Renault Megane E-Tech 2024: Preço, Potência, Autonomia e Ficha Técnica

O Renault Megane E-Tech 2024, o terceiro carro elétrico da montadora francesa a chegar ao Brasil, é a expressão máxima do compromisso da Renault com a eletrificação. Importado da França, este veículo inovador é oferecido em uma única versão de excelência, com um preço que reflete sua qualidade, R$ 279.900.

A Missão do Renault Megane E-Tech

Ao testarmos o Renault Megane E-Tech, deparamo-nos com uma máquina que encanta em todos os aspectos. No entanto, é impossível ignorar que o preço pode ser um desafio para sua competitividade frente a modelos da BYD, GWM e Volvo. O Renault Megane E-Tech emerge como um bastião da resistência francesa contra a invasão iminente dos carros chineses no mercado de veículos elétricos.

Renault Megane E-Tech 2024
Foto: Renault

Destaques do Exterior

O Renault Megane E-Tech impressiona com seu design revolucionário, inaugurando a nova linha de design da Renault denominada “Sensual Tech,” caracterizada por linhas mais sofisticadas e marcantes. A dianteira do Megane ostenta um para-choque em colmeia e um capô arqueado, evocando uma estética de presença.

Os faróis finos, interligados por uma faixa cromada com acabamento em preto piano, destacam-se com sua iluminação em LED. As luzes de condução diurna, que sutilmente lembram os dentes de sabre do Peugeot 208, conferem um toque de classe. As rodas de liga leve de 18″ apresentam um design futurista, reminiscente das rodas do Volkswagen ID.3 e outros veículos elétricos.

Renault Megane E-Tech Painel
Foto: Renault

Detalhes como as maçanetas retráteis das portas dianteiras, semelhantes às de modelos cupês, e as maçanetas embutidas nas portas traseiras, lembrando as do Honda HR-V, acrescentam um toque de sofisticação. A linha de cintura mais elevada e o teto mais baixo harmonizam as características de um SUV com um hatchback.

Interior Sofisticado

O interior do Renault Megane E-Tech é uma extensão da sofisticação observada no exterior. Embora o acabamento em tecido dos bancos dianteiros possa gerar divisão de opiniões, a Renault optou por essa escolha para criar uma atmosfera acolhedora e familiar, evocando o mobiliário doméstico.

Detalhes como a presença de elementos em Alcântara e o conjunto de telas no painel, com um cockpit de 12,3″ e um sistema multimídia de 9″, ressaltam o compromisso com o refinamento. Quatro entradas USB-C e um carregador por indução atestam a conectividade e a conveniência do Megane. Um aspecto notável é a retenção de botões físicos práticos para a experiência de direção. O volante de direção, com empunhadura sólida e design compacto, que inclui aquecimento, merece elogios.

Renault Megane E-Tech Frente
Foto: Renault

Espaçoso

O Renault Megane E-Tech oferece um espaço interno meticulosamente projetado para acomodar toda a família. Com um porta-malas espaçoso de 440 litros e uma abundância de compartimentos de armazenamento, sobretudo na fileira dianteira, o veículo demonstra sua versatilidade. A fileira traseira se destaca com um assoalho totalmente plano, melhorando o conforto para o passageiro central. No entanto, a linha do teto mais baixa impõe alguma limitação de espaço para os passageiros mais altos.

Renault Megane E-Tech Traseira
Foto: Renault

Desempenho e Dirigibilidade

O Renault Megane E-Tech é impulsionado por um motor elétrico potente de 162 kW de potência e 30,5 kgf.m de torque, equivalente a 220 cavalos, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em meros 7,4 segundos, com uma velocidade máxima de 160 km/h. O desempenho é notavelmente impressionante, com um torque disponível desde baixas rotações, uma característica distintiva dos veículos elétricos.

O Renault Megane E-Tech representa o primeiro veículo da marca a adotar a plataforma CMF-EV, projetada exclusivamente para automóveis 100% elétricos. Essa plataforma, combinada com outros componentes, aprimora significativamente a dirigibilidade do crossover, otimiza o espaço interno, melhora o amortecimento, aumenta a estabilidade e o isolamento acústico.

