Renault inicia a retomada da produção em fábricado Paraná

A Renault reiniciou a produção de automóveis, comerciais leves e peças mecânicas em seu complexo industrial no Paraná.

Com as unidades fabris do complexo Ayrton Senna, a Renault voltou a produzir os modelos Kwid, Logan, Sandero, Duster e Captur, além da Nova Oroch.

A fábrica reiniciou a produção, assim como seus motores, blocos e cabeçotes. Ele foi fechado por uma semana enquanto seus 6.000 funcionários não podiam trabalhar. Voltou ao normal nesta semana.

A Renault não é a única empresa que tem esse problema conhecido. A impossibilidade de encontrar semicondutores impede a conclusão de alguns veículos, pois sem eles os carros não funcionam.

Há vários problemas com a cadeia de suprimentos e isso resultou em paradas de produção e ritmo de trabalho mais lento. A Renault foi impactada em escala global e aqui no Brasil localmente por essas forças.

A Renault apresentou seu Oroch 2023 e fez questão de incluir todas as atualizações. O carro também terá um motor 1.0 T-Ce, o que também é muito legal.

Enquanto isso, parece que o fornecimento de peças e componentes para as fábricas também é afetado. Ninguém sabe o que vai acontecer daqui para frente.

A Renault não dá previsões sobre vendas futuras porque a oferta é imprevisível. Isso pode indicar incerteza no cronograma de seu novo carro no Brasil.

Na indústria, alguns fabricantes afirmam que a crise dos chips não passa tão cedo. A VW, por exemplo, por meio de Arno Antlitz, diretor financeiro do Grupo Volkswagen, afirmou que a situação só se normalizará em 2024.

Outros fabricantes de automóveis apoiam esse argumento e dizem que a situação atual é realmente apenas um lado positivo para tudo o que aconteceu. Pode levar meses para o mercado se estabilizar, então não perca a esperança! Enquanto isso, a demanda não atendida levará a filas e ainda mais inflação no setor de carros usados.

Será que outras fábricas seguirão o exemplo da Renault?

Conforme mostramos há algum tempo, mais de 15 fábricas desativaram as produções em solo nacional. Liderado pela Ford que paralisou sua produção no Brasil passando a trabalhar apenas com veículos importados.

Renault
Foto: Reprodução

Muitas outras também decidiram paralisar suas atividades, a mais recente foi a fábrica da Toyota em São Bernardo onde empregava 500 colaboradores.

Leia mais:

A principal escolha na produção está sendo nosso país vizinho a Argentina.

Acompanhe todas as novidades e atualizações do mundo dos motores, acesse o Agora Motor e fique por dentro de todas as novidades.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Saveiro fica até R$ 25 mil mais barata para empresas

A Volkswagen atualizou os preços da Saveiro em outubro, mas manteve condições especiais para empresas…

Gabriel Schmoller
Notícias O verdadeiro custo de ter um Volkswagen Nivus em 2025 vai te surpreender

O Volkswagen Nivus continua entre os SUVs mais desejados do país, unindo estilo esportivo e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota surpreende e anuncia bateria que promete até 1.200 km de autonomia

A Toyota está prestes a dar um salto histórico na eletrificação automotiva. A marca japonesa…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada Freedom 2026: preço, consumo e ficha técnica completa

A Strada 2026 mantém o motor 1.3 Firefly, bom consumo e equipamentos completos na versão…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário