Sistema autônomo do Mustang Mach-E 2023 é uma assinatura mensal de £ 17,99
A Ford é a primeira montadora de automóveis a oferecer o sistema de condução semi-autônoma em 2300 milhas de autoestradas no Reino Unido, tornando-se o primeiro país europeu a permitir essa tecnologia.
O BlueCruise é uma assinatura mensal que custa £17,99, em reais são R$ 96,89, e está disponível para o modelo 2023 do Ford Mustang Mach-E, permitindo que os motoristas retirem as mãos do volante enquanto o carro se move sozinho em áreas designadas e predefinidas chamadas “blue zones”, que incluem as autoestradas M25 e M40. A tecnologia foi aprovada pelo Departamento de Transporte do Reino Unido.
Quanto à autonomia, o BlueCruise funciona no nível dois-plus, complementando o controle inteligente de cruzeiro adaptativo (IACC) atual da Ford e será ativado quando os motoristas entrarem nas zonas azuis com o IACC ativo. O sistema alertará os motoristas quando eles puderem retirar as mãos do volante. O BlueCruise ajustará a velocidade com base em outros veículos, desacelerará com o tráfego e ajustará a velocidade de acordo com as placas de sinalização.

Guia do Conteúdo
BlueCruise: Tecnologia avançada para uma condução mais segura
Além disso, essa nova tecnologia tem assistência preditiva de velocidade ao se aproximar de curvas fechadas e posicionamento leve “semelhante ao humano” que se afasta “sutilmente” dos veículos maiores – como caminhões – nas faixas adjacentes, assim como os motoristas costumam fazer intuitivamente. Diferentemente da versão americana da tecnologia, a BlueCruise do Reino Unido precisará de contribuição do motorista para mudar de faixa.
No entanto, é importante lembrar que a atenção do motorista ainda é necessária e a tecnologia é rotulada como “mãos-livres, olhos abertos”, já que não se trata de um nível três totalmente autônomo, no qual o carro pode assumir completamente em certas situações. Uma câmera infravermelha direcionada ao rosto do motorista monitora os níveis de concentração dos condutores e desligará o modo de condução automática – e até mesmo parará gradualmente o carro – se o motorista não responder aos alertas quando o carro acredita que estão distraídos.
É importante destacar que existem diferenças entre a BlueCruise da Ford e o Autopilot semi-autônomo da Tesla (disponível nos Estados Unidos e em outros países fora da Europa), já que a Ford inclui mais sistemas de segurança, como rastreador ocular e limitação das estradas nas quais a tecnologia pode ser usada.
Acredita-se que essa nova tecnologia possa alterar significativamente as viagens diárias dos motoristas no Reino Unido. No entanto, é sempre importante lembrar que a segurança continua sendo uma prioridade máxima e que os motoristas devem permanecer conscientes e atentos às estradas durante toda a viagem.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!