O que está acontecendo com os sedãs no Brasil? O líder surpreendeu em maio

Enquanto o mercado automotivo brasileiro continua focado nos SUVs, um movimento silencioso (e poderoso) está acontecendo no universo dos sedãs. Maio de 2025 trouxe viradas inesperadas e uma nova liderança que ninguém previa com tanta força: o Hyundai HB20S, um veterano da categoria, disparou nas vendas e conquistou o topo pela primeira vez no ano.

Esse crescimento inesperado dos sedãs compactos mostra que o segmento — apesar de pressionado por SUVs e picapes — ainda tem poder de fogo, e mais: há espaço para surpresa. Dados da Fenabrave mostram que os sedãs representaram 10,5% dos 214.383 veículos vendidos no mês, somando 22.506 unidades emplacadas. Isso marca uma alta de quase 3% em relação a maio do ano passado, o que reacende o interesse no segmento.

Agora, vamos destrinchar os números por categoria e entender por que o HB20S brilhou, como os outros modelos se saíram e quais os próximos capítulos dessa disputa entre os sedãs no Brasil.

Sedãs Compactos: HB20S surpreende, Onix Plus perde força, e Virtus se aproxima

O grande destaque de maio foi, sem dúvida, o Hyundai HB20S. Com 4.421 unidades emplacadas, ele superou o Onix Plus, tradicional líder da categoria, que ficou com 3.924 unidades. Essa é a primeira liderança do HB20S desde novembro de 2024, e ela se deu graças a um crescimento expressivo de mais de 40% em 12 meses.

Novo Hyundai HB20S 2025 cinza fazendo uma curva.
Foto: Divulgação

Por outro lado, o Chevrolet Onix Plus viveu seu pior momento do ano até aqui, com uma queda de quase 30% nas vendas em relação a maio de 2024. Isso acontece justamente quando o modelo se prepara para uma reestilização, o que pode estar deixando o consumidor em compasso de espera.

O terceiro colocado foi o Volkswagen Virtus, com 3.317 unidades — o suficiente para colocá-lo como vice-líder no acumulado de 2025. O sedã da VW teve um crescimento de mais de 60% em comparação com maio de 2024, o que mostra que seu bom desempenho não é um acaso.

Outros destaques da categoria:

  • Fiat Cronos: Quarto lugar com 2.677 unidades, mas ainda enfrenta dificuldades. É o quarto mês seguido abaixo da marca de 3 mil carros vendidos, e acumula uma queda de 23% no comparativo anual.
  • Honda City: Apesar de modesto, o desempenho de 1.301 unidades representa uma alta de quase 23% em relação ao ano passado.
  • Nissan Versa: Com apenas 562 unidades vendidas, vive seu pior mês desde fevereiro de 2023. A queda no interesse pelo modelo é visível.
  • Toyota Yaris Sedan: Outro modelo que despenca — foram apenas 266 unidades, o que significa uma queda de mais de 80% comparado a maio de 2024.
  • Renault Logan: Praticamente fora de cena, com apenas 2 emplacamentos no mês. O modelo já está praticamente descontinuado.

Sedãs Médios: Corolla reina absoluto, mas o BYD King ameaça (de longe)

Entre os sedãs médios, o reinado do Toyota Corolla segue sólido como concreto. Com 3.234 unidades vendidas em maio, ele representou mais de 66% de participação na categoria. Isso marca um crescimento de quase 35% em comparação ao mesmo mês do ano passado, consolidando o modelo japonês como a escolha dominante entre os médios.

BYD king

Mas há movimentações interessantes logo atrás. O BYD King, lançado há poucos meses, caiu bastante em relação a abril — foram 803 unidades, uma queda de quase 50% —, mas ainda assim figura como vice-líder no acumulado do ano. Para um modelo recém-chegado, esse desempenho é notável.

A terceira colocação ficou com o Nissan Sentra, que parece ter tirado proveito de promoções pontuais em concessionárias. O modelo vendeu 538 unidades, seu melhor desempenho em 2025, e uma alta de mais de 60% em relação a abril.

Na rabeira da categoria, temos:

  • Caoa Chery Arrizo 6: Com 201 unidades, teve um salto interessante — alta de mais de 80% em um mês.
  • VW Jetta: Apenas 55 unidades, caindo mais de 30% em relação a abril.
  • Honda Civic: Vive um apagão nas vendas, com apenas 33 emplacamentos.
  • Chevrolet Cruze: Com 1 unidade vendida, é um modelo praticamente fora do mercado nacional.

Sedãs Grandes: Honda Accord reina sozinho — literalmente

O segmento de sedãs grandes praticamente não existe mais em volume no Brasil. O único nome que realmente aparece com alguma expressão é o Honda Accord, que vendeu 16 unidades em maio. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para garantir 100% do mercado da categoria.

Foto frontal de um Honda Accord branco 2023
O Honda Accord 2023, apresenta um visual esportivo, elegante, sofisticado e bem atraente. Foto: Divulgação.

O número também representa uma queda em relação a abril (quando vendeu 27 unidades), mas a baixa competitividade nesse segmento faz com que o Accord continue absoluto. A categoria vive uma espécie de hibernação, à espera de possíveis renascimentos — ou da confirmação do fim.

Sedãs Médios Premium: BMW Série 3 sente a pressão do BYD Seal

Agora chegamos à categoria que talvez tenha oferecido o embate mais emocionante do mês: os sedãs médios premium. E aqui, pela primeira vez em muito tempo, o BMW Série 3 foi ameaçado seriamente em sua liderança histórica.

BMW Série 3 2025

O modelo alemão vendeu 424 unidades em maio, número sólido, mas que já não é mais tão isolado. Isso porque o BYD Seal conseguiu 388 emplacamentos, o que representa um crescimento de 106% em relação a abril. Ou seja, o modelo chinês está encostando no topo.

Outros destaques da categoria incluem:

  • Mercedes-Benz Classe C: Com 123 unidades, caiu 17% em comparação ao mês anterior.
  • Mercedes CLA 200: Cresceu bem, com 76 unidades — um salto de quase 77%.
  • Audi A3 Sedan: Vendeu 47 carros, com crescimento tímido, mas constante.
  • Audi A4 e A5: Em forte queda. O A4 vendeu apenas 14 unidades; o A5, só 7.
  • BMW Série 2 Gran Coupé: Com apenas 2 carros vendidos, aparece como coadjuvante.

Apesar da liderança continuar nas mãos da BMW, o movimento do BYD Seal mostra que o segmento premium está prestes a mudar.

Sedãs Grandes Premium: Porsche Panamera mantém a coroa, mas Lexus e BMW crescem

Na ponta mais exclusiva do mercado, os sedãs grandes premium também apresentaram mudanças interessantes. O Porsche Panamera, com 27 unidades vendidas, garantiu sua quinta liderança consecutiva, mesmo com uma queda de 47% em relação a abril.

Porsche Panamera na estrada.
Foto: Reprodução/Porsche

Quem se destacou neste mês foi o Lexus ES, com 17 unidades, dobrando suas vendas de maio de 2024. Logo atrás, aparece o BMW Série 5, com 16 emplacamentos — resultado que o coloca firmemente na disputa pela vice-liderança no acumulado.

Outros nomes da elite automotiva:

  • Mercedes-Benz Classe E: Caiu para 8 unidades.
  • Zeekr 001: Vendeu 4 veículos, ainda sem grande impacto.
  • Mercedes Classe S e Porsche Taycan: Venderam apenas 1 unidade cada, mostrando um encolhimento significativo em relação a seus tempos de glória.

O que esses números revelam sobre o futuro dos sedãs no Brasil?

Mesmo com SUVs dominando o cenário automotivo brasileiro, os sedãs ainda resistem — e em alguns casos, surpreendem. O mês de maio de 2025 provou que a categoria compacta ainda tem gás, que o Corolla segue intocável entre os médios, e que os sedãs premium estão cada vez mais disputados, com marcas chinesas invadindo o espaço antes reservado aos europeus.

Se os próximos meses seguirem essa tendência, podemos ver novas lideranças surgindo, marcas se reinventando e, quem sabe, um retorno de interesse mais forte pelos três-volumes no país.

E para você? O que esses dados dizem? É hora de olhar para os sedãs com outros olhos? Ou os SUVs continuam sendo a melhor pedida?

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário