A Tesla pode vender carros por lucro zero para aumentar o volume

A montadora de carros elétricos, Tesla, pretende aumentar as vendas diminuindo suas margens de lucro através de cortes de preços, segundo seu CEO Elon Musk.

Durante a teleconferência de ganhos do primeiro trimestre de 2023, ocorrida em 19 de abril, ele afirmou: “Adotamos a visão de que buscar volumes maiores e uma frota maior é a escolha certa aqui em vez de um volume menor e margem maior”.

Os investidores e analistas questionaram os contínuos cortes nos preços da empresa, que já ocorreram seis vezes neste ano. Em resposta, Musk fez uma admissão surpreendente, afirmando que a Tesla poderia tecnicamente vender seus produtos sem nenhum lucro e ainda assim obter ganhos futuros através do software autônomo. “Tesla está em uma posição estratégica única porque somos os únicos fabricantes fazendo carros que tecnicamente poderíamos vender sem lucro agora e colher, na verdade economias tremendas no futuro através da autonomia”, afirmou.

A Tesla pode vender carros por lucro zero para aumentar o volume

Musk complementou dizendo que a empresa espera gerar lucros significativos com a autonomia dos veículos ao longo do tempo. Para alcançar esse objetivo, ele afirmou que é melhor enviar um grande número de carros com margem menor e colher essa margem no futuro, à medida que aperfeiçoam a tecnologia. Apesar dos cortes nos preços, Musk tranquilizou os investidores, afirmando que as margens da Tesla permanecem saudáveis em relação à indústria.

Tesla com lucros pressionados? Entenda agora!

No primeiro trimestre deste ano, a Tesla não alcançou as previsões de margem bruta total, e o lucro líquido caiu 24% em relação ao trimestre anterior, apesar do recorde de entregas. Musk afirmou que a produção global da Tesla deve chegar entre 1,8 milhão e 2 milhões este ano, em comparação com 1,4 milhão em 2022. Embora os cortes nos preços possam ser positivos para aumentar o volume de vendas, alguns analistas alertam que podem prejudicar a imagem da marca ao longo do tempo.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário