Os 3 melhores Pneus 120/70 R17: review completo

No artigo de hoje queremos te ajudar a encontrar os melhores pneus 120/70 R17, onde iremos te mostrar alguns modelos muito interessantes e bem avaliados para você conferir e analisar. Esse pneu é indicado para motos de alta cilindrada, indo de 600 a mais de 1000 cilindradas de todas as marcas e modelos que você imaginar.

Para essa categoria de moto é mais que necessário realizar a compra de um bom pneu, que te garanta um bom desempenho e segurança, pois já não basta você estar sujeito a se quebrar em caso de uma queda, ainda pode danificar e perder sua moto.

Para te ajudar na compra de um pneu, é interessante você entender como funciona as medidas de um pneu, estar ligado sobre os detalhes técnicos, facilitando sua vida.

Resumo sobre um pneu

Ninja 650 na estrada.
Foto: Reprodução

Cada pneu terá dimensões e características diferentes, onde um será maior ou menor, conseguirá suportar mais peso ou uma velocidade maior, dentre outras coisas, vamos pegar como exemplo o pneu 120/70 R17 58W:

De início temos o 120, esse número representa a largura do pneu de ombro a ombro em milímetros. A largura é chamada de banda de rodagem, que nesse caso é 120 mm ou 12 cm.

Temos a lateral do pneu, que fica em volta do aro da moto, ele é representado pelo 70, que é informado em porcentagem, nesse caso o perfil do pneu tem 70% de 120 mm, que é o mesmo que 120 x 0,70= 84 mm.

O 17, pode ser algumas coisas, onde o pneu pode ser radial, representado pelo R ou diagonal, onde não tem nenhuma letra que informa, isso é construção do pneu, a construção do pneu diz um pouco sobre suas capacidades, com um pneu diagonal é para veículos moderados e radiais para veículos de alto desempenho.

Ainda temos os índices do pneu, o qual é o 58W, os números irão representar os índices de carga, sendo o tanto de peso que um pneu aguenta, nesse caso 58 = 236 kg. Já as letras representam o índice de velocidade, que é a velocidade máxima suportada pelo pneu, que nesse caso W = 270 km/h. Você pode conferir a tabela completa dos índices de pneu aqui.

Etiqueta do Inmetro

A Etiqueta do Inmetro é uma boa forma de avaliação para saber se o pneu é bom ou não, grande maioria dos pneus de motos não possuem a etiqueta. Ela é similar ao dos eletrodomésticos, onde é avaliado de “A” a “G” algumas coisas, sendo elas a economia de combustível que esse combustível gera, sua aderência na água e também o nível de ruído que ele gera, medido em decibéis (dB).

A economia de combustível, por mais que seja boa, pode ser deixado de lado. Mas a aderência na pista é algo sempre importante, e o dB quando maior que 75 dB, pode acabar sendo um pouco chato e gerar muito ruído. Porém, nem tudo tem essa etiqueta, como pneus diagonais, bicicleta, militares, dentre outros, não precisam dessa métrica.

Formatos de pneus

Existem diversos tipos de pneus, além de dimensões diferentes, os pneus têm formatos diferentes, uns são mais lisos, outros mais garrudos. Cada um deles tem sua utilidade, não só isso, mas temos o formato do desenho, onde sulcos mais assimétricos geram uma pilotagem a moto, sulcos bidirecionais, com um excelente escoamento da águam mesmo em alta velocidade, dentre outros.

Melhores pneus 120/70 R17

Para você escolher o melhor pneu para a sua moto, basta pensar em uma coisa, qual o tipo de moto que você tem e qual a sua necessidade. Obviamente é uma moto de alta cilindrada, o que irá exigir pneus resistentes e que garantam uma boa pilotagem, porém tudo depende da sua necessidade, se você exige muito da moto, faça um bom investimento.

Pneu 120/70 R17 Pirelli Diablo Rosso II 58W Dianteiro

Pneu 120/70 R17 Pirelli Diablo Rosso II 58W Dianteiro.
Pneu 120/70 R17 Pirelli Diablo Rosso II 58W Dianteiro. Foto: Reprodução

Modelo desenvolvido para equipar motos esportivas, é um pneu bom para quem busca pilotar de forma rápida e segura, com a garantia da moto deitar nas curvas e ter rapidez para levantar nas saídas de curvas. Além disso, a área central do pneu garante excelente estabilidade em linha reta, mesmo em velocidades acima dos 200km/h, quando o pneu de alta qualidade faz muita diferença na pilotagem. As laterais, garantem ótima aderência em pista seca e também possuem ramificações para expulsar a água da área de contato em situação de pista molhada.

