Estação de troca de baterias: conheça o serviço inovador que já tem 500 mil assinantes em Taiwan
A pioneira em serviços para motocicletas elétricas, Gogoro, entrega uma plataforma para até 10 marcas de motos em Taiwan, aqui no Brasil a Voltz possui um serviço semelhante, porém ainda é bem restrito. Confira muito mais sobre a seguir na notícia!
Quando ao assunto é estações de baterias, a empresa de Taiwan Gogoro é referência mundial no assunto. O problema solucionado pela empresa é sobre a demora de recarga para os veículos elétricos, onde a troca das baterias das estações, ampliam significativamente a velocidade de recarga dos modelos, sendo esse um dos principais empecilhos de se ter um modelo 100% elétrico.
A empresa recentemente atingiu 500 mil assinantes de seu serviço em Taiwan, e não é tão simples assim ver gigantes de todo o mundo ficar de olho no serviço de apenas uma empresa, que possui um serviço de baterias intercambiáveis. Às empresas Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki, criaram em conjunto uma empresa chamada de Gachago, que tem o intuito de desenvolver também padronizações de troca de baterias em seus modelos.

Aqui no Brasil nós temos a Voltz, que também está começando a enfatizar e implementar suas próprias estações, mas por enquanto, somente na grande cidade de São Paulo (SP), e de modo restrito para apenas os entregadores de iFood, que utilizam seus modelos elétricos.
Este sistema deve funcionar muito bem em um ecossistema padronizado, onde as montadoras precisam desenvolver modelos compatíveis com o mesmo tipo de bateria, sendo esse um dos tipos de planejamentos da Gachaco para o mercado. A Gogoro também tem o mesmo âmbito, a empresa, afirmou que entrega baterias para até 10 fabricantes, correspondentes de 92% do reabastecimento do setor elétrico de Taiwam, incluindo também a si própria que também fabrica modelos elétricos.
A Gogoro, iniciou este serviço, lá em 2015, e até o momento a empresa afirmou que já foram feitas 325 milhões de trocas de baterias. Horace Luke, fundador e presidente da Gogoro, afirmou “Taiwan é um excelente exemplo de como um ecossistema aberto de troca de baterias pode permitir que governos, empresas, fabricantes de veículos e passageiros adotem o transporte elétrico sustentável”, a empresa apontou também que na ilha são feitas 340 mil trocas de baterias por dia.
Guia do Conteúdo
Como funciona a troca de baterias
Todos os usuários que fazem os planos de assinatura da Gogoro, podem ir até uma das 2.240 estações espalhadas por Taiwan, e fazer um a troca, no casso são cerca de 11 mil cabines com baterias, em vez de ficar esperando horas para carregar recarregar o modelo, você pode simplesmente ir em um ponto e pegar outro item já carregado. Os planos iniciam na casa dos R$ 53,00 reais por mês (sob conversão direta), e variam de acordo com a utilização da assinatura.
Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico.
