Salão de Munique deixa a desejar em 2023!

A edição de 2023 do Salão Internacional do Automóvel de Munique, também conhecido como IAA (Exposição Internacional do Automóvel em alemão), que ocorreu entre 5 e 10 de setembro deste ano, deixou muito a desejar para os entusiastas do mundo automobilístico.

Este segundo capítulo do evento, que estreou na cidade de Munique, reforçou a tendência de decadência observada em exposições automobilísticas em todo o mundo.

Anteriormente, os três eventos internacionais mais destacados eram o Salão de Frankfurt (em anos ímpares), o Salão de Genebra (anual) e o Salão de Paris (em anos pares). Entretanto, o Salão de Genebra foi cancelado, enquanto o de Paris em 2022 apresentou uma exposição insossa, carente de novidades e de marcas de peso. Além disso, o Salão de São Paulo, um dos maiores do mundo, permanece com suas portas fechadas desde 2018.

Salão de Munique 2023.
O calor foi um grande vilão no Salão de Munique de 2023. Foto: Divulgação

A abordagem conceitual do IAA de dividir a exposição em dois locais – estandes dispersos pelas praças centrais da cidade e um pavilhão principal localizado mais afastado – visava democratizar o evento. Os estandes no centro da cidade proporcionavam acesso gratuito aos visitantes, o que atraiu milhares de turistas durante a exposição.

Por outro lado, no pavilhão principal, com ingressos pagos, concentraram-se fornecedores de tecnologia, startups, acessórios e equipamentos, bem como algumas montadoras notáveis, como o Grupo VW, Renault e várias empresas chinesas lideradas pela BYD.

Apesar da tentativa de inovação com essa divisão, a ausência das principais marcas automobilísticas do mundo e seus lançamentos deixaram um grande vazio. Empresas como GM, Honda, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Suzuki, Volvo, Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot, KIA, Hyundai, Chrysler, Jaguar Land Rover e Aston Martin não estiveram presentes em Munique.

As montadoras chinesas, com destaque para a BYD, ocuparam um espaço significativo, erguendo imponentes estandes tanto no pavilhão principal quanto em uma das praças centrais da cidade.

IAA Salão de Munique 2023.
O IAA resolveu inovar com feiras ao ar livre. Foto: Divulgação

No pavilhão principal, profissionais da indústria, fornecedores, técnicos, engenheiros e executivos puderam conferir as últimas inovações no mercado automobilístico. Entre os destaques, encontrava-se o sucessor elétrico do Golf da VW, denominado ID GTI Concept, programado para breve lançamento no mercado brasileiro.

Adicionalmente, o novo Passat terá versões elétricas (ID-7) e híbridas. A Seat (agora chamada Cupra) apresentou modelos esportivos impressionantes, como o Tavascan e o Urban Rebel. Na Audi, o conceito Q6 e-tron cativou a atenção dos visitantes, enquanto a Porsche revelou o Mission X, inspirado nos modelos vitoriosos da marca nas pistas.

Outras montadoras também participaram do evento. A BMW trouxe o Neue Klasse (um conceito de sedã), juntamente com os novos Série 5 e i5. A Opel, como a única representante da Stellantis presente em Munique, exibiu três veículos: um intrigante conceito elétrico chamado Experimental, uma perua elétrica chamada Astra Sports Tourer e um compacto urbano, o Opel Corsa Electric. A Renault, francesa, apresentou o Scenic E-Tech, um SUV cupê híbrido com 200 cv de potência.

Marcas chinesas marcaram presença marcante no evento, com a BYD à frente, mostrando diversos modelos elétricos destinados ao mercado europeu, incluindo o Dolphin, o novo Seal U, o Atto3, Hang e Tang. A Denza, uma marca premium criada em parceria com a Mercedes-Benz, também se destacou. Outras marcas chinesas representadas incluíram MG, Forthing, Seres e Avatr (resultado da colaboração entre a Huawei e a CATL).

Apesar das declarações de sucesso por parte dos organizadores do evento, que estimaram a presença de mais de 500 mil visitantes, a quantidade de ingressos pagos vendidos para o pavilhão principal não foi divulgada, o que poderia proporcionar uma visão mais precisa do verdadeiro interesse do público na exposição. Além disso, a ausência de marcas de peso e de inovações sugere que o IAA Mobilidade 2023 pode ser considerado um fracasso.

Não perca a chance de ficar atualizado sobre os lançamentos e novidades do mercado automobilístico! O blog Agora Motor oferece conteúdos e notícias diárias, além de uma Tabela Fipe para conferir os preços dos veículos. Acesse agora mesmo e fique por dentro!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Saveiro fica até R$ 25 mil mais barata para empresas

A Volkswagen atualizou os preços da Saveiro em outubro, mas manteve condições especiais para empresas…

Gabriel Schmoller
Notícias O verdadeiro custo de ter um Volkswagen Nivus em 2025 vai te surpreender

O Volkswagen Nivus continua entre os SUVs mais desejados do país, unindo estilo esportivo e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota surpreende e anuncia bateria que promete até 1.200 km de autonomia

A Toyota está prestes a dar um salto histórico na eletrificação automotiva. A marca japonesa…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada Freedom 2026: preço, consumo e ficha técnica completa

A Strada 2026 mantém o motor 1.3 Firefly, bom consumo e equipamentos completos na versão…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário