SUV a preferência dos brasileiros, veja origem do modelo!
A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle, ou simplesmente Sports Utility Vehicle. Este “esporte” pode ser usado para o desempenho ou design de determinados modelos, mas a verdade é que os SUVs são historicamente projetados para força bruta e situações off-road, muito diferente do que acontece hoje, por exemplo, quando vemos o mundo Malls em todos os lugares estão cheios deles.
Os utilitários esportivos geralmente são carros grandes com boa distância ao solo, o que os ajuda a manobrar em terrenos difíceis, como trilhas ou ruas urbanas irregulares. Além disso, seu espaço interno mais favorável atende famílias maiores que precisam de mais conforto em suas atividades diárias. Alguns modelos maiores têm até um belo porta-malas.
Guia do Conteúdo
De onde vem o termo SUV?
A palavra SUV (Sport Utility Vehicle) vem da sigla em inglês Suburban Vehicle. Existem algumas histórias diferentes sobre as origens, mas o consenso é que o veículo foi criado por fazendeiros, soldados e outros profissionais que precisavam de um carro citadino, mas era versátil o suficiente para rodar em terrenos mais acidentados na estrada, e costumava transportar algum tipo de carga no porta-malas. Introduzido em 1970, o Range Rover foi anunciado como o primeiro SUV moderno.
Este é um veículo luxuoso, confortável e versátil. Apesar dos carros britânicos, os carros se tornaram populares nos EUA, mas países como Canadá, Índia e Austrália também se juntaram a eles, especialmente no final dos anos 90 e início dos anos 2000.
Os SUVs atraíram a atenção das famílias devido à altura do passeio e à segurança do motorista. Como resultado, os carros foram rapidamente substituídos por minivans, especialmente devido aos preços frequentemente mais baixos.
E o Design do modelo, como é?
Normalmente, os designs de SUVs seguem um padrão: rodas grandes e quadros grandes e robustos. Os motoristas geralmente são altos. Pouco a pouco, os designs dos SUVs mudaram ao longo dos anos: tornaram-se mais aerodinâmicos e modificados para tornar o carro melhor para as cidades do que para outros terrenos.
Como resultado, quase todos os veículos desta categoria têm quatro portas – duas portas eram comuns até o início dos anos 1990.

Preferência Nacional
A preferência por SUVs, incluindo crossovers, fica clara pelos números. Considerando os números de 2017, e comparando esses números com os anos anteriores, não parece que os aumentos de preços dos modelos desse segmento estejam impedindo alguém que pense em ter um na garagem.
Por exemplo, em 2020, o segmento de SUVs representou 32,70% das vendas, tornando-se pela primeira vez o maior segmento de vendas no Brasil. Antes, ficava atrás dos hatches menores (Onix, HB20 etc.), que representavam 29,45% das vendas em 2020, e desta vez a concessionária ficou em primeiro lugar.
Veja todas as novidades e atualizações do mundo dos motores. Acesse o Agora Motor e fique por dentro de todas as atualizações.
