Saiba qual é a projeção da Tesla para a degradação das baterias após 200 mil milhas

A fabricante de veículos elétricos Tesla divulgou em abril de 2023 seu relatório de impacto de 2022, no qual destaca que seus clientes evitaram a emissão de cerca de 13,4 milhões de toneladas métricas de CO2e na atmosfera. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as baterias utilizadas em carros elétricos e como elas funcionam.

Uma questão comum é a perda de capacidade das baterias Li-Ion, mesmo quando não estão sendo carregadas ou descarregadas ativamente. Essa perda rápida de capacidade é conhecida em dispositivos móveis como laptops e telefones celulares, mas as baterias Li-Ion usadas em carros elétricos são diferentes e mais duráveis.

Os veículos elétricos possuem sistemas de gerenciamento térmico que garantem operação estável em condições ótimas, prolongando sua vida útil. As baterias dos carros elétricos também têm buffers maiores, o que limita a degradação da bateria, principalmente nos limites do estado de carga. Manter o carro entre 20% e 80% do estado de carga também ajuda a estender a vida útil da bateria.

Saiba qual é a projeção da Tesla para a degradação das baterias após 200 mil milhas
Saiba qual é a projeção da Tesla para a degradação das baterias após 200 mil milhas

A Tesla tem mais experiência com baterias Li-Ion do que qualquer outro fabricante de automóveis. Com base nos dados coletados de seus veículos, a empresa calculou que a média de perda de capacidade das baterias é de apenas 12% após 200 mil milhas de uso. Isso é significativo, já que essa é a quilometragem média em que um carro é descartado nos Estados Unidos e na Europa.

É importante destacar que esses números são referentes às químicas à base de níquel usadas nos modelos mais avançados da empresa. Ainda não há dados suficientes sobre as baterias LFP, mas espera-se que elas tenham uma vida útil ainda maior. A Tesla pretende atualizar o relatório assim que houver informações suficientes coletadas da frota.

Embora a quilometragem seja um fator importante na degradação da bateria, a idade também pode afetá-la. As baterias Li-Ion se degradam mesmo quando não estão em uso e isso pode afetar os veículos com menor quilometragem. No entanto, a Tesla acredita que suas baterias podem durar toda a vida útil do veículo, o que é uma boa notícia considerando o alto custo da substituição das mesmas.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Brasil atinge marca histórica nas vendas de motos antes do fim do ano

Faltando mais de um mês para o encerramento de 2025, o mercado brasileiro de motocicletas…

Gabriel Schmoller
Notícias Usados Volkswagen 1.4 TSI que surpreendem pelo custo-benefício

A popularização dos motores turbo no Brasil transformou o modo como o público avalia desempenho,…

Gabriel Schmoller
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário