Tesla já sofre chuva de processos por suposta invasão de privacidade com suas câmeras internas
Um proprietário da Tesla residente na Califórnia entrou com um processo contra a montadora de carros elétricos por violação de privacidade dos clientes. O processo foi apresentado em um tribunal distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia, na sexta-feira, como uma ação coletiva prospectiva.
A acusação veio à tona depois que a Reuters divulgou que grupos de funcionários compartilhavam, de forma privada, vídeos altamente invasivos e imagens gravadas pelas câmeras dos carros dos clientes entre 2019 e 2022, através de um sistema interno de mensagens.

O processo, movido por Henry Yeh, proprietário do Modelo Y da Tesla, alega que os funcionários tiveram acesso às imagens e vídeos para seu entretenimento pessoal e humilhação das pessoas gravadas secretamente. Segundo Jack Fitzgerald, advogado de Yeh, “A Tesla precisa ser responsabilizada por essas invasões e por representar mal suas práticas relaxadas de privacidade para ele e outros proprietários da Tesla”. A montadora ainda não se pronunciou sobre o caso.
Guia do Conteúdo
Privacidade violada
De acordo com o processo, em levantamento feito pelo site Autoblog, alguns funcionários da Tesla podiam ver clientes fazendo atividades diárias íntimas e as crianças das famílias também eram expostas, o que levou Yeh a entrar com o processo em nome de outros proprietários e do público em geral. O processo pede indenização pelos danos causados aos proprietários do veículo elétrico da marca e medidas judiciais para evitar esse tipo de invasão de privacidade no futuro.
A privacidade é um direito fundamental reconhecido pela sociedade e a exposição indevida de imagens e vídeos gravados secretamente é uma violação dessa liberdade. As empresas têm a obrigação de manter a privacidade dos dados pessoais de seus clientes. Portanto, a Tesla deve ser responsabilizada por suas ações prejudiciais aos consumidores.
Os proprietários da Tesla podem estar preocupados com o uso de suas câmeras para o entretenimento ou curiosidade dos funcionários da empresa. É importante lembrar que há leis rigorosas na Califórnia que protegem os direitos à privacidade dos consumidores, estando sempre disposta a oferecer ajuda e proteção para quem se sentir lesado.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
							 
							 
							 
							