O Segredo da Nissan: Novo Kicks Pode Ser Só o Começo de Algo Muito Maior!
Você pode até achar que o novo Nissan Kicks brasileiro é “apenas mais uma geração” do SUV compacto que já conhecemos, mas a realidade vai muito além disso. O que está por trás da produção nacional do novo modelo pode ser a jogada mais estratégica da Nissan nos últimos anos. Um movimento que não só reposiciona o Kicks no mercado, como também abre as portas para a chegada de um novo SUV maior – um concorrente direto de pesos-pesados como Jeep Compass, Corolla Cross, VW Taos e outros nomes de respeito no segmento.
Neste artigo, você vai entender:
- O que muda na nova geração do Kicks nacional
- O que esperar do SUV maior que está por vir
- Por que a Nissan está deixando de lado os sedãs
- Como a estratégia de exportação pode mudar o jogo
- E o que isso tudo significa para o mercado brasileiro de SUVs
Segura esse volante e vem com a gente!
Guia do Conteúdo
🇧🇷 Produção confirmada no Brasil: o novo Kicks é só o começo
A fábrica da Nissan em Resende (RJ) será responsável por produzir a nova geração do Nissan Kicks. A montadora já confirmou a informação oficialmente e, segundo fontes ligadas ao setor, esse investimento vai muito além do lançamento de um novo modelo.
Para entender o peso dessa decisão, é importante lembrar que a Nissan tem enfrentado uma certa instabilidade no Brasil nos últimos anos. Embora conte com modelos confiáveis, como Versa e Sentra, é o Kicks quem realmente segura a onda em termos de vendas. Por isso, faz sentido que a marca aposte alto na evolução do seu campeão de vendas – e que use essa nova fase como trampolim para voos mais altos.

Duas gerações convivendo juntas?
Sim, você não leu errado. A Nissan não vai “matar” a geração atual do Kicks de imediato. Pelo contrário: ela será mantida em linha com o nome Kicks Play, para diferenciá-la da nova versão. Essa tática já foi usada por outras marcas (como a Fiat com Argo e Argo Drive, por exemplo) e tem um objetivo claro: atacar diferentes faixas de preço e manter a base de clientes atual sem assustar ninguém com reajustes bruscos.
Segmento aquecido, concorrência pesada
A estratégia é clara: reforçar sua presença no segmento de SUVs. Isso porque, enquanto seus sedãs Versa e Sentra lutam para se manter relevantes num mercado que prefere veículos mais altos e espaçosos, o segmento de SUVs só cresce.
E a Nissan está atenta a esse movimento. Ela sabe que seu foco precisa estar nesse tipo de veículo – onde o retorno é maior e a demanda, mais constante.
Mas o verdadeiro plano é ainda mais ambicioso
O novo Kicks é apenas a ponta do iceberg. O projeto de longo prazo da Nissan inclui a produção de um segundo SUV, maior e mais sofisticado, com lançamento previsto para 2027.
Embora a marca ainda não tenha revelado o nome ou detalhes oficiais do modelo, a imprensa especializada já especula bastante. E o que se sabe até agora é:
- Ele será posicionado acima do Kicks
- Vai disputar mercado com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Chery Tiggo 7 e outros SUV médios
- Terá chances reais de roubar vendas desses rivais, especialmente se vier com preço competitivo
A ideia da Nissan é clara: usar o Kicks como “chave de entrada” para uma nova fase no Brasil, que inclui não só renovação de portfólio, mas posicionamento em segmentos superiores – algo que, hoje, a marca ainda não explora totalmente por aqui.

Aposta em exportação e fim da produção na Argentina
Outro ponto que escancara a reestruturação estratégica da Nissan é a decisão de encerrar a produção de veículos na Argentina até o fim de 2026. A fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, atualmente é responsável por modelos como a picape Frontier, que também terá sua produção transferida para o México.
Com isso, a fábrica de Resende se tornará um polo estratégico para exportação. A nova geração do Kicks, assim como o futuro SUV médio, serão exportados para mais de 19 países da América Latina. Isso representa um passo importante para tornar a produção brasileira mais sustentável financeiramente e aumentar a relevância da planta fluminense no mapa global da marca.
O que já sabemos sobre a nova geração do Kicks nacional
Enquanto o novo SUV médio ainda é um mistério, o Kicks 2025 nacional já tem algumas cartas na mesa. E, como esperado, a principal novidade está sob o capô.
Motorização: adeus ao aspirado?
Por aqui, o novo Kicks será equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv, o mesmo que estreou recentemente no Renault Kardian. Esse propulsor substitui o antigo 1.6 aspirado e deve oferecer mais torque, melhor resposta e consumo otimizado.
Vale lembrar que a Renault e a Nissan fazem parte da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, então o compartilhamento de motores entre os modelos das marcas é cada vez mais comum.
Nos Estados Unidos, o Kicks vendido por lá (produzido no México) utiliza um motor 2.0 aspirado. Porém, como o foco da versão nacional é manter preços competitivos, a opção pelo 1.0 turbo faz mais sentido.
O que esperar do futuro SUV médio?
Ainda sem nome, sem imagens e sem ficha técnica oficial, o próximo SUV da Nissan segue envolto em especulações. Mas algumas coisas já parecem certas:
- Vai usar a mesma base da nova geração do Kicks
- Deve herdar o motor 2.0 aspirado utilizado na versão americana
- Terá foco em conforto, espaço interno e tecnologia
- Pode contar com versões híbridas ou eletrificadas em algum momento, seguindo a tendência do mercado
Se chegar com um bom pacote de equipamentos, conectividade de ponta e uma estratégia de preço inteligente, pode ser um forte concorrente no segmento de SUVs médios, que cresce ano após ano no Brasil.
E os sedãs da marca?
Com o crescimento dos SUVs e o sucesso consolidado do Kicks, a Nissan deve reduzir ainda mais os esforços com sedãs. Modelos como o Versa e o Sentra continuam no portfólio, mas sem grandes expectativas de renovação ou destaque no futuro próximo.
O que isso indica? Que o foco total da Nissan nos próximos anos será SUV e crossover. E com razão: é o que o consumidor brasileiro quer – e onde estão as maiores margens de lucro hoje.
Como isso afeta o mercado automotivo?
A Nissan está longe de ser uma das marcas líderes no Brasil, mas com essa nova estratégia, ela se posiciona para um crescimento sustentável e com mais foco.
- A manutenção do Kicks atual como versão mais barata (Kicks Play) pode segurar vendas de entrada
- A nova geração do Kicks, com mais tecnologia e motor moderno, pode roubar clientes de modelos como VW Nivus e Fiat Pulse
- O futuro SUV médio tem potencial de disputar diretamente com Compass e Corolla Cross, incomodando gigantes
Se a marca acertar nos preços e na qualidade, pode finalmente conquistar um espaço maior e mais competitivo no mercado brasileiro.🏁 Conclusão: O Kicks é só o começo da nova fase da Nissan no Brasil
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O anúncio da produção do novo Kicks nacional não é apenas o lançamento de uma nova geração, mas sim o primeiro passo de um plano ambicioso da Nissan para renovar sua atuação no Brasil e América Latina.
Com a promessa de um SUV médio vindo por aí, fim da produção na Argentina, exportações para 19 países e foco total no segmento que mais cresce, a marca japonesa parece estar pronta para virar a página e entrar com força em uma nova fase – mais moderna, mais estratégica e mais conectada com o que o consumidor procura hoje.

Agora é aguardar para ver se a Nissan vai conseguir entregar tudo isso com o equilíbrio certo entre custo, conteúdo e desempenho.
Mas uma coisa é certa: o futuro da Nissan por aqui tem cada vez mais cara de SUV. E, se depender do novo Kicks, esse futuro pode ser promissor.

 
							 
							 
							 
							