Renault mostra como é a manutenção de seus carros elétricos no Brasil
A Renault abriu as portas do seu Centro de Treinamento em Jundiaí, São Paulo, para apresentar sua estrutura para treinamento de colaboradores responsáveis pela manutenção de seus carros elétricos. O InsideEVs visitou a instalação e testemunhou sete treinamentos específicos para veículos elétricos, desde cursos para consultores de vendas até treinamentos completos para manutenção dos modelos E-Tech.
Os cursos são ministrados de acordo com o nível de complexidade e também incluem treinamentos específicos para segurança no trabalho. A Renault Academy recentemente concluiu mais um curso dedicado à manutenção e reparação dos veículos elétricos da marca.
Mais de 1.200 colaboradores de toda a rede de 274 concessionárias da marca no Brasil receberam uma formação específica para atuar em automóveis 100% elétricos. A Renault Academy oferece suporte à treinamento específico para equipes de bombeiros, empresas de transporte e outros profissionais que possam ter contato com os modelos E-Tech.
Guia do Conteúdo
Treinamento prático
No Centro de Treinamento, é possível realizar a parte prática do treinamento, simulando condições reais da oficina da concessionária. Foi possível conferir parte do treinamento prático em um Renault Kwid E-Tech com componentes elétricos e mecânicos desligados: motor, inversor, transmissão, carregador e bateria.

A manutenção de um carro elétrico pode ser menos frequente e mais simples. A Renault destaca a importância de serem observadas todas as normas de segurança durante o reparo do carro elétrico, bem como o uso correto dos EPIs pelas pessoas envolvidas diretamente com os reparos.
Os modelos da linha E-Tech são comercializados em todas as 274 concessionárias da Renault no Brasil. Nas unidades com oficinas (259), é possível realizar revisões e manutenções regulares dos veículos 100% elétricos da marca. Reparos mais profundos são encaminhados para as Oficinas PV Full E-tech, que possuem ferramentas nacionalizadas e estão presentes em 45 pontos espalhados pelo país para um atendimento especializado.
Peças de reposição
Os modelos da linha E-Tech possuem monitoramento individual para as células e em caso de defeito, é possível substituir cada módulo, sem a necessidade de troca do pack completo. O Centro de Distribuição de peças em Quatro Barras (PR) foi reestruturado e possui uma área dedicada para peças de reposição de veículos elétricos comercializados no país. A operação permite a entrega de peças em até um dia útil para todas as capitais do Brasil. No caso de baterias, o prazo de envio se dá em até três dias úteis.
A Renault demonstra estar preparada para lidar com seus carros elétricos em relação à manutenção, segurança e suporte aos proprietários dos modelos E-Tech no mercado brasileiro.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!