SUV Automático da VW por Menos de R$ 120 Mil? É Real!

A Volkswagen está preparando uma grande jogada para o mercado brasileiro de SUVs compactos em 2026. E essa movimentação promete chacoalhar o segmento: a marca irá preencher o “vazio” entre duas versões do VW Tera — o novo SUV da fabricante — com uma nova opção automática que deve custar abaixo dos R$ 120 mil.

Pode parecer apenas mais uma versão, mas a decisão tem implicações importantes, especialmente para o público que busca conforto de um câmbio automático sem pagar caro. Além disso, essa versão poderá atender diretamente ao mercado PcD (Pessoa com Deficiência), que tem crescido significativamente em importância para as fabricantes.

Volkswagen Tera.
Foto: Divulgação/ Vokswagen

Se você estava pensando em comprar um SUV em 2025 ou 2026, esta nova versão do VW Tera pode ser a melhor relação custo-benefício da categoria. Continue lendo e descubra por que esse lançamento pode ser o próximo sucesso da Volks — e talvez, o seu próximo carro.

Você Pode Perder a CNH por Dívida? Descubra Já!

Uma lacuna que precisava ser preenchida

Com os preços atuais do VW Tera, nota-se uma diferença significativa entre as versões de entrada e intermediárias. Hoje, a versão 170 TSI custa R$ 116.990, enquanto a versão Comfort salta para R$ 126.990. Esse intervalo de R$ 10 mil deixava um espaço mal explorado, especialmente para quem busca um SUV com câmbio automático e não quer ultrapassar a barreira dos R$ 120 mil.

E foi exatamente aí que a Volkswagen decidiu agir. A nova configuração que está sendo preparada — ainda sem nome definido oficialmente, mas podendo ser batizada como 170 TSI AT ou até mesmo Sense, como ocorre em outros modelos da marca — virá com câmbio automático de seis marchas, posicionado justamente para atuar nesse “meio-termo”.

Qual o público-alvo?

Embora a nova versão seja atraente para qualquer consumidor que busca mais conforto ao dirigir, é impossível ignorar que a Volkswagen está mirando diretamente no público PcD. O preço abaixo de R$ 120 mil é estrategicamente pensado para se enquadrar nas exigências desse público, que conta com isenções de impostos na compra de veículos.

E essa é uma jogada inteligente. Afinal, o Tera é um SUV moderno, com visual robusto e recheado de tecnologia, e pode se tornar uma excelente opção para quem quer um carro prático, confortável e seguro, sem sair da faixa de valores permitida para o segmento PcD.

O que vai mudar (e o que vai permanecer) na nova versão automática?

De acordo com as informações já confirmadas, a nova versão automática do Tera vai manter o motor 1.0 TSI Flex, o mesmo que já equipa outras versões do modelo. Esse propulsor entrega:

  • 116 cv com etanol
  • 109 cv com gasolina
  • Torque de 16,8 kgfm
  • Disponível entre 1.750 rpm e 4.500 rpm
  • Combinado a um câmbio automático de seis marchas

É um conjunto mecânico bastante conhecido, já usado com sucesso em outros modelos como o T-Cross e o Nivus, que oferece desempenho satisfatório com ótima eficiência no consumo, ideal para o uso urbano e também confortável em viagens.

Equipamentos e conforto: o que esperar?

A nova configuração deverá seguir o mesmo padrão da versão TSI, ou seja, manter uma lista generosa de itens de série. A intenção da Volkswagen é entregar um carro completo, mesmo sendo uma opção mais acessível.

