Será que é hora de comprar um carro elétrico?
Se está pensando em comprar um carro elétrico, saiba que há modelos que variam de R$ 150 mil a quase R$ 2 milhões. Neste quesito, os mais cobiçados são o Renault Kwid E-Tech e o Mercedes-AMG EQS 53, um modelo urbano e econômico e um modelo luxuoso e esportivo, respectivamente. Venha saber tudo o que precisa para comprar um carro elétrico!
Guia do Conteúdo
Saiba aqui se vale a pena comprar um carro elétrico!
Os SUVs estão cada vez mais em alta e se destacam no mercado automobilístico brasileiro. Recentemente, novos modelos foram lançados, como o Chevrolet Bolt EUV e o Peugeot e-2008, e outros estão por vir, com algumas marcas tentando inovar na fórmula SUV, se aproximando de cupês ou até mesmo de sedãs.

Um exemplo disso é o esquisitão Citroën ë-C4 X, que acabou de ter sua patente registrada no Brasil. Além disso, o Hyundai Ioniq 6 surge como opção sedã-cupê ao irmão Ioniq 5, fugindo da tendência dos SUVs.
Para comprar um carro elétrico, existe alguma preferência?
A preferência por SUVs também ajudou a levar o Volvo XC40 ao topo do ranking de vendas de elétricos. E é ele que o BYD Yuan Plus, novo modelo da maior fabricante global de elétricos, desafia no comparativo desta edição – e eles já têm preços mais próximos de similares a combustão.
Mas, é hora de comprar um carro elétrico?
Para decidir se já é viável comprar um carro elétrico, é necessário levar em conta diversos fatores. Um deles é a possibilidade de aumento de preços no segundo semestre, devido à retomada do Imposto de Importação para carros elétricos. Isso pode levar muitos consumidores a decidirem pela compra imediata, antes que os preços aumentem.

Porém, os fabricantes afirmam que a tendência é que os carros elétricos fiquem cada vez mais baratos, com o aumento da produção e o desenvolvimento de novas tecnologias. A velocidade desse processo, no entanto, ainda é incerta.
Quais os problemas no Brasil ao se comprar um carro elétrico?
No Brasil, o maior problema para quem deseja adquirir um carro elétrico ainda é a infraestrutura. É possível utilizá-lo apenas na cidade, desde que se tenha um carregador em casa ou em locais que ofereçam suporte para veículos elétricos.
Carregar na rua é impraticável, já que é difícil encontrar eletropostos disponíveis e gratuitos, o que pode gerar filas que demoram horas. Além disso, se o carregamento não for gratuito, o custo pode se aproximar do valor de circulação de um carro a combustão, o que inviabiliza a compra.
Sobre os números e a demanda de se comprar um carro elétrico
O número de carros elétricos circulando nas ruas tem aumentado cada vez mais, mas a infraestrutura de carregamento ainda não acompanhou esse crescimento. Os eletropostos, muitas vezes, não são suficientes para atender a demanda, e os carregadores presentes em supermercados e shoppings, quando existem, são pouco eficientes e muitas vezes estão abandonados.
A maioria desses carregadores possui apenas 7,2 kW de potência, o que é adequado para quem pode deixar o carro plugado a noite inteira, mas não é útil durante uma rápida parada para compras. É necessário que haja um investimento em infraestrutura para que os carros elétricos possam ser uma opção viável para a maioria dos motoristas.
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Se vê que o autor não tem carro elétrico e não está atualizado.
Esse papo conservador não leva a lugar algum. Hoje é possível ir de Montevideo até Belém de carro elétrico. Pouco?
Só pode usar na cidade?
Sim, os carregadores poderiam ser mais rápidos e mais numerosos em média. Mas eu nunca peguei fila de horas como mencionado, e nas estradas já se encontram muitos carregadores rápidos DC: 80% em 30 minutos.