Bajaj no Brasil! Uma das maiores fabricantes de motos chega em nosso país! Veja!
O mercado brasileiro tem pouco contato com as motocicletas indianas. Excluindo as motocicletas Royal Enfield e Dafra Apache RTRs construídas sob licença TVS, poucos modelos chegaram ao nosso país. Mas isso deve mudar em breve. A Bajaj anunciou na Índia planos de expansão global, incluindo o Brasil.
Além de ser uma das maiores fabricantes da Índia, a marca também é a maior exportadora do país. Cerca de 15 por cento de todas as vendas da Bajaj no exterior são enviadas para países da América Latina, como Argentina, Colômbia e Equador. Mas a intenção da empresa não é apenas vender motocicletas aqui, ela deve construir uma fábrica em Manaus (AM) e potencialmente exportar para outros mercados da região.
Guia do Conteúdo
Bajaj
Bajaj já tomou algumas medidas. A primeira é a confirmação da contratação de Waldyr Ferreira como chefe de operações. O executivo foi diretor da Harley-Davidson do Brasil. O modelo de negócios de Bajaj aqui deve ser completo. Além da fábrica, também deve ter logística e estoque de peças localizado.
É sempre uma boa notícia ter um novo concorrente em nosso mercado, dominado pela Honda e Yamaha há anos. Mas o mais interessante é que a Bajaj tem um portfólio focado em modelos básicos, principalmente bicicletas de pequena cilindrada. Os modelos mais vendidos da empresa na Índia têm cilindradas entre 100 cm 3 e 400 cm 3. Assim, pode trazer motocicletas mais acessíveis aos consumidores brasileiros.
Um pouco da história
A Bajaj foi criada há 76 anos e está sempre na lista das principais marcas de motocicletas do planeta. A Hero ocupa esta posição apesar de não liderar as vendas domésticas, mas a fabricante é a maior exportadora de motocicletas da Índia.
Em 2021, a empresa produziu um total de 3,6 milhões de motocicletas e exportou 1,8 milhão de motocicletas. Os dados do maior fabricante de motocicletas do mundo podem variar dependendo do tipo de análise – por exemplo, número de vendas, lucro.
O ano de 2021 é o 4º ano da Bajaj no mercado indiano, atrás da Hero, Honda e TVS. Mesmo assim, a Bajaj Auto é considerada a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo como um todo, com um grande número de exportações e presença em 80 países.

Acompanhe os detalhes e novidades do mercado automotivo. Acesse o Agora Motor e conheça mais detalhes.