Novo VW Tera High: O SUV de R$ 140 Mil Que Vai Te Fazer Repensar Suas Prioridades
Você acha que conhece todos os SUVs compactos do mercado? Então talvez seja hora de rever seus conceitos. A Volkswagen acaba de lançar o Tera, seu novo SUV compacto que chega com a missão de disputar espaço com nomes já consolidados como o Fiat Pulse, o Chevrolet Tracker e o Nissan Kicks. Mas será que ele tem o suficiente para isso?
Recebemos em primeira mão o Novo Volkswagen Tera High, a versão mais completa do modelo, para uma avaliação completa. Com preço inicial de R$ 139.990, o modelo avaliado veio equipado com todos os opcionais disponíveis, elevando o valor final para R$ 144.579. O que ele entrega por esse preço? É isso que vamos descobrir neste review detalhado.

Guia do Conteúdo
Primeiras impressões: design que chama atenção
O Tera chega com um visual arrojado e proporções equilibradas. Suas linhas são modernas, os faróis em LED integrados à grade frontal criam uma identidade marcante, e o porte compacto, com 4,15 metros de comprimento, agrada tanto no visual quanto na praticidade urbana.
A versão High se diferencia com elementos exclusivos como rodas de 17 polegadas, acabamento escurecido nos retrovisores e teto (se optar pelo pacote “Outfit The Town”), e detalhes cromados que elevam o acabamento ao padrão premium. Há também opção de pintura metálica (como o vermelho do modelo avaliado), que adiciona R$ 1.750 ao valor final.
Equipamentos de série: um pacote de respeito
O que realmente impressiona no Tera High é sua lista de equipamentos de série, que rivaliza com modelos de categorias superiores. Entre os destaques:
- Ar-condicionado digital Climatronic
- Central multimídia VW Play de 10,1” com serviços remotos
- Painel digital de 10,25”
- Carregamento de celular por indução
- Controle adaptativo de velocidade (ACC)
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Seis airbags
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Câmera de ré
- Volante multifuncional com paddle shifts
- Start-stop e acesso por chave presencial (Kessy)
O acabamento também surpreende com bancos em material premium, iluminação ambiente, e revestimentos que transmitem boa sensação de qualidade.
Motorização e desempenho: bom para o dia a dia
O Tera High traz o conhecido motor 1.0 TSI flex, já utilizado em outros modelos da Volkswagen, como o Polo, Nivus e Virtus. Aqui ele entrega:
- 116 cv com etanol / 109 cv com gasolina
- 16,8 kgfm de torque (em ambas as opções de combustível)
- Câmbio automático de 6 marchas
Com esse conjunto, o Tera acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos com etanol, e atinge velocidade máxima de 184 km/h. O desempenho não é esportivo, mas é suficiente para uso urbano e viagens sem esforço. A entrega de torque em baixa rotação garante agilidade no trânsito.
Tecnologias de assistência: destaque no segmento
Uma das maiores surpresas do Tera High é o nível de assistência à condução oferecido, especialmente considerando sua faixa de preço. O pacote ADAS, disponível por R$ 2.839, adiciona:
- Lane Assist (assistente de permanência em faixa)
- Câmera multifuncional
- Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga
Esses recursos aumentam significativamente a segurança ativa do modelo e aproximam o Tera de SUVs mais caros e sofisticados.
E se você quiser ver o carro em detalhes, já estamos testando a versão completa!

Dimensões, espaço interno e porta-malas
Apesar de ser classificado como SUV compacto, o Tera é surpreendentemente bem distribuído. Suas dimensões são:
- Comprimento: 4.151 mm
- Largura: 1.777 mm
- Altura: 1.504 mm
- Entre-eixos: 2.566 mm
- Peso em ordem de marcha: 1.169 kg
- Porta-malas: 350 litros (407 litros no volume teórico máximo)
Na prática, o espaço é suficiente para cinco ocupantes adultos, embora o banco traseiro seja mais indicado para dois passageiros em longos trajetos. O porta-malas está dentro da média da categoria.
Consumo e eficiência
Ainda sem números oficiais do Inmetro divulgados no momento da avaliação, é esperado que o Tera siga a média dos modelos com o mesmo motor 1.0 TSI. Com base em medições de modelos semelhantes, é razoável prever:
- Cidade: entre 9,5 e 10,5 km/l (etanol) / 12 a 13 km/l (gasolina)
- Estrada: entre 11 a 12 km/l (etanol) / 15 a 16 km/l (gasolina)
Isso faz dele uma opção bastante eficiente para quem roda bastante, especialmente considerando o desempenho satisfatório que entrega.
Equipamentos detalhados do Tera High
Confira abaixo tudo o que acompanha o VW Tera High:
- Airbags frontais, laterais e de cortina
- Acesso sem chave e partida por botão (Kessy)
- Ar-condicionado digital “Climatronic”
- Câmera de ré + câmera multifuncional
- Controle de estabilidade e tração
- Carregamento de celular por indução
- Detector de fadiga e ponto cego
- Espelho interno eletrocrômico
- Faróis full LED com luz diurna
- Freio automático de emergência (AEB)
- Iluminação ambiente interna
- Lane Assist (assistente de faixa)
- Multimídia VW Play com Wi-Fi integrado
- Painel digital 10,25″
- Rodas de liga leve aro 17”
- Sensores de chuva e estacionamento
- Volante com paddle shifts
- Vidros e retrovisores elétricos com função “tilt down”
- Rack de teto funcional
- Revestimentos internos de qualidade superior
Preços e pacotes adicionais
O modelo avaliado, Tera High, parte de R$ 139.990. Mas com os opcionais, o preço vai subindo:
| Item | Valor |
|---|---|
| Pacote ADAS | R$ 2.839 |
| Pintura Vermelho Sunset Metálico | R$ 1.750 |
| Total avaliado (com todos os opcionais) | R$ 144.579 |
Há ainda o pacote “Outfit The Town” (R$ 2.300), que adiciona elementos visuais escurecidos — mas este não estava presente no carro testado.
O Tera High vale os quase R$ 145 mil?
Sim, e com ressalvas. O VW Tera High entrega muito conteúdo, bom nível de tecnologia, consumo controlado e design moderno. O motor 1.0 turbo pode parecer modesto, mas é eficiente e atende bem à proposta do carro.

O grande atrativo está no nível de segurança ativa, com itens que, até pouco tempo atrás, eram restritos a SUVs de categorias superiores. O espaço interno e acabamento também jogam a favor.
Mas vale ficar atento: por quase R$ 145 mil, ele já compete com versões intermediárias de SUVs maiores e mais potentes. Cabe ao consumidor avaliar se o pacote tecnológico do Tera compensa o preço elevado para um SUV compacto com motor 1.0.