Renault Megane E-Tech Estrada
Foto: Renault

A experiência ao volante do Renault Megane é marcada por uma notável estabilidade, mesmo em curvas fechadas, um benefício inerente aos veículos elétricos, graças à distribuição de peso das baterias posicionadas no assoalho. As baterias são comprimidas no chassi, contribuindo para um isolamento acústico ainda mais eficaz. O Renault Megane oferece um amortecimento de qualidade superior, reduzindo significativamente os impactos das irregularidades do piso no habitáculo. A adaptação às condições das ruas brasileiras incluiu ajustes na suspensão e um aumento no vão livre de quase 20 mm.

Carro Completo e Seguro

O Renault Megane E-Tech é equipado com uma ampla gama de assistentes e recursos que priorizam a segurança e o conforto. Destacam-se o alerta de colisão frontal, o alerta de distância segura, o alerta e assistente de permanência em faixa com avisos para ultrapassagens e o controle de velocidade adaptativo (ACC) com Stop&Go.

O sistema de frenagem automática de emergência (AEBS) para pedestres e ciclistas aumenta a segurança nas estradas. Além disso, o veículo oferece quatro modos de condução (Eco, Sport, Comfort e Perso), permitindo ao motorista personalizar sua experiência de condução. A regeneração de energia durante a frenagem pode ser controlada via paddle shift.

Complementando essas características, o Renault Megane E-Tech apresenta reconhecimento de placas de velocidade, retrovisores com indicadores de direção dinâmicos, retrovisores externos elétricos com função de rebatimento automático e aquecimento, sensores crepusculares e de chuva, sensores de estacionamento frontal, traseiro e laterais, com uma câmera de ré traseira. O sistema CAR oferece o travamento automático das portas a 6 km/h.

Renault Megane E-Tech Dianteira
Foto: Renault

Veja alguns dos principais equipamentos do modelo:

  • Iluminação diurna (DRL) com nova identidade visual
  • Luzes de neblina traseiras em LED
  • Retrovisores com iluminação com logo Renault
  • Luzes indicadoras de direção dinâmicas/sequenciais
  • 7 Airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 entre os bancos dianteiros “Far side Airbag”)
  • Alerta de colisão frontal e alerta de distância segura
  • Alerta de saída segura dos ocupantes
  • Alerta e assistente de permanência em faixa com aviso para ultrapassagens
  • Retrovisor interno com câmera
  • Controle de velocidade adaptativo (ACC) com Stop&Go
  • Frenagem automática de emergência (AEBS) para pedestres e ciclistas
  • Kit de reparo dos pneus com compressor portátil
  • Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
  • Quatro modos de condução: Eco, Sport, Comfort e Perso
  • Reconhecimento de placas de velocidade (TSR) com alerta de excesso de velocidade (OSP)
  • Retrovisores com indicador de direção dinâmicos
  • Retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático e aquecimento
  • Sensores crepusculares e de chuva
  • Sensores de estacionamento frontal, traseiro e laterais com câmera de ré traseira
  • Sistema CAR – travamento automático das portas a 6 km/h
  • Frenagem regenerativa com quatro modos de regeneração via paddle shift
  • Função eco-coaching
  • Multimídia com espelhamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay
  • Sistema de aquecimento de baterias e mais

Autonomia e Recarga do Megane E-Tech 2024

A autonomia do Renault Megane E-Tech é notável, variando conforme as condições de condução. No ciclo SAE, o veículo alcança impressionantes 495 km na cidade e 463 km na estrada, com um alcance médio de 481 km em condições mistas. No entanto, é importante destacar que a autonomia pode ser influenciada pelo estilo de direção, condições climáticas e terreno. Nas condições mais adversas, a autonomia pode se aproximar dos 337 km, enquanto, em cenários mais favoráveis, o veículo pode alcançar os 495 km.

O tempo de recarga é eficiente, levando apenas 36 minutos em um carregador rápido de 130 kW para levar a bateria de 15% para 85%. Em um Wallbox de 22 kW, o tempo estimado é de 1 hora e 50 minutos.