Esse pneu tem uma construção radial, sem câmara de ar, ele pesa um total de 4,52 kg. Suportando uma velocidade máxima de 270 km/h e um peso máximo de 236 kg, ele acaba saindo na casa dos R$ 800,00 de acordo com cada loja.

Pneu 120/70 R17 Maxxis MA-SP 58W Dianteiro

Pneu 120/70 R17 Maxxis MA-SP 58W Dianteiro.
Pneu 120/70 R17 Maxxis MA-SP 58W Dianteiro. Foto: Reprodução

Pneu para quem gosta de acelerar e busca um excelente desempenho, o modelo foi projetado para garantir uma excelente aderência nas curvas e máximo de estabilidade. Sua borracha possui sílica para garantir o máximo de aderência na estrada molhada, suas extremidades são macias, melhorando suas curvas e retomadas.

O modelo possui uma construção radial e sem câmara de ar, sue peso é de 4,72 kg, suportando uma velocidade máxima de 270 km/h e um peso máximo de 236 kg. Seu custo está a partir de R$ 600,00 conforme o lugar que você olhar.

Pneu 120/70 R17 Michelin Road 5 58W Dianteiro

Melhores pneus 120/70 R17 o Michelin Road 5 58W Dianteiro.
Pneu 120/70 R17 Michelin Road 5 58W Dianteiro. Foto: Reprodução

Banda de rodagem com excelente capacidade de escoamento de água e ótima aderência, além de estrutura reforçada e utilização de tecnologia de borracha dupla com uma nova geração de compostos, com capacidade superior de aderência e durabilidade. Sua construção e formato também melhoram as respostas da moto nas inclinações para curvas, transmitido com mais segurança e rapidez aos movimentos.

Pneu com construção radial e sem câmara de ar, pesa um total de 4,26 kg, suportando uma velocidade máxima de 270 km/h e um peso máximo de 236 kg. O modelo pode ser encontrado entre os R$ 900,00 a R$ 1.000,00 ,conforme as lojas que você consultar.

Quando trocar de pneu?

Tirando fatores como ele estourar ou ser danificado, tem duas coisas que você deve se antenar, uma delas é qualidade da borracha, se ela estiver ressecada já considere troca de pneu, pois além dele não funcionar bem, pode estourar e dar bolhas. E obviamente o desgaste de uso, quando os sulcos estiverem abaixo de 1,6 mm, troque ele, pois além correr risco de segurança, você pode tomar uma multa.

Como cuidar de um pneu

Você deve ter cuidados básicos, como mantê-los sempre calibrados, fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus, além de cuidados como a limpeza, apenas utilize água e sabão, produtos como o “pretinho” por mais que seja bonito, tem componentes corrosivos, que diminuem a vida útil do pneu.

Aproveite e conheça essas marcas de pneus:

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Tabelas de marcas de pneus

E você já usou algum desses pneus ou tem mais alguma recomendação interessante? Comente para nós nos comentários. Não de avaliar o artigo com as estrelas, é algo que nos ajuda demais.

Se você é um grande apreciador do mundo automobilístico, acompanhando sempre as novidades e lançamentos, conheça o site Agora Motor, onde temos diversos artigos, notícias, Tabela Fipe, dentre outras coisas.

Perguntas Frequentes

Como cuidar dos pneus da moto?

Você deve ter cuidados básicos, como mantê-los sempre calibrados, fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus, além de cuidados como a limpeza, apenas utilize água e sabão, produtos como o “pretinho” por mais que seja bonito, tem componentes corrosivos, que diminuem a vida útil do pneu.

Quando trocar de pneu?

Tirando fatores como ele estourar ou ser danificado, tem duas coisas que você deve se antenar, uma delas é qualidade da borracha, se ela estiver ressecada já considere troca de pneu, pois além dele não funcionar bem, pode estourar e dar bolhas. E obviamente o desgaste de uso, quando os sulcos estiverem abaixo de 1,6 mm, troque ele, pois além correr risco de segurança, você pode tomar uma multa.

Como escolher o melhor pneu para a moto?

Para você escolher o melhor pneu para a sua moto, basta pensar em uma coisa, qual o tipo de moto que você tem e qual a sua necessidade. Obviamente se é uma moto de alta cilindrada, o que irá exigir pneus resistentes e que garantam uma boa pilotagem, porém tudo depende da sua necessidade, se você exige muito da moto, faça um bom investimento.

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Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
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