Toyota SW4 híbrido? O SUV queridinho dos brasileiros vai mudar tudo em 2025

Prepare-se para uma revolução sob o capô de um dos SUVs mais respeitados do Brasil. O Toyota SW4, conhecido por sua robustez e confiabilidade, está prestes a entrar em uma nova era: a eletrificação leve. Isso mesmo. A nova geração do SW4, derivada da picape Hilux, está chegando ao país com um sistema híbrido-leve de 48V, que promete unir o melhor dos dois mundos: potência e economia.

Lançado recentemente na Índia, o novo SW4 traz um motor 2.8 turbodiesel acoplado a um sistema de eletrificação que não apenas reduz o consumo, mas também diminui significativamente as emissões – uma preparação estratégica da Toyota para as exigências ambientais que se aproximam no Brasil.

Mas como exatamente esse novo sistema funciona? Será que essa mudança vai alterar a dirigibilidade? O que esperar em termos de desempenho e economia? E o mais importante: essa versão vai valer o preço?

SW4 2024 preço.
Quanto custa uma SW4 2024?

Ao longo deste artigo, você vai entender como funciona o sistema híbrido do novo SW4, por que ele está sendo adotado agora e o que isso representa para o futuro dos SUVs no Brasil.

O que muda no novo Toyota SW4 com sistema híbrido-leve?

A principal novidade do novo Toyota SW4 está debaixo do capô: um motor 2.8 turbodiesel atualizado com tecnologia MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), também conhecido como híbrido-leve. Trata-se do mesmo conjunto motriz estreado pela Hilux em outros mercados, como a Austrália.

Mas ao contrário do que muitos imaginam, essa não é uma eletrificação completa como a dos modelos híbridos convencionais (como o Corolla Hybrid). Aqui, temos um sistema de suporte elétrico, composto por:

  • Um pequeno motor-gerador elétrico (12,3 cv / 12 kW), que substitui o motor de partida convencional
  • Uma bateria de íons de lítio de 48V, compacta e leve
  • Circuito elétrico que atua como suporte em momentos estratégicos

O objetivo principal? Reduzir o esforço do motor a combustão em momentos críticos, como partidas, acelerações, subidas e retomadas. Além disso, o sistema ajuda a aproveitar a energia cinética gerada nas frenagens para recarregar a bateria, garantindo máxima eficiência.

Como funciona o sistema MHEV na prática?

Diferente de um híbrido tradicional, que pode rodar em modo 100% elétrico por curtas distâncias, o SW4 com MHEV não se move apenas com eletricidade. O motor elétrico atua como auxiliar, oferecendo:

  • Assistência de torque em baixas rotações
  • Suavidade nas arrancadas e em momentos de baixa velocidade
  • Redução no consumo de combustível, especialmente no trânsito urbano
  • Menor emissão de poluentes, colaborando com a nova legislação ambiental

Ou seja, trata-se de um sistema que funciona de forma quase imperceptível para o motorista, mas que faz uma diferença considerável no dia a dia — tanto no bolso quanto no meio ambiente.

Desempenho continua impressionando

Apesar da adição do sistema elétrico, o desempenho do SW4 continua fiel à sua reputação. A combinação do motor turbodiesel com a assistência híbrida garante uma entrega de potência robusta:

  • Potência máxima: 204 cv
  • Torque: 51 kgfm
  • Câmbio: Automático de seis marchas
  • Tração: 4×4 com reduzida

A presença do motor elétrico também ajuda nas acelerações e retomadas, além de contribuir para manter a velocidade de cruzeiro em viagens longas sem exigir tanto do motor a combustão. Isso significa um rodar mais silencioso, suave e eficiente, principalmente em trechos urbanos.

Por que a Toyota está apostando em um híbrido-leve?

A principal razão por trás da adoção desse sistema está ligada à legislação ambiental brasileira. A partir de 2027, entra em vigor a fase 2 do Proconve L8, que exige níveis ainda mais baixos de emissão de poluentes. E, para manter a Hilux e o SW4 nos padrões sem abandonar o motor diesel, a Toyota decidiu eletrificar os modelos com o sistema MHEV.

Traseira da SW4 2024.
SW4 é um carro que exige um bom investimento por mês para manter.

Além disso, o MHEV:

  • É mais barato de implementar que um híbrido completo
  • Não exige mudanças profundas na estrutura do veículo
  • Ajuda a manter o consumo sob controle
  • É mais leve, não comprometendo a capacidade de carga ou off-road

E quanto vai custar o novo SW4 híbrido?

Ainda não há um preço oficial definido para o SW4 com sistema híbrido-leve no Brasil, mas é certo que ele terá valor superior ao modelo atual. Espera-se que o preço inicial fique na faixa dos R$ 420 mil a R$ 450 mil, dependendo da versão e dos equipamentos.

Vale lembrar que, além do novo sistema motriz, o SW4 deverá receber atualizações no visual e na lista de equipamentos, o que também contribui para o reposicionamento do modelo no mercado.

Comparando: híbrido-leve vs híbrido completo

SistemaPotência elétricaPode rodar no modo elétrico?Consumo reduzido?Emissões reduzidas?Complexidade
Híbrido leve (SW4)12 kW (12,3 cv)NãoSimSimBaixa
Híbrido completo (Corolla Hybrid)72 kW (97 cv elétrico)SimSimSimAlta

Embora não substitua um híbrido completo, o sistema MHEV do SW4 é ideal para grandes SUVs que precisam manter o motor diesel por conta da capacidade de carga, tração e robustez.

E os equipamentos? O que vem no SW4 híbrido?

Embora a Toyota ainda não tenha divulgado a lista completa de itens de série do novo SW4 híbrido para o Brasil, é esperado que ele mantenha ou até supere o pacote atual, que já é bem completo. A versão híbrida deve trazer:

  • Bancos em couro com ajustes elétricos
  • Ar-condicionado digital dual zone
  • Sistema multimídia com tela de 9″ e conectividade sem fio
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Sistema de frenagem autônoma (PCS)
  • Alerta de saída de faixa
  • Sete airbags
  • Rodas de liga leve aro 18 ou 20
  • Tração 4×4 com reduzida
  • Sensor de ponto cego e câmera 360°

Com esse pacote, o SW4 mantém seu foco em conforto, segurança e robustez, mas agora com um toque de modernidade e eficiência energética.

O futuro da Toyota no Brasil passa pelo SW4 híbrido

A chegada do SW4 com sistema MHEV marca o início de uma nova fase para os utilitários da Toyota. É o primeiro passo em direção a uma frota mais limpa, sem abrir mão do que fez do modelo um sucesso: durabilidade, tração 4×4, conforto para sete ocupantes e excelente desempenho em qualquer terreno.

Além disso, essa versão deve servir de base para a próxima geração do SW4, que deve estrear um novo visual em 2026, provavelmente com uma plataforma revisada e opções mais completas de eletrificação — incluindo versões híbridas plug-in ou até elétricas puras no futuro.

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Painel da Toyota SW4 2024.
Painel da Toyota SW4 2024.

O SW4 evoluiu — e se manteve fiel à essência

O Toyota SW4 com sistema híbrido-leve de 48V representa um avanço estratégico da marca japonesa. Ele prova que é possível modernizar sem perder o DNA, oferecendo o mesmo desempenho confiável de sempre, agora com menos impacto ambiental e mais eficiência no uso diário.

Se você sempre sonhou com um SUV grande, confiável, pronto para encarar qualquer desafio, mas com uma pegada mais tecnológica e sustentável, o novo SW4 híbrido pode ser a escolha certa na hora certa.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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