Renault Megane E-Tech Farol
Foto: Renault

Ficha Técnica do Renault Megane E-Tech 2024

PreçoR$ 279.900
MotorElétrico
CombustívelEletricidade
Garantia3 anos
CategoriaHatch
PorteMédio
Passageiros5 pessoas
Portas2 portas

Motorização

Potência220 cv dianteiro
Torque30,6 kgf.m
Velocidade160 km/h
0 a 1007,4 s

Transmissão

CâmbioAutomático
Marchas1
TraçãoDianteira

Dimensão e capacidade

Altura1519 milímetros
Extensão4200 milímetros
Largura1768 milímetros
Entre eixos2685 milímetros
Eixo dianteiro1448 milímetros
Eixo traseiro1530 milímetros
Armazenamento do porta-malas440 litros³
Peso1.680 kg
Bateria60 kWh

Suspensão

DianteiraIndependente, McPhersib com mola helicoidal
TraseiraIndependente, Multibraço com mola helicoidal

Freios

DianteiroFreio a disco ventilado
TraseiroFreio a disco sólido

Direção

AssistênciaElétrica
Diâmetro de giro10,4 m

Pneus

Dianteiro195/30 R18
Flanco117 mm
Traseiro195/30 R18
Flanco117 mm

O Renault Megane E-Tech Vale a Compra?

O Renault Megane E-Tech é uma escolha sensata e completa para quem busca um veículo elétrico de alto desempenho. Seu design atraente, interior sofisticado, dirigibilidade cativante, desempenho ágil, espaço interno generoso, ampla autonomia e uma extensa lista de recursos de série, incluindo assistentes avançados de direção, justificam o valor na faixa de R$ 300.000.

No entanto, vale ressaltar que o mercado de veículos elétricos está se tornando cada vez mais competitivo no Brasil, com marcas chinesas, como BYD e GWM, apresentando propostas atraentes. Além disso, por um valor ligeiramente superior a R$ 300.000, é possível adquirir um Volvo XC40, que, embora menos equipado em termos de assistentes de direção, oferece a imponência associada à marca Volvo.

Apesar de ser um veículo excepcional, o Renault Megane E-Tech pode enfrentar desafios nas vendas devido à concorrência feroz no mercado de veículos elétricos brasileiro.

Perguntas Frequentes

Qual o preço do Renault Megane E-Tech 2024?

O novo elétrico está saindo por R$ 279.900.

Qual a autonomia do Renault Megane E-Tech 2024?

No ciclo SAE, o veículo alcança impressionantes 495 km na cidade e 463 km na estrada, com um alcance médio de 481 km em condições mistas. No entanto, é importante destacar que a autonomia pode ser influenciada pelo estilo de direção, condições climáticas e terreno. Nas condições mais adversas, a autonomia pode se aproximar dos 337 km, enquanto, em cenários mais favoráveis, o veículo pode alcançar os 495 km.

Qual o tempo de carregamento do Megane E-Tech 2024?

O tempo de recarga é eficiente, levando apenas 36 minutos em um carregador rápido de 130 kW para levar a bateria de 15% para 85%. Em um Wallbox de 22 kW, o tempo estimado é de 1 hora e 50 minutos.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias VW Tera 2026 tem ficha técnica completa revelada: motor, consumo e versões

A Volkswagen apresentou todos os detalhes técnicos do seu novo SUV compacto: o VW Tera…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat lança descontos de até R$ 26 mil para PCD: veja quais modelos estão mais baratos

A Fiat iniciou uma nova fase de sua campanha para o público PCD (Pessoas com…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Taos 2026 promete surpreender com visual renovado e mais tecnologia

O Volkswagen Taos 2026 foi finalmente revelado e chega “em breve” ao mercado brasileiro com…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross pode ser o híbrido mais acessível do Brasil

O mercado automotivo brasileiro está prestes a ganhar um novo protagonista entre os SUVs compactos…

Gabriel Schmoller
Notícias O Toyota Yaris Cross vai mudar tudo: Descubra se vale esperar pelo SUV híbrido

A Toyota está prestes a dar um passo importante no mercado brasileiro com o lançamento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário