Renault Niagara: Nova picape deve trazer um conceito futurista e tecnológico!
Nesta quarta-feira (25), a Renault divulgou mais informações sobre sua próxima estratégia para o mercado de picapes com o lançamento da Niagara Concept. A caminhonete, que antecipa o futuro da Oroch, promete colocar a montadora francesa em igualdade de condições com a concorrente Fiat Toro.
A Niagara Concept é maior que a atual Oroch e tem um porte bastante próximo ao da rival da Stellantis. Com 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos, a picape é ligeiramente menor que a Toro, que possui 4,91 metros de comprimento e 2,99 metros de entre-eixos. Já a Oroch mede 4,72 metros e 2,82 metros, respectivamente.

Desenvolvida com base na plataforma modular CMF-B, a mesma utilizada no recém-lançado Kardian, a Niagara Concept conta com uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. A Renault garante que essa base é compatível com todas as regulamentações atuais e futuras e suporta veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos variando de 2,60 a 3 metros.
A grande inovação da Niagara Concept está em seu sistema de propulsão híbrido. A tecnologia E-Tech Hybrid 4×4 combina um motor a combustão com sistema híbrido-leve de 48 volts na parte frontal e um motor elétrico adicional no eixo traseiro. Essa configuração permite que a picape percorra metade de seus trajetos diários no modo totalmente elétrico, resultando em uma redução significativa nas emissões de CO2, de acordo com a Renault.


A versão de produção da Niagara Concept será fabricada na Argentina nos próximos anos. Embora a montadora não tenha fornecido uma data específica, o presidente da Renault Argentina, Pablo Sibilla, revelou que uma versão mais próxima da realidade será apresentada no primeiro semestre do próximo ano, juntamente com o anúncio do investimento para a produção da picape na fábrica de Santa Isabel. A produção argentina abastecerá toda a região, com destaque para o mercado brasileiro.