VW Tera chegou e já causou polêmica…
O mundo dos SUVs compactos ficou ainda mais disputado. Com o lançamento do Volkswagen Tera, a briga entre as montadoras por espaço na garagem do brasileiro acaba de ganhar um novo e forte capítulo. Com visual robusto, uma proposta versátil e a missão clara de elevar o nível de vendas da marca alemã, o Tera chega para bater de frente com dois concorrentes que já vêm marcando forte presença: o Fiat Pulse, um sucesso de vendas desde 2021, e o Renault Kardian, que desembarcou por aqui com pinta de estrela, ganhando inclusive o título de Carro do Ano.
Mas afinal, onde o Tera supera (ou não) os rivais? Qual entrega mais pelo seu dinheiro? Qual é o melhor para o dia a dia, para pegar estrada, ou mesmo para encarar o trânsito pesado das cidades? Neste comparativo completo, vamos explorar preços, motores, câmbios, desempenho, consumo e porta-malas para descobrir qual dos três SUVs compactos leva a melhor.

Spoiler: não há um campeão absoluto, mas dependendo do seu perfil, a escolha ideal pode estar mais clara do que nunca.
Guia do Conteúdo
Preço: Quem Cobra Menos Pelo Que Entrega?
A Volkswagen veio com força e preparou o lançamento do Tera com um planejamento logístico robusto. A produção começou em março na fábrica de Taubaté (SP), e há veículos disponíveis nas mais de 545 concessionárias da marca em todo o país.
O Fiat Pulse já está consolidado no mercado, com boa parte da estrutura de vendas bem estabelecida, enquanto o Renault Kardian é a novidade de 2024, mas já chegou fazendo barulho — inclusive com descontos nas lojas por já não ser uma novidade absoluta.
Em números, temos o seguinte cenário:
| Modelo | Versão | Preço |
|---|---|---|
| VW Tera MPI | 1.0 aspirado | R$ 99.990 |
| Fiat Pulse Drive 1.3 MT | 1.3 aspirado | R$ 98.990 |
| Fiat Pulse Drive 1.3 AT | 1.3 aspirado | R$ 111.990 |
| VW Tera TSI | 1.0 turbo | R$ 116.990 |
| Renault Kardian Evolution MT | 1.0 turbo | R$ 112.690 |
| VW Tera Comfort | 1.0 turbo | R$ 126.990 |
| Fiat Pulse Turbo 200 AT | 1.0 turbo | R$ 116.990 |
| Renault Kardian Evolution EDC | 1.0 turbo | R$ 124.190 |
| VW Tera High | 1.0 turbo | R$ 139.990 |
| Fiat Pulse Audace Turbo Hybrid | 1.0 turbo híbrido | R$ 131.990 |
| Renault Kardian Techno | 1.0 turbo | R$ 136.490 |
| VW Tera + Pacote Outfit | Edição especial | R$ 142.290 |
| Fiat Pulse Impetus Hybrid | 1.0 turbo híbrido | R$ 146.990 |
| Renault Kardian Première Edition | 1.0 turbo | R$ 145.990 |
Resumo:
- O Pulse leva vantagem em preços de entrada e intermediários.
- O Tera só vence em custo-benefício no topo da gama.
- O Kardian se destaca com bom preço no motor turbo manual.
Motorização: Potência e Economia, Quem Equilibra Melhor?
Aqui o duelo esquenta. O Tera vem com duas opções: um motor 1.0 aspirado (MPI) e o turbo 170 TSI. Diferente do 200 TSI que equipa o Polo, esse motor entrega menos potência e torque, mas é mais econômico.
O Fiat Pulse conta com um 1.3 aspirado, que é mais potente que o MPI da VW, além de um 1.0 turbo mais forte que o 170 TSI. Já o Renault Kardian só oferece motor turbo, mas com torque superior a todos.
Confira a ficha comparativa:
| Carro | Motor | Potência | Torque |
|---|---|---|---|
| VW Tera MPI | 1.0 aspirado | 84 cv (etanol) | 10,3 kgfm |
| VW Tera 170 TSI | 1.0 turbo | 116 cv (E) | 16,8 kgfm |
| Fiat Pulse 1.3 | 1.3 aspirado | 107 cv (E) | 13,7 kgfm |
| Fiat Pulse T200 | 1.0 turbo | 130 cv (E) | 20,4 kgfm |
| Renault Kardian | 1.0 turbo | 125 cv (E) | 22,4 kgfm |
Veredito técnico:
- Pulse T200 tem a maior potência.
- Kardian entrega o maior torque.
- Tera é o mais econômico, mas perde em desempenho bruto.
Câmbio: Qual é Mais Agradável no Uso Diário?
Cada marca apostou em soluções diferentes:
- O Tera usa câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas com conversor de torque (japonês Aisin).
- O Pulse combina o motor 1.3 com câmbio manual ou CVT; no motor turbo, o CVT simula 7 marchas.
- O Kardian traz câmbio manual de 6 marchas e automático de dupla embreagem (EDC de 6 marchas).
Destaques por tipo:
- Manual mais preciso: Kardian
- Automático mais confortável: Tera
- Automático mais rápido: Kardian
- Automático mais econômico: Pulse (CVT)
Conclusão: aqui o melhor depende do seu estilo de direção. O CVT da Fiat é suave, o EDC da Renault é rápido, e o câmbio tradicional da VW é confiável e versátil.