Volkswagen Tera.
Foto: Divulgação/ Vokswagen

Confira alguns dos principais equipamentos esperados:

  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica
  • Vidros elétricos nas quatro portas com função “one touch”
  • Travas elétricas
  • Painel de instrumentos digital de 8”
  • Sistema multimídia VW Play com tela flutuante de 10,1”
  • Conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Volante multifuncional com revestimento sintético
  • Espelhos retrovisores com ajuste elétrico e função “tilt down”
  • Faróis de LED com luz diurna integrada
  • Lanternas traseiras em LED
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Rodas de aço de 16” com pneus 205/60 R16
  • Rack de teto longitudinal
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Iluminação no porta-malas
  • Alarme antifurto com comando remoto (keyless)

Mesmo sendo uma versão “mais barata”, a expectativa é que o carro chegue ao mercado com um ótimo nível de conforto e conectividade, inclusive superior ao que muitos rivais da categoria oferecem nessa faixa de preço.

Segurança: pacote completo até nas versões intermediárias

No quesito segurança, o VW Tera 170 TSI automático também não deixa a desejar. A nova versão será equipada com os mesmos sistemas ativos e passivos presentes nas versões superiores, o que significa um padrão de proteção muito acima da média, mesmo em um SUV compacto.

Itens de segurança confirmados incluem:

  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
  • Controle de tração (ASR)
  • Sistema de bloqueio eletrônico de diferencial (EDS)
  • Alerta sonoro e visual de cintos não utilizados
  • Detector de fadiga
  • Assistente de partida em rampa (HHC)
  • ISOFIX e Top Tether para cadeirinhas infantis
  • Apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes

Esse é um dos pontos que mais reforçam o valor da nova versão. Mesmo custando menos de R$ 120 mil, o Tera 170 TSI automático vai oferecer um pacote de segurança típico de veículos de categorias superiores.

Como ele se posiciona no mercado?

O lançamento dessa versão intermediária automática coloca o VW Tera em posição privilegiada frente à concorrência. Veja como ele pode se destacar:

ModeloPreço estimadoCâmbioDestaques
VW Tera 170 TSI ATR$ 119.990Automático 6 marchasCompleto, seguro, ideal para PcD
Hyundai HB20 SUVR$ 122.790AutomáticoBoa lista de itens, mas menos espaço
Renault Duster ZenR$ 118.690CVTEspaçoso, mas menos moderno
Chevrolet Tracker TurboR$ 128.990AutomáticoMais caro, mas com motor mais potente

Com bom equilíbrio entre preço, equipamentos, segurança e desempenho, o Tera pode facilmente roubar compradores de rivais já estabelecidos, especialmente entre os que precisam ficar abaixo da linha dos R$ 120 mil.

Nome da versão ainda é mistério

Ainda não há confirmação oficial sobre como será batizada essa nova versão. Algumas apostas apontam para 170 TSI AT, seguindo a lógica da nomenclatura técnica da Volks, enquanto outras fontes sugerem o nome Sense, repetindo o padrão das versões de entrada do T-Cross e do Nivus.

Independentemente do nome, o que importa mesmo é o que ela entrega — e isso a Volkswagen já deixou claro que será um excelente pacote.

Quando chega?

A expectativa é de que a nova versão automática do VW Tera seja lançada ainda no segundo semestre de 2025, como parte da linha 2026. A produção deve ocorrer na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), de onde também saem modelos como Polo e T-Cross.

Volkswagen Tera vermelho parado.
Foto: Reprodução

Ainda não há uma data específica, mas como a marca já iniciou os preparativos e ajustes internos, é provável que o lançamento aconteça entre agosto e outubro.

Uma aposta certeira da Volkswagen

A chegada da nova versão do VW Tera com câmbio automático por menos de R$ 120 mil é uma jogada estratégica muito bem pensada pela Volkswagen. Ela não só preenche uma lacuna no portfólio, como também se posiciona com força no segmento de entrada dos SUVs automáticos.

Para o público PcD, trata-se de uma opção altamente competitiva e moderna. Para o consumidor em geral, é a chance de adquirir um SUV automatizado, seguro e bem equipado, por um preço que ainda é possível pagar.

Se você está de olho em um SUV novo nos próximos meses, vale a pena esperar para conhecer essa versão do VW Tera. Ela pode surpreender — e virar a nova queridinha das ruas brasileiras.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário