Tesla Cybertruck é realmente à prova de balas?

Na última semana, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou em uma entrevista que pelo menos um Cybertruck da marca passou por testes de resistência balística ao estilo de Al Capone. Isso veio à tona após um vídeo em que o veículo parecia ter sido atingido por tiros de uma metralhadora dos anos 1920.

Tesla Cybertruck é realmente à prova de balas?
A carroceira com as marcas de bala – Fonte/Reprodução: Divulgação.

No entanto, é importante não levar as declarações exageradas de Musk ao pé da letra. De acordo com um especialista em armas de fogo, a Tommy Gun não é a arma mais adequada para testes desse tipo, mas muitas armas modernas seriam mais eficazes.

Cybertruck da Tesla passa por testes de resistência balística ao estilo de Al Capone, mas armas modernas seriam mais eficazes!

Antes de analisarmos como o Cybertruck se saiu em testes de balística aparentemente centenários, é preciso mencionar o que aconteceu na semana passada: um membro do grupo Tesla Owners Silicon Valley no X avistou um Cybertruck rodando por uma estrada da Califórnia com dezenas de marcas de bala em sua lateral de aço inoxidável. Veja o video abaixo:

Musk respondeu ao vídeo de espionagem, como costuma fazer, dizendo que a equipe da Tesla havia disparado “um tambor inteiro de uma metralhadora Thompson” na porta do motorista.

Vale ressaltar que esvaziar um tambor inteiro de uma metralhadora Thompson não é tão fácil quanto parece, já que o tambor é conhecido por falhas de disparo, ou seja, não disparar sem puxar repetidamente o parafuso de volta quando “trava”. Nenhum dos tiros penetrou a cabine do veículo.

Especialista sugere ceticismo quanto à resistência à balas da Cybertruck da Tesla

Há muito tempo se afirma que a Cybertruck, o próximo lançamento da Tesla, é “à prova de balas”, tanto que Musk tentou demonstrar sua durabilidade durante sua estreia em 2019, mas acabou tendo uma janela quebrada.

Portanto, embora não saibamos exatamente o que aconteceu com esta Cybertruck – ou mesmo por que a equipe da Tesla usaria uma Tommy Gun em vez de uma arma mais moderna -, um especialista sugeriu ceticismo aqui.

Especialista em balística identifica arma utilizada em teste de impacto e ressalta sua obsolescência!

De acordo com Jay Jarvis, especialista em balística e análise de armas da empresa Arma Forensics com sede em Atlanta, as marcas de impacto sugerem que se trata de uma metralhadora Thompson .45 Auto. Ele observa que não há sinais de penetração, mas ressalta que a .45 Auto tem uma velocidade de saída de menos de 1.000 pés por segundo.

Jarvis afirma que teria preferido ver o teste com uma bala de calibre .223/5.56mm ou 7.62x39mm, por serem mais comuns do que a Thompson. Ele está certo; embora a Tommy Gun possa parecer uma arma divertida, está obsoleta em comparação com as armas modernas.

Jarvis afirmou que esperava que as balas de rifle de alta velocidade, especialmente as perfurantes de armadura, fossem capazes de penetrar o aço em questão.

De acordo com um site, uma bala de calibre .223 pode ter uma velocidade de saída do cano da arma de mais de três vezes a do Tommy Gun. Isso mostra a força e a capacidade de penetração dessas balas de alta velocidade, que podem ser utilizadas em situações específicas e exigem um cuidado especial no manuseio.

Teste de resistência do aço do Cybertruck a balas revela graus de penetração!

Um outro proprietário de arma de fogo mostrou em um vídeo no YouTube como as balas penetraram em um tipo de aço que ele afirmava ser semelhante ao usado no Cybertruck.

Ele levou a chapa de aço para a floresta e disparou vários tiros com diferentes armas e rifles. Uma bala de pistola de 9 milímetros apenas amassou o aço, mas um AR 15 (.223×75) deixou um buraco enorme nele.

Parece que munições mais poderosas do que 9mm, especialmente as disparadas de rifles (que têm maior velocidade e perfil mais pontiagudo), podem penetrar no aço do Cybertruck, embora em graus variados.

Tesla divulga informações sobre a resistência da carroceria e vidros do Cybertruck

Como lembrete, a carroceria do caminhão elétrico é composta por “aço inoxidável ultra resistente laminado a frio 30x”.

Segundo a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), as portas de aço típicas têm espessura de 0,7 a 1 milímetro, enquanto a chapa de metal resistente à corrosão do Cybertruck tem 3 mm de espessura.

No evento de lançamento de 2019, o designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, jogou uma bola de aço no vidro blindado do Cybertruck. Em vez de desviar a bola, o vidro quebrou de forma embaraçosa.

Dois anos depois, a Tesla patenteou um vidro blindado multicamadas que aparentemente suporta um impacto de dois joules com apenas 10% de taxa de falha. Durante a chamada de ganhos do terceiro trimestre, a Tesla afirmou que as entregas do Cybertruck começarão em 30 de novembro, com uma capacidade inicial de produção anual estimada em mais de 125.000 unidades.

Embora Musk tenha instado a plateia a temperar suas expectativas em relação ao Cybertruck e mais tarde tenha acrescentado que a empresa cavou sua própria cova com o caminhão, indicando que sua jornada de desenvolvimento e produção foi um pesadelo.

Cybertruck da Tesla: Atraindo Pessoas com Tecnologia de Defesa ou Outras Capacidades?

Apenas o tempo dirá se as pessoas serão atraídas para a Cybertruck graças à sua “tecnologia de defesa do apocalipse”, ou se suas outras capacidades serão mais convincentes em vez disso. O veículo elétrico da Tesla certamente chamou a atenção com seu design futurista e características únicas, como a capacidade de resistir a balas e golpes de martelo.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Carros da Nissan ficam mais baratos em outubro: aproveite até R$ 33,7 mil de descontos

Em outubro de 2025, a Nissan intensifica sua estratégia para clientes corporativos, oferecendo descontos significativos…

Gabriel Schmoller
Notícias Carros esportivos com descontos: aproveite e adquira o seu!

Os apaixonados por carros esportivos têm bons motivos para comemorar. Três modelos bastante desejados estão…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha do Honda ZR-V 2026 chega ao Brasil com surpresas discretas

Honda ZR-V 2026 chega ao Brasil com leves mudanças no visual, melhorias internas e o…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross ou Fiat Pulse Audace Hybrid? Veja qual híbrido é melhor

A disputa entre Toyota Yaris Cross e Fiat Pulse Audace Hybrid T200 AT promete movimentar…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Pulse Audace Híbrido: Desconto Imperdível de R$ 16,6 mil para CNPJ

A Fiat preparou uma oferta atraente para o Pulse Audace híbrido neste mês de outubro…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário