O governo da Rússia anuncia apoio ao setor automotivo após queda de 84% nas vendas
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou na última semana que seu governo tome novas medidas rápidas para apoiar a indústria automobilística doméstica, que viu as vendas caírem desde a invasão da Ucrânia.
De acordo com a Associação de Empresas Europeias (AEB), as vendas de carros caíram um recorde de 83,5% em maio, em meio à queda na demanda de compradores russos e graves problemas logísticos causados pelas sanções ocidentais.
As vendas de carros novos da Rússia despencaram 84% em maio, e a indústria outrora quente sofreu isolamento.
Guia do Conteúdo
Apoio da Rússia para o setor automotivo
“Gostaria de pedir ao governo que nos diga em detalhes quais medidas rápidas está tomando para apoiar a indústria automobilística e estabilizar o mercado doméstico”, disse Putin durante uma reunião com autoridades transmitida pela televisão estatal.
Ele foi citado pela Interfax dizendo que o governo deve apresentar um plano de atualização até 1º de setembro.
O ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, disse que Moscou colocará 20,7 bilhões de rublos (US$377 milhões) este ano para apoiar a demanda de carros.
Cerca de 10,2 bilhões de rublos serão usados para reativar empréstimos para automóveis, com o restante para apoiar taxas preferenciais de arrendamento e descontos em veículos elétricos e movidos a gasolina.
“Isso deve ser implementado em um futuro próximo para estimular precisamente o mercado de produtos que são produzidos gratuitamente e podem ser fornecidos aos nossos consumidores”.
Embora a atualização de previsão para março de 2022 reflita o impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia, a atualização de abril aborda alguns dos desafios adicionais que surgiram, incluindo uma recuperação bastante lenta no fornecimento de semicondutores, o impacto de mais bloqueios do COVID-19 na China e o impacto de longo prazo nos preços das matérias-primas muito alto.
Nas últimas semanas, algumas autoridades alertaram para uma possível queda na demanda que pode exacerbar uma crise econômica que deve ser a pior em pelo menos duas décadas. Apesar de uma unidade de substituição de importações de alto nível, a indústria automobilística da Rússia continua fortemente dependente de investimentos e equipamentos estrangeiros.
A fabricante de Lada AvtoVAZ, a maior montadora da Rússia, interrompeu a produção por mais de dois meses, alegando falta de peças eletrônicas. A Renault fechou um acordo em maio para vender sua participação majoritária na AvtoVAZ para um instituto de pesquisa científica russo por uma quantia nominal de apenas 1 rublo, com opção de recompra de seis anos.

Acesse o Agora Motor e veja notícias como essa diariamente! Acesse e veja mais.
