Novo SUV da Volkswagen promete ser um dos mais baratos do Brasil!
A Volkswagen está prestes a lançar um novo SUV que promete movimentar o mercado automotivo brasileiro: o Volkswagen Tera. Pensado para ser um dos modelos mais vendidos da marca, o Tera chega com uma proposta inovadora, focando no custo-benefício para conquistar o público que busca um SUV acessível sem abrir mão de qualidade e tecnologia. E, para garantir que o preço seja competitivo, a marca optou por utilizar uma solução já conhecida em outro de seus carros: o motor do Polo Track.
Motorização do Polo Track para garantir preço baixo
Uma das principais estratégias da Volkswagen para tornar o Tera mais acessível é a utilização do motor 1.0 aspirado tricilíndrico do Polo Track na versão mais simples do SUV. Este motor flex, que entrega 84 cavalos de potência e 10,3 kgfm de torque, promete atender a quem busca um modelo econômico e com bom desempenho para o uso diário, mas sem custos elevados.
O Tera MPI será a versão de entrada da linha, com foco na simplicidade e no preço baixo. Além do motor do Polo Track, o modelo contará com bancos inteiriços e câmbio manual de cinco marchas, mantendo um custo mais reduzido para atender ao público que deseja um SUV prático, mas com um investimento inicial mais baixo.

Com essa configuração, a Volkswagen pretende posicionar o Tera como um dos SUVs mais acessíveis do mercado, buscando atrair principalmente consumidores que, até então, não consideravam a compra de um modelo deste tipo por questões financeiras. A estratégia de adotar motorização semelhante à do Citroën Basalt Firefly, um modelo de baixo custo, é mais uma prova de que a Volkswagen está mirando no mercado de SUVs compactos, que está em plena expansão no Brasil.
Fábrica em Taubaté e produção ambiciosa
A planta da Volkswagen em Taubaté, no interior de São Paulo, foi escolhida para a produção do Tera. A fábrica, que já está se preparando para esse grande lançamento, terá a responsabilidade de produzir 500 unidades do modelo por dia, em dois turnos de trabalho. O objetivo da montadora é alcançar uma produção de 200 mil unidades do Tera por ano. Essa meta é bastante ousada, especialmente quando se considera que o Polo, o modelo mais vendido da marca no Brasil, deve fechar o ano com pouco mais de 150 mil unidades produzidas.
A Volkswagen está se preparando para essa alta demanda com a contratação de novos funcionários para aumentar sua capacidade de produção. Embora seja uma meta desafiadora, a marca acredita que o Tera pode conquistar rapidamente seu espaço no mercado, principalmente com sua proposta de preço acessível.
Tera será o futuro da Volkswagen no Brasil?
O lançamento do Tera tem uma importância estratégica muito além de apenas mais um modelo no portfólio da marca. De acordo com fontes da Volkswagen, a montadora espera que o Tera se torne o modelo mais vendido da marca no Brasil a médio prazo. No entanto, isso não significa que o Polo Track, outro carro com foco no custo-benefício, vai desaparecer do mercado tão cedo. O que acontece é que o Tera será um reflexo das ambições da Volkswagen para o futuro da marca no Brasil.
O projeto do Tera começou a ser desenvolvido em 2018, com a ideia inicial de que ele substituísse os modelos Gol e Fox, carros que se tornaram ícones da marca no país. Por isso, ele ocupa uma posição intermediária no portfólio da Volkswagen, acima do Polo e próximo ao Nivus. A montadora alemã também fez questão de usar a plataforma MQB-A0 no Tera, que já é utilizada em outros modelos da marca, como o próprio Polo e o Nivus, garantindo maior robustez e modernidade ao SUV.
Além disso, o Tera terá um design inspirado em modelos da marca tcheca Skoda, como o Fabia, com portas e colunas A e B que remetem ao estilo desses veículos. Isso reforça a estratégia da Volkswagen de compartilhar plataformas e soluções entre suas diversas marcas, sem perder o apelo de modernidade e qualidade que os consumidores esperam.
Versões do Tera e opções de motorização
Embora a versão de entrada do Tera seja focada no motor 1.0 aspirado do Polo Track, as versões mais equipadas do SUV vão contar com o motor 1.0 turbo flex, que oferece 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Essa motorização é mais potente e irá proporcionar uma experiência de direção mais dinâmica, principalmente nas versões TSI, Comfortline e Highline.

O Tera também terá diferentes opções de câmbio, sendo que o modelo TSI de entrada terá câmbio manual de 5 marchas, enquanto as versões Comfortline e Highline contarão com transmissão automática de 6 marchas. No entanto, a Volkswagen decidiu não oferecer a motorização 200 TSI no Tera, provavelmente por conta da proposta de custo-benefício do modelo.
Com essas opções, o Tera atenderá tanto os consumidores que buscam uma opção mais econômica, quanto aqueles que procuram um SUV mais potente e com mais equipamentos de série. A expectativa é que o Tera, com seu preço competitivo e a diversidade de versões, atraia um público bastante amplo.
Quando será o lançamento do Tera?
A produção das unidades pré-série do Tera terá início em janeiro de 2025, com a expectativa de que o volume de produção seja atingido apenas em abril de 2025. Assim, o lançamento oficial do modelo no Brasil deve acontecer no segundo trimestre de 2025, para que ele chegue ao mercado com toda a força e a produção já em ritmo acelerado.
Até lá, a Volkswagen segue em silêncio quanto aos preços do Tera. No entanto, espera-se que o modelo topo de linha tenha um preço próximo ao do Nivus Comfortline, que atualmente custa cerca de R$ 136.990. Isso coloca o Tera em uma faixa de preço interessante, ainda que mais acessível do que outros SUVs concorrentes.
Conclusão: o futuro do Tera no Brasil
O Volkswagen Tera representa um passo importante para a marca alemã no Brasil, oferecendo uma opção de SUV que une acessibilidade, tecnologia e bom desempenho. Com versões que atendem a diferentes públicos, desde quem busca um modelo simples e econômico até aqueles que preferem mais equipamentos e potência, o Tera tem tudo para conquistar um grande número de consumidores no país.
A estratégia de usar o motor do Polo Track na versão mais simples do Tera é uma forma inteligente da Volkswagen tornar o modelo mais competitivo, sem perder a qualidade que caracteriza a marca. A produção em Taubaté, com um volume ambicioso, e a meta de tornar o Tera o modelo mais vendido da marca no Brasil, mostram a confiança da Volkswagen no sucesso do modelo.
Será que o Tera conseguirá superar o Polo e se tornar o carro mais vendido da marca no Brasil? Com uma proposta arrojada, preço acessível e a força da Volkswagen, ele tem grandes chances de conquistar o mercado e deixar sua marca como um dos SUVs mais populares do país. Fique de olho no lançamento e nos próximos anúncios, pois o Tera promete agitar o mercado automobilístico brasileiro!
