Os SUVs em São Paulo são o principal alvo para furtos e roubos: Veja os mais roubados
O consumidor brasileiro prefere sempre optar por comprar SUVs, seja pela comodidade, pelo formato do modelo ou por espaço interno, já que ele serve para pequenas, médias e grandes famílias.
Porém, essa preferência também se aplica aos furtos e roubos, pelo menos em São Paulo os números de veículos SUV tiveram aumento absurdo nos últimos meses entre furto e roubos.
E tais números assustam especialistas no setor.
Guia do Conteúdo
Veja as estatísticas sobre os SUVs
Os SUVs são a categoria de veículos que mais cresce na preferência do consumidor, com um aumento nos roubos ou furtos no estado de São Paulo em 2022. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram 1.190 ocorrências, ante 753 no mesmo período. 2021 – quando as restrições de movimento devido à pandemia eram muito maiores do que agora. O número de casos aumentou em 58%.
As informações são da Ituran, empresa de rastreamento de veículos, com base em informações da secretaria de segurança pública do governo de São Paulo.
Veja abaixo a lista com os modelos que mais sofrem com furtos e roubos neste período.
O gerente de operações da Ituran, Rodrigo Boutti, disse que, no caso específico dos SUVs, os modelos de cinco a 10 anos foram os mais visados, respondendo por 33,7% do total de roubos ou furtos no período.
Em seguida estão os SUVs de dois a cinco anos (31,7%). No caso dos SUVs, essa preferência por veículos mais novos contrasta fortemente com a consideração da idade média de todos os tipos de carroceria: ali predominam os modelos de entrada com mais de cinco anos.
“Carros com mais de cinco anos de idade representam mais de 70% dos roubos ou furtos. Isso acontece porque esses são os automóveis com maior demanda por peças no mercado paralelo. O número de furtos também é muito maior do que o de roubos, porque é um crime muito mais ameno no Código Penal e mais difícil de se provar. Os criminosos só roubam, ou seja, usam violência, para levar veículos que não podem ser furtados, devido a tecnologias antifurto”, explica.

Ranking dos utilitários esportivos mais roubados em São Paulo de janeiro a fevereiro 2022
Ford EcoSport
- 125 unidades roubadas ou furtadas
Honda HR-V
- 112 unidades roubadas ou furtadas
Jeep Renegade
- 89 unidades roubadas ou furtadas
Volkswagen T-Cross
- 84 unidades roubadas ou furtadas
Hyundai Creta
- 80 unidades roubadas ou furtadas
Hyundai Tucson
- 76 unidades roubadas ou furtadas
Jeep Compass
- 61 unidades roubadas ou furtadas
Renault Duster
- 60 unidades roubadas ou furtadas
Nissan Kicks
- 50 unidades roubadas ou furtadas
Volkswagen Nivus
- 40 unidades roubadas ou furtadas
Acompanhe o Agora Motor e veja mais notícias como esta! Fique por dentro do que está acontecendo no mundo dos motores e muito mais.