Seguro cobre sinistro de carro particular com adesivos de política? Por essa você não esperava…
A partir do dia 16 de agosto, foi liberado legalmente as campanhas para partidos e políticos no Brasil, e é claro que os carros com adesivos de campanha, começaram a pipocar no mercado, aparecendo assim, um atrás do outro nas ruas das cidades. Mas e o seguro, ele cobre estes modelos que estão em risco eminente nas estradas? Confira agora!
No momento, nós estamos em meio a um movimentado período eleitoral, e muitos carros estão recebendo adesivos em pró de partidos políticos e candidatos também. Entretanto, todos estes carros particulares que estão sendo adesivados, que possuam contrato de seguro auto ativo, perdem a sua função logo depois de estarem fazendo a sua propaganda política, sim a cobertura do seguro securitária é perdida.
Conforme explicada pelo sócio-diretor da Touareg Seguros, André Carvalho Augusto, pelo fato de poucas pessoas terem conhecimento de tal detalhe contratual, o prejuízo, caso ocorra qualquer sinistro, aca ficando por responsabilidade total do dono do carro.

Augusto Explica um pouco melhor o seguinte “Já faz um bom tempo que as seguradoras estão se negando a realizar o pagamento de indenizações, pois ao se fazer a apólice, o veículo está com o perfil ‘particular’. A partir do momento em que a pessoa o adesiva e passa a fazer propaganda eleitoral, esse perfil deixa de existir”. Assim entendemos que o carro possui utilidades civis, para trabalhar, sair, estudar etc. A partir do momento que o carro é utilizado para um finalidade de companha ou outra, ele perde o sentido que lhe foi especificado no contrato securitário.
O especialista da Touareg ainda explica que “As seguradoras levam em conta que aumentou a circulação de carros, a quilometragem rodada por dia, o risco de colisão e até mesmo furtos, pois a pessoa começa a ir para lugares que, até então, não faziam parte do seu cotidiano”. Para evitar o problema o proprietário do seguro, deve pedir o endosso para a seguradora, para assim alterar apólice do seguro, colocando a cobertura do carro sob tais circunstâncias.
Guia do Conteúdo
Outros adesivos
E neste sentido, não apenas os adesivos de propagandas e campanhas políticas que ficam restritos ao seguro, mas sim qualquer tipo de plotagem ou adesivos que remetam ao uso comercial ou publicitário do carro. Quando o dono contrata o seguro, ele deve omitir que o carro será utilizado para uso comercial, no caso ele está concordando implicitamente que não haverá cobertura de possíveis danos, caso o modelo esteja sendo utilizado para esse fim comercial.
O especialista da Toureg ainda afirma que se você for adesivar o seu veículo, seja lá para qual função pretendida, você deve dar atenção extrema para encontrar um corretor de seguros que possa lhe auxiliar no processo de contratação de seguros.
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico, veja também a nossa página da Tabela FIPE! Lá nós possuímos todos os tipos de carros, motos e caminhões com preços médios praticados no Brasil.
