Rodízio de pneus: o que é, quando e como fazer? Veja!
Para garantir sua segurança e prevenir futuros problemas com o veículo, você deve ficar atento a alguns detalhes, como por exemplo, realizar o rodízio de pneus corretamente, assim como mantê-los calibrados, isso aumentará a eficiência e vida útil dos mesmos. Confira a seguir, como fazer o procedimento corretamente.
O reposicionamento dos pneus é crucial, pois o desgaste ocorre de maneira diferente, não sendo simétrico e fazendo com que os pneus estejam diferentes, sendo assim, fazer o rodízio corretamente, garantirá que você atingirá a maior quilometragem possível, com muito mais segurança e estabilidade, sendo um ponto importante para assegurar maior aderência.
Carros com tração dianteira, tem as suas duas principais funções, de tração e manobras, voltadas aos pneus dianteiros, o que os desgasta muito mais.

Os veículos com tração traseira, fazem a divisão de funções de uma maneira mais fácil, onde os pneus dianteiros são responsáveis pelas manobras e os traseiros pela tração no automóvel.
Já os com tração 4X4, unem as funções de forma combinada, não sendo em apenas uma das partes, mas sim, ambas funções em todos os pneus.
Guia do Conteúdo
Quando fazer o rodízio de pneus
A frequência em que o posicionamento é feito, dependerá do modelo do veículo e o seu uso, mas em média, o correto é fazer o rodízio a cada 5 mil km, ou no máximo a cada 10 mil km, mesmo eu não haja sinais de desgaste, pois muitas vezes, os sinais se manifestam em milímetros, não sendo notados com facilidade.
Na maioria dos casos, a inspeção a olho nu, não é capaz de perceber os dados necessários, podendo não ser percebido o desgaste e a necessidade do reposicionamento, mas se os sinais estão claros, está mais que na hora de realizar o rodízio de pneus.
Tração dianteira ou traseira
A maioria dos carros brasileiros, tem tração dianteira, confira a seguir, como realizar o rodízio!
O primeiro método é conhecido como “Cruzamento Dianteiro”, onde os pneus que estão na frente, vão para trás, porém o lado em que estão, será invertido. Sendo assim, o traseiro do lado direito, será colocado no lugar do dianteiro esquerdo e o traseiro esquerdo, no lugar do dianteiro do lado direito.
Já os dois dianteiros, vão para trás, mantendo a posição que estavam na frente: dianteiro direito, no lugar do traseiro direito e o dianteiro esquerdo, na mesma posição do traseiro esquerdo.
Já no caso da tração traseira, você trocará os pneus traseiros para frente, no mesmo lado que estavam e os pneus dianteiros, vão para trás de forma cruzada.

Tração nas quatro rodas – 4X4
Os veículos que são tracionados nas quatro rodas, deverão fazer o rodízio de pneus em “X”, onde o pneu direito dianteiro, vai no lugar do pneu esquerdo traseiro e o pneu esquerdo dianteiro é substituído pelo direito traseiro.
Ressaltamos que alguns modelos, como utilitários, carros de luxo e esportivos, devem ser consultados no manual dos proprietários, antes de realizar o rodízio de pneus.
Aos automóveis que possuem diferentes medidas entre os eixos, devem ter o reposicionamento feito de forma limitada apenas a inversão em um mesmo eixo, onde o pneu esquerdo dianteiro, vai no lugar do direito dianteiro e o direito traseiro, substitui o lugar do esquerdo traseiro.
A importância de reposicionar os pneus
O rodízio dos pneus, serve de forma preventiva e não como correção, sendo assim, é necessário fazer de maneira correta com a frequência certa, para evitar futuros problemas.
Confira o que uma das maiores fabricantes de pneus tem a dizer sobre a importância do rodízio, acesse e veja mais informações no site da Bridgestone!
E aí, gostou?
Agora você sabe como realizar o rodízio dos pneus e a importância de fazer com a frequência recomendada, para evitar danos e assegurar maior vida útil. Caso ainda tenha dúvidas, comente em nossos conteúdos, para que nossa equipe do Agora Motor possa lhe ajudar! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco!
