ 82.990.

A versão Like já oferece um bom pacote de série, incluindo:

  • Airbags frontais
  • Freios ABS
  • Controle de tração e estabilidade
  • Assistente de partida em rampa
  • Ar-condicionado
  • Direção hidráulica
  • Computador de bordo
  • Ajuste de altura do volante
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas

A versão Track, por sua vez, traz melhorias significativas, como:

  • Vidros dianteiros elétricos
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Central multimídia com espelhamento de smartphone
  • Volante multifuncional

Debaixo do capô, o Mobi é equipado com motor 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco marchas. Ele tem números semelhantes aos do Kwid, mas entrega ligeiramente mais força e costuma ser elogiado por seu desempenho mais “esperto” em baixas rotações.

Preço versus preferência: o que diz o mercado?

Apesar de ser mais barato, o Renault Kwid não lidera entre os hatches compactos. De janeiro a junho de 2025, foram 21.056 unidades emplacadas do modelo da Renault, contra 26.884 do Fiat Mobi. Uma diferença de quase 6 mil carros em apenas seis meses.

Esse cenário já se repetia no ano anterior. Em 2024, o Mobi fechou o ano com 67.391 unidades vendidas, contra 57.248 do Kwid. Apenas em março daquele ano a Renault conseguiu ficar à frente momentaneamente — mas não manteve o ritmo nos meses seguintes.

Ou seja, mesmo sendo o mais barato, o Kwid tem dificuldades em convencer o público de que é a melhor escolha.

Por que o Mobi vende mais?

Alguns fatores ajudam a explicar essa preferência pelo Fiat Mobi:

  1. Percepção de robustez: o Mobi costuma passar uma sensação maior de solidez e acabamento interno superior ao do Kwid.
  2. Reputação da Fiat: a marca tem uma longa tradição no mercado brasileiro de carros populares, o que ainda pesa na hora da compra.
  3. Revenda: o Mobi apresenta menor desvalorização em relação ao Kwid, o que o torna uma opção mais segura para quem pensa no valor de revenda.
  4. Conjunto mais equilibrado: mesmo com valores ligeiramente acima, o Mobi entrega uma combinação de equipamentos, dirigibilidade e confiabilidade que agradam mais ao consumidor.

E os carros realmente populares, onde foram parar?

A realidade é que o conceito de “carro popular” no Brasil praticamente desapareceu. Há alguns anos, modelos como Gol, Palio e Uno dominavam o mercado e podiam ser comprados por menos de R$ 40 mil. Hoje, com R$ 80 mil, é preciso escolher bem e abrir mão de muitos equipamentos, já que até mesmo o básico virou item opcional em algumas marcas.

Leia também: Vale a Pena Comprar um Fiat Mobi 2025? Descubra o Custo de Manutenção Anual e Surpreenda-se!

A inflação, aumento nos custos de produção e a alta carga tributária explicam, em parte, essa escalada nos preços. No entanto, o consumidor continua exigente e já não aceita qualquer carro só por ser barato.

O futuro dos compactos de entrada

Tanto o Renault Kwid quanto o Fiat Mobi devem continuar disputando o topo das vendas nos próximos meses, especialmente com o início da vigência de regras mais rigorosas para eficiência energética e segurança. Isso pode impactar diretamente o custo de produção desses veículos, forçando ainda mais mudanças nas versões mais baratas.

Além disso, há uma expectativa no setor de que outras montadoras possam lançar compactos de entrada com produção nacional ou regional, o que pode reaquecer a briga pelo título de “carro mais barato do Brasil”.

Conclusão

O Renault Kwid ainda ostenta o título de carro novo mais barato do Brasil, mas isso não tem sido suficiente para levá-lo à liderança. Seu principal rival, o Fiat Mobi, mesmo mais caro, vende mais e conquista mais consumidores com um conjunto mais atrativo e confiável.

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Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
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