Desempenho: Quem Anda Mais?
Vamos aos números de aceleração (0 a 100 km/h) e velocidade máxima:
| Carro | 0-100 km/h | Velocidade máx. |
|---|---|---|
| Tera MPI | 13,8 s | 162 km/h |
| Tera TSI MT | 10,1 s | 187 km/h |
| Tera TSI AT | 11,7 s | 184 km/h |
| Pulse 1.3 MT | 11,7 s | 178 km/h |
| Pulse 1.3 CVT | 11,4 s | 177 km/h |
| Pulse T200 | 9,4 s | 189 km/h |
| Kardian Turbo MT | 11,0 s | 180 km/h |
| Kardian Turbo EDC | 9,9 s | 180 km/h |
Vencedor absoluto: Fiat Pulse T200
Melhor desempenho com câmbio manual: Tera TSI MT
Pior desempenho: Tera MPI
Consumo: Quem É Mais Econômico?
Surpreendentemente, o motor menos potente do Tera ajudou a marca a conquistar bons números de consumo:
| Carro | Urbano (G) | Rodoviário (G) |
|---|---|---|
| Tera MPI | 13,2 km/l | 14,7 km/l |
| Tera TSI MT | 12,9 km/l | 15,0 km/l |
| Pulse 1.3 CVT | 13,0 km/l | 14,7 km/l |
| Pulse T200 Hybrid | 13,4 km/l | 14,4 km/l |
| Kardian Turbo EDC | 12,2 km/l | 13,8 km/l |
Pontos-chave:
- Pulse Hybrid lidera no consumo urbano.
- Tera TSI é o melhor no consumo rodoviário entre os turbinados.
- Kardian ficou em último na maioria dos cenários.
Porta-Malas: Cabe Tudo?
Sabemos o quanto o brasileiro valoriza o porta-malas, até mesmo nos SUVs compactos. Aqui, o Renault Kardian vence por pouco:
| Modelo | Capacidade (VDA) |
|---|---|
| Renault Kardian | 358 litros |
| VW Tera | 350 litros |
| Fiat Pulse | ~327 litros (estimado) |
Veredito Final: Qual Comprar?
Compre o VW Tera se…
- Você valoriza economia de combustível e conforto.
- Prefere um câmbio automático tradicional.
- Gosta da robustez e da confiabilidade da Volkswagen.
Compre o Fiat Pulse se…
- Você quer o melhor desempenho entre os três.
- Quer um motor aspirado mais potente.
- Busca um SUV com bom custo-benefício.
Compre o Renault Kardian se…
- Você quer torque e desempenho equilibrado.
- Gosta de novidades e câmbio moderno de dupla embreagem.
- Precisa de mais espaço no porta-malas.
E aí, qual desses SUVs compactos é o seu favorito?
Com tantas opções interessantes no mercado, a decisão final vai depender do seu estilo de vida, do uso que você faz do carro e do quanto está disposto a investir. O VW Tera chegou para bagunçar o jogo, mas Pulse e Kardian continuam fortes candidatos ao coração — e bolso — dos brasileiros.
Leia Também: Vale a pena vender o seu veículo no Feirão de carros usados?

Se você curtiu essa análise, salve para comparar depois ou compartilhe com quem está pensando em trocar de carro!
