CEO da Stellantis afirma que proibição de motores de combustão é precipitada (e prejudicial pro meio ambiente)
O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, alertou que a União Europeia pode estar sendo precipitada ao considerar a proibição de motores de combustão interna até 2035 e que a substituição total por veículos elétricos (EV) pode ser inviável devido à falta de lítio no planeta.
Tavares destacou a necessidade de distinguir entre a legislação de veículos com emissão zero e uma proibição absoluta da combustão. Ele observou que, se toda a Europa e certos estados dos EUA proibirem toda a combustão, os EVs se tornarão ainda mais caros, já que atualmente custam 40% a mais do que os carros ICE comparáveis.

Uma alternativa à proibição da combustão é exigir que todo novo veículo tenha pelo menos 30 ou até 50 milhas de alcance de emissões zero. Um veículo elétrico com bateria completa atenderia a esse requisito, mas um híbrido plug-in muito mais acessível também o faria. Segundo Tavares, um veículo totalmente elétrico com uma pequena bateria de íons de lítio e um extensor de alcance a gasolina pode ser uma solução ainda mais eficiente.
Tavares também alertou que a concentração da mineração do lítio pode criar outras questões geopolíticas, já que os países mais ricos e os motoristas mais ricos desses países estão monopolizando o suprimento. Ele sugeriu que muitos países poderiam acelerar a exigência de veículos com emissão zero para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, o que poderia ser mais significativo do que um punhado de países ricos banindo toda a combustão.
A Alemanha votou contra a proibição da combustão conforme está escrita, argumentando que a lei precisava fazer concessões para futuros combustíveis “verdes”. Tavares deixou a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis e agitou a forma como a indústria lida com relações-públicas, realizando um painel sobre o futuro da mobilidade. Stellantis é uma fusão de 12 fabricantes de automóveis, incluindo Ram, Jeep, Chrysler e Dodge.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!