Roubos de conversor catalítico dos EUA aumentaram mais de 1.000% em 4 anos
De acordo com um relatório recente da National Insurance Crime Bureau (NICB), os roubos de conversores catalíticos nos Estados Unidos cresceram mais de 1.000% nos últimos quatro anos. O item é uma peça do sistema de escape automotivo que contém metais valiosos, sendo alvo de ladrões que buscam vendê-los no mercado negro por centenas ou milhares de dólares.
Em 2019, foram registrados 282 casos de roubos de conversores catalíticos em todo o país. Já em 2023, esse número chegou a ultrapassar 3.000. Os estados mais afetados são a Califórnia, Texas e Flórida, e as principais vítimas são vans e caminhões comerciais que possuem conversores catalíticos maiores e mais valiosos.

Os ladrões conseguem retirar o conversor catalítico em poucos minutos, deixando poucas pistas para a polícia. Algumas empresas estão criando dispositivos de segurança para dificultar o roubo ou alertar os proprietários quando há tentativa de furto.
Guia do Conteúdo
Como se proteger?
Para evitar o roubo do conversor catalítico, é possível tomar algumas medidas preventivas:
- Estacionar em áreas bem iluminadas e movimentadas
- Instalar um dispositivo de segurança, como uma placa de proteção ou um alarme de movimento
- Gravar o número de série do conversor catalítico para ajudar a rastrear o item em caso de roubo
- Entrar em contato com a polícia imediatamente se notar algo suspeito em relação ao seu veículo ou conversor catalítico
O roubo de conversores catalíticos é um problema crescente nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Por isso, é importante que os proprietários de veículos estejam cientes do problema e tomem medidas para proteger seus carros e caminhões.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!
