10 SUVs clássicos que ainda estão em alta no mercado

Os SUVs estão entre as categorias de veículos mais vendidos no mundo, mas poucos carros inspiram o tipo de amor fanático que esses SUVs clássicos evocam, aqui apresentaremos os 10 SUVs clássicos que ainda estão em alta no mercado. Veja nosso artigo sobre o assunto!

Os SUVs clássicos que ainda estão em alta no mercado: Saiba o porque deles ainda estarem valendo algo!

Como carros usados, SUVs clássicos como o Ford Bronco, Land Cruiser e Jeep Wagoneer continuam a subir em popularidade. Chegamos a um ponto em que seus preços de revenda estão rapidamente se aproximando dos seis dígitos.

10 SUVs clássicos que ainda estão em alta no mercado
Um dos SUVs clássicos que ainda estão em alta no mercado: O 1960-1984 Toyota FJ40 Land Cruiser – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Seja pela capacidade bruta, qualidade de construção sólida ou capacidade de passar por qualquer terreno, esses 10 SUVs clássicos ainda são amados pelos entusiastas hoje que parecem não conseguir o suficiente deles.

1960-1984 Toyota FJ40 Land Cruiser

O Land Cruiser foi a primeira tentativa da Toyota em construir um SUV para o mercado global. Assim como o Land Rover Defender, o FJ Land Cruiser tem percorrido as partes mais longínquas e profundas do mundo desde 1951, sendo que o FJ40, produzido de 1960 a 1984, é o mais básico possível.

O FJ40 é considerado o modelo que estabeleceu a Toyota como um nome conhecido. Não é apenas um SUV capaz, mas também incrivelmente confiável, com componentes robustos que resistiram ao teste do tempo. Sob o capô, o FJ40 vinha com vários motores a gasolina e diesel.

Competindo no mercado de carros colecionáveis com outros SUVs clássicos desta lista, o FJ40 custa hoje em média US$ 35.716 (R$ 176.079), com outros exemplos vendidos por mais de US$ 200.000 (R$ 986.000).

1984-1991 Jeep Grand Wagoneer XJ

O Jeep Cherokee XJ foi um divisor de águas. Entusiastas de off-road e famílias o receberam com entusiasmo quando foi disponibilizado ao público em 1984. Revolucionário em luxo e refinamento, o Grand Wagoneer de quatro portas foi distinguido por um interior luxuoso, distintos acentos cromados e painéis de madeira.

1984-1991 Jeep Grand Wagoneer XJ
Um dos SUVs clássicos mais robustos – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

O Grand Wagoneer era alimentado por uma escolha de motores de seis ou oito cilindros até 1986, quando o potente V8 de 5,9 litros se tornou a única opção do motor. Para os entusiastas, o Jeep Grand Wagoneer XJ é um clássico atemporal, pois é acessível e fácil de modificar.

Os exemplos posteriores de baixa quilometragem se tornaram altamente colecionáveis hoje, com alguns custando mais do que seu preço original.

1982-1991 Mitsubishi Montero

Quando a primeira geração do Mitsubishi Montero – comercializada como Pajero ou Shogun em outros mercados – chegou à América do Norte em 1983, foi uma novidade destinada a rivalizar com o Land Cruiser J70. Era um SUV 4×4 de duas portas e formato quadrado, com excepcionais habilidades off-road e uma cabine espaçosa e relativamente luxuosa.

Para combinar com suas credenciais off-road, a Mitsubishi ofereceu uma série de motores a gasolina e diesel de quatro e seis cilindros em linha. Você também podia obter o Montero em um estilo de carroceria de três ou cinco portas.

A Mitsubishi introduziu uma versão rebatizada e de curta duração do Montero em 1987, chamada Dodge Raider. Embora altamente desejável, o Montero é um dos SUVs clássicos mais acessíveis, com uma média de US$ 9.000 (R$ 44.370) no mercado de carros usados.

Land Rover Defender 90 e 110

O Land Rover Defender é, sem dúvida, um dos maiores e mais populares SUVs clássicos de todos os tempos. Sua história remonta ao final da Segunda Guerra Mundial, quando a Land Rover lançou o nome Defender.

Atualmente, é possível encontrar o Land Rover 90 e 110 em quase todos os cantos do mundo, ainda em pleno funcionamento, mais de três décadas após sua introdução em 1983. O que torna o Defender tão icônico é o fato de que ele permaneceu inalterado por décadas.

Recentemente, a Land Rover revivou o clássico Defender, desta vez como um SUV de luxo e capacidade que presta homenagem ao original. Hoje, um Defender 90 ou 110 clássico vale muito dinheiro. Surpreendentemente, eles são bastante acessíveis e facilmente disponíveis, já que foram produzidos e vendidos em grandes números.

1960-1980 International Harvester Scout

Muitas vezes ignorado, o International Harvester Scout não recebe a mesma atenção que o Ford Bronco, apesar de ter sido lançado vários anos antes. Em 1961, o International Scout apareceu como um SUV capaz e confiável que poderia levá-lo a qualquer lugar – mesmo além do fim das estradas.

O Scout 80 original veio como um roadster, hard-top ou SUV com carroceria de caminhão. O Scout 800 foi uma atualização do modelo anterior, apresentando um interior aprimorado e motores melhores.

Mas o Scout II deu o maior salto em termos de tamanho, design e capacidades, mantendo ainda os traços de estilo do conceito original. Graças à sua construção robusta que resistiu ao teste do tempo, o International Scout finalmente está recebendo o amor e o respeito que sempre mereceu dos entusiastas.

1969-1991 Chevrolet K5 Blazer

Embora tenha chegado tarde à festa, o Chevrolet K5 Blazer tinha uma vantagem sobre seus rivais SUVs – conforto em tamanho completo. Fazendo sua estreia em 1969, o Chevy K5 Blazer fazia parte da família de caminhonetes C/K e era o menor SUV em tamanho completo da GM.

1969-1991 Chevrolet K5 Blazer
Uma blazer famosa – Fonte/Reprodução: Wikipédia.

Ele estava disponível em três gerações que duraram até 1994, incluindo uma versão de luxo vendida como GMC Jimmy. Em comparação com o International Scout e o Ford Bronco, o K5 Blazer era muito maior em todas as dimensões, tornando-o mais compacto e um melhor carro de uso diário para a família.

Além disso, ele tinha motores potentes para complementar seu tamanho e ostentava uma das maiores capacidades de reboque de sua classe. Finalmente sucedido pelo Chevy Tahoe em 1995, o K5 Blazer ainda é um chamariz, atraindo a atenção de todos onde quer que vá.

1966-1977 Ford Bronco

O Ford Bronco original está entre os melhores SUVs clássicos hoje em dia. Criado para enfrentar o International Harvester Scout, o Toyota Land Cruiser e o Jeep CJ-5, o Bronco surgiu no início da febre dos muscle cars dos anos 60, mas não tinha nada igual.

Era um incrível SUV off-road, elegante e contemporâneo, oferecendo opcionais como transmissão automática, aquecedor e teto rígido. Os detalhes e estilo específicos da época do Bronco ainda se mantém incrivelmente bem hoje em dia – tão bem que inspirou o novo Bronco moderno de muitas maneiras.

Os fãs deste SUV clássico não têm o suficiente dele hoje em dia, e sua alta demanda continua a impulsionar seu valor às alturas.

1970-1996 Range Rover Classic

O Range Rover Classic, produzido de 1970 a 1996, foi a tentativa da Land Rover de criar um SUV moderno, utilizando tudo o que haviam aprendido sobre conforto e suspensão desde 1948.

A combinação de recursos de carros de luxo com a capacidade off-road dos lendários Land Rovers clássicos fez dele um sucesso instantâneo. A primeira geração do Range Rover era um SUV de duas portas básico que só ganhou uma versão de quatro portas em 1981.

Os primeiros veículos tinham um motor Buick de 3,5 litros, mas lançamentos posteriores viram um aumento na capacidade do motor para 3,9 litros e 4,2 litros na variante LSE.

Motores a diesel incluíam a unidade VM de 2,4 litros e os motores Land Rover 200Tdi e 300Tdi, que eram considerados à prova de balas. Muitas pessoas consideram o Range Rover Classic o primeiro SUV de luxo, o que explica seu status icônico.

1984-2001 Jeep Cherokee XJ

Quando foi introduzido em 1984, o Jeep Cherokee XJ era bastante único e revolucionário. Ele apresentava uma construção unibody em vez da tradicional construção body-on-frame. Além disso, tinha um tipo de carroceria de quatro portas quando a concorrência oferecia apenas duas e vinha com vários sistemas de tração nas quatro rodas, incluindo um para uso em estradas.

O Cherokee XJ foi um sucesso tão grande que a Chrysler continuou vendendo-o ao lado do Grand Cherokee, um SUV que deveria substituí-lo no mercado. Hoje, apenas alguns veículos têm o tipo de lealdade e amor apaixonado que o Cherokee evoca, e por uma boa razão.

É tão confiável que a revista Kiplinger o nomeou entre os carros que se recusam a morrer. Além disso, desfruta de um suporte pós-venda maciço como nenhum outro SUV clássico.

Toyota Land Cruiser 70 Series

O Land Cruiser 70 Series (J70) substituiu o modelo off-road da Toyota, o 40 Series, na linha Land Cruiser. Embora tenha sido lançado em 1984, o J70 nunca chegou aos EUA, mas ainda é vendido em outros mercados, como África, Sudeste Asiático e Oriente Médio.

Toyota Land Cruiser 70 Series
Um Toyota poderoso e sempre lembrado por isso – Fonte/Reprodução: Toyota.

No entanto, graças à regra dos 25 anos, é agora possível importar legalmente um antigo J70 para os EUA. O Land Cruiser 70 Series herdou as capacidades off-road e confiabilidade associadas ao 40 Series, e é parte da razão pela qual este SUV ainda é muito procurado hoje em dia.

Você encontrará o J70 em condições extremas, desde evacuações médicas em locais remotos até missões de patrulha.

Porque esses SUVs clássicos que ainda estão em alta no mercado?

No último século, os SUVs evoluíram para se tornarem mais modernos, com alto desempenho e manuseio esportivo em estradas e muito luxo. Não é surpresa que, hoje, os SUVs estejam entre as categorias de veículos mais vendidos no mundo.

Quase todas as marcas mainstream ou de luxo têm um modelo de SUV em sua linha de veículos, com marcas como Ferrari, Lamborghini e Aston Martin investindo no nicho de SUV. A demanda por SUVs clássicos aumentou em paralelo com a demanda por SUVs e crossovers modernos para motoristas do dia a dia.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Notícias O carro esportivo da Volkswagen que custa menos de R$ 100 mil e faz 0 a 100 em 8,4s

O Volkswagen Polo GTS 2020 chegou como a versão mais esportiva do hatch, resgatando a…

Gabriel Schmoller
Notícias Mitsubishi Eclipse Cross Tarmac chega exclusivo por menos de R$ 200 mil

O Eclipse Cross Tarmac é a nova edição especial do SUV médio da Mitsubishi, limitada…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou CAOA Chery Tiggo 7 Pro? Veja qual SUV é melhor

O mercado brasileiro de SUVs nunca esteve tão competitivo, e a disputa entre o Toyota…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Commander Diesel tem mais de R$ 24 mil de desconto em oferta especial

O Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel está com uma oferta exclusiva para quem possui CNPJ,…